quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mobilização: CNM convoca gestores para discutir a crise econômica

Os Municípios e a Crise Econômica. Este é o nome da Mobilização Municipalista marcada para o dia 7 de abril, a partir das 9 horas, no auditório Pretônio Portela, no Senado Federal em Brasília. Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro terá como porta-voz o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, que ressalta a importância da participação de todos os gestores da administração pública municipal. O objetivo é expor o impacto das decisões do governo nos municípios do País.

As dívidas com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a crise econômica que levou a cortes no orçamento das prefeituras, paralisação de obras e até demissões serão alguns dos temas abordados na Mobilização. A discussão terá como base os dados da CNM que apontam quedas alarmantes em um dos principais recursos dos municípios, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A decisão de unir-se e mais uma vez reivindicar ações que tirem do sufoco algumas prefeituras foi tomada pela CNM e pelos prefeitos, secretários e vereadores, que no dia 11 de março participaram da Mobilização Municipalista sobre Previdência. Neste dia, Ziulkoski e os gestores presentes entregaram aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, José Sarney e Michel Temer, e ao ministro de Relações Institucionais Jose Múcio Monteiro Filho – para ser encaminhado ao presidente Lula - o Manifesto sobre o Impacto da Previdência nos Municípios Brasileiros.

Além dos debates, o presidente Paulo Ziulkoski pretende analisar as medidas adotadas pelo Governo Federal a respeito das reivindicações municipais apresentadas. “A construção de uma nova realidade, com menos desigualdade nas relações federativas, depende da participação dos gestores municipais. Nesta luta, somos incansáveis”, declara Ziulkoski.
Nova mobilizaçãoNo dia 6 de maio, uma terceira mobilização organizada pela CNM também está programada para acontecer no Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário