quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pane em rede de transmissão da Chesf deixou Umarizal e mais 145 cidades do RN sem energia

No início da tarde desta quarta-feira (10), Umarizal e mais 145 cidades do Rio Grande do Norte tiveram o fornecimento de energia suspenso de forma parcial.
A variação de fluxo adicional, termo técnico que implica uma sobrecarga na rede, foi apontada pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf – como causa principal do desligamento das linhas de transmissão de energia que interligam as Regiões Norte, Nordeste e Sudeste.
Por meio da assessoria de comunicação da empresa, a suspensão no fornecimento de energia foi identificada às 13h52, horário do RN, e solucionada às 14h32. Toda a região Nordeste foi atingida de forma parcial.
A oferta de energia foi interrompida pelo Esquema de Alívio de Carga, sistema acionado automaticamente para proteger a rede de sobrecargas, segundo a Chesf.
A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) declarou que 597 mil pessoas foram atingidas pela interrupção no estado, o equivalente a 55% do total de clientes da empresa.
Por meio da assessoria de comunicação, foi informado ao Nominuto.com que a queda da energia foi uma defesa do sistema Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia.
Foi informado ainda que quando há problemas na rede, ocorre a restrição das cargas e a normalização acontece de forma gradativa. Além da região Nordeste, Pará e Tocantins foram atingidos pela falta de energia.Em Natal, de acordo com a Cosern, o problema não foi identificado em nenhuma região da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário