terça-feira, 7 de abril de 2009

Senado discute hoje situação financeira das prefeituras

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande d Norte (Femurn), Benes Leocádio, participa nesta terça-feira da audiência pública convocada pela Comissão de Assuntos Econômica do Senado para discutir a crise enfrentada pelas prefeituras brasileiras. A audiência começa às 11 horas, na Sala de Reuniões nº 19 da Ala Alexandre Costa, com transmissão da TV Senado.

Os prefeitos estão preocupados com o agravamento da crise econômica que já reduziu em 15% os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) realizados no primeiro trimestre deste ano pelo Tesouro Nacional e com as projeções feitas para os próximos trimestres. Segundo previsão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as prefeituras perderão R$ 8,1 bilhões este ano.

Hoje, ao participar da solenidade de inauguração de uma usina de biodiesel em Montes Claros, Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que a situação é difícil, mas deu uma esperança aos prefeitos ao dizer que o governo federal está em busca de medidas para atenuar o problema.

“Todos vamos ter de apertar o cinto, mas ninguém vai morrer na seca, como aconteceu no passado”, afirmou o presidente diante de uma plateia formada de trabalhadores, empresários e prefeitos.

“Eu estava viajando e pedi ao vice-presidente José Alencar que fizesse uma reunião com os prefeitos e com os ministros. Esta semana, vamos ter uma [nova] reunião com a minha presença” para discutir o assunto, prometeu Lula. O presidente acha que o segundo trimestre deste anoserá melhor que o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário