sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tudo sobre o Twitter: passo a passo ensina a usar melhor esse hit da internet

Do que são capazes 140 caracteres? É pouco texto, mas o suficiente para transmitir, além de toda sorte de piadinhas e futilidades, mensagens ágeis e importantes – no terremoto do Haiti, nas eleições do Irã, ou na falta de energia elétrica no Brasil, mesmo a partir de telefones celulares. O Twitter, serviço de microblog que virou hit no ano passado, amadureceu e já ganhou a confiança de muitas cabeças pensantes na internet brasileira – tanto que nós, brasileiros, já somos a segunda maior população entre os que usam o serviço (com 8,59% de participação, estamos atrás apenas dos americanos, presença maciça de 50,88% dos tuiteiros). Em junho do ano passado éramos apenas 2% dos usuários da rede social. Mesmo assim, ainda há muitos que resistem à ferramenta.
E o pior é que as justificativas são efetivas: a verdade é que o Twitter não é tão intuitivo assim. Na prática, o microblog pode funcionar como MSN Messenger (quando você conversa com seus amigos, se todos estiverem on-line, as respostas são rápidas), o Orkut (quando é possível rastrear as conversas com o nobre objetivo da fofoca na rede social), o Blogger (quando as suas ideias são expostas para o mundo, sem edição ou censura), mas o conceito de interação é radicalmente diferente dessas ferramentas já enraizadas nos hábitos digitais de muita gente. Por isso, trazemos nesta edição do Informátic@, um guia que resolve todas as dúvidas essenciais de quem vai se arriscar nos seus primeiros tuíts.
Em ano eleitoral no Brasil, a ferramenta desponta como arma poderosa para cada um dizer o que pensa, defendendo ideias e candidatos – vale lembrar que grande parte do boom em torno do Twitter se deve ao uso estratégico das tuitadas na campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos. É claro que a transposição de estratégias não faz sentido, já que, essencialmente, o Twitter está em constante transformação. Mas agora, mais que nunca, saber do que se trata e conhecer bem a ferramenta é fundamental para se manter bem informado.
Confira abaixo um guia para usar o Twitter
Como tuitar usando o celular? Como incrementar seus tuíts com fotos e vídeos? Como usar hashtags? O que significa o @? O que são TTs e DMs? Este guia traz tudo o que você precisa saber para perder o medo e começar a tuitar
PARA INTERAGIR
Esta é a página inicial do Twitter, sua Home. Conheça os principais elementos de interação e saiba como tirar o melhor proveito de cada um Clique aqui para ampliar
1- ENCONTRAR PESSOAS A partir daqui, é possível encontrar pessoas ou instituições para seguir.
2 - CONFIGURAÇÕES Em Settings, é possível alterar seu nome de usuário, de exibição, um endereço de site pessoal, uma breve biografia, sua localidade e até mesmo proteger seus tuíts (se preferir essa opção, cada novo seguidor dependerá de sua aprovação e as mensagens ficam bloqueadas para os demais). Também é aqui o espaço para trocar a senha, o seu avatar, as cores e a imagem de fundo de sua página.
3 - FOLLOWERS E FOLLOWING No Twitter, seus contatos são classificados entre as pessoas que o seguem (seus Followers) e pessoas que você segue (na sua lista Following). O que você escrever vai parar na Home dos seus seguidores. E o que as pessoas que você segue escreverem vai parar na sua Home.
4 - LISTAS Para organizar contatos, o Twitter permite a criação de listas. Clicando aqui, aparecem as listas em que você está, criadas por seus seguidores.
5 - CAIXA DE TEXTO Aqui é o espaço para escrever as mensagens. Repare que existe uma contagem regressiva de caracteres (que não podem passar de 140). Clicando em Update, seu tuít será publicado.
6 - PERFIL Clicando aqui você vai ver sua página pessoal, como ela aparece para quem visita seu endereço www.twitter.com/seunome, com todos os seus tuíts.
7 - AJUDA Dúvidas ou problemas? O Twitter o ajuda aqui (somente em inglês, espanhol, italiano e alemão).
8 - SAIR É importante clicar aqui toda vez que for parar de usar o Twitter, especialmente em computadores públicos, para evitar que sua conta seja usada por outros.
9 - MENSAGENS DIRETAS Quer dizer algo para alguém, mas não quer que os outros fiquem sabendo? Mande uma Direct Message (DM) por aqui.
10 - @ Toda vez que fizer menção ao nome de usuário de alguém precedido por @, em algum tuít, a mensagem será encaminhada para a pessoa citada. Para ver as vezes que você foi mencionado, é só clicar aqui.
11 - RESPONDER Clicar nesta setinha abre caminho para responder ao tuít de alguém. Repare que a mensagem já vai começar automaticamente com o @ e o nome do usuário para quem você deseja encaminhara a resposta. Se o @... inicia a mensagem, só as pessoas que seguem tanto você quanto a pessoa citada terão acesso direto ao conteúdo. Lembrando que se seus tuíts forem públicos, toda vez que alguém acessar o seu perfil poderá ver tudo que você escreveu.
12 - RETUITAR Este botão permite repassar, aos seguidores, alguma mensagem que você julgar interessante. O Twitter permite fazer isso automaticamente, mas essa opção exclui a possibilidade de você adicionar algum comentário particular (que é sempre mais divertido). Por isso, a melhor maneira de retuitar alguém é à moda antiga: copiando o que a pessoa escreveu e dando os devidos créditos, colocando, na frente um RT: @onomedapessoa e a mensagem dela.
Por Frederico Bottrel, do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário