segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reforma do hospital, protesto, demissões e ambulância são temas debatidos durante sessão do legislativo umarizalense











Sem mais matérias para ordem do dia, os vereadores deram início as suas especificações pessoais na sessão dessa última quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Umarizal.

Hospital reformado

O vereador Érico Onofre (PMDB) trouxe a notícia de que o hospital Maternidade Dr. Érico Onofre será reformado e se tornará um modelo de referência para toda região. De acordo com o vereador o recurso para obra é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

“Através desse projeto de arquitetura o hospital passará ser modelo com relação às mais rigorosas exigências e normas técnicas da saúde nacional. Inclusive com padrões mundiais de acessibilidade para deficiente físico em todos os cômodos. Banheiros, centro cirúrgico modernizado, piso trocado, pintura, dentre várias outras técnicas que os engenheiros e os arquitetos elaboraram”, contou Érico.

“Umarizal vai ter um hospital modelo e que nenhuma cidade da região vai ter. O dinheiro já está na conta pra ser liberado”, completou.

Protesto

O vereador Zé Moura (PSDB) criticou a atuação dos políticos que foram votados em Umarizal e não corresponderam aos anseios do município. “João Maio, Henrique, Betinho Rosado, Fabio Farias, Getulio Rego, José Dias, Leonardo foram todos muito fracos para nossa cidade que está abandonada”. Destacou em sua fala.

Há exemplo do que vem acontecendo em todo o país onde manifestações populares cobram dos governos melhorias em diversas áreas que atendem a população, o vereador Zé Moura convocou os umarizalenses para saírem às ruas e protestar. “Vamos pra frente da Prefeitura, do Posto de Saúde e da APAMI até que a saúde de Umarizal venha atender bem a população, pois no momento tá um descaso total”, completou.

Ambulância até o final do ano

O vereador Paulo Marcio (PSD) disse que até o final do ano o município de Umarizal contará com uma ambulância “Semi UTI”, segundo foi lhe repassado pelo prefeito Mano Onofre. “[Em reunião com os vereadores da base governista], ele nos deu essa garantia. Que iria trazer uma ambulância Semi UTI dessas do tipo do SAMU” disse. “Esperamos que essa ambulância chegue com urgência porque Umarizal realmente está precisando”, completou.

Conquistas

O vereador Armando Araújo (PSB) relatou os resultados das viagens que o prefeito Mano Onofre vem realizando à Brasília em busca de ações e investimentos para Umarizal. Duas foram realizadas desde o início do seu mandato.

“Mano trouxe de lá a confirmação daquilo que nós discutimos nessa casa, sobre o projeto de aquicultura que só vem a beneficiar nosso município. Um projeto de mais de um milhão de reais. Vamos receber uma retroescavadeira de grande porte que vai fazer açude para todos os agricultores. Vamos ficar com uma frota de maquinário realmente vantajosa e que vai servir muito ao município de Umarizal. Uma retroescavadeira pequena, uma de grande porte, uma motoniveladora, um trator de esteira, mais um caminhão pipa, mais uma caçamba. Tudo isso graças ao interesse do prefeito de ir buscar e correr atrás” disse Armando.

Demissões

A vereadora Neide (PSD) relatou o difícil momento que o município vem passando por conta das demissões que tiveram de ser feitas. Neide destacou o compromisso do prefeito de recontratar a todos assim que a situação financeira do município volte a ficar instável. “Se Deus quiser isso vai solucionando. Ele tá fazendo uma coisa que não quer fazer, mas assim que as coisas melhorarem ele irá organizar tudo isso”, disse.

União pela Saúde

O vereador Bazoca mostrou satisfação com a notícia repassada pelo vereador Érico Onofre informando que o Hospital será reformado. Porém ele destacou que, aliado a isso a direção da APAMI e a Prefeitura chegassem a um consenso para que a saúde do município venha a funcionar adequadamente. “O Posto de Saúde está lotado de pacientes e precisa que o hospital venha a funcionar”.

Bazoca também trouxe a plenária a cobrança dos funcionários do Hospital que segundo ele estão a 10 meses sem receber. “Queria ver que isso fosse resolvido o quanto antes, porque um mês sem receber já é ruim, imagine dez”, completou.

Hospital

O vereador Robério mostrou preocupação com relação aos profissionais que irão atender a população de Umarizal após a reforma do hospital está concluída. Ele falou que o investimento é importante “Mas é necessário termos pessoas capacitadas para promover esse atendimento”

Assessoria CMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário