sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

STF nega pedido de defesa e mantém Arruda preso



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido de habeas corpus assinado pelo advogado Nélio Machado e manteve a prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), informa a GloboNews. Marco Aurélio não aceitou o argumento do advogado de que o governador teve o direito de defesa cerceado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que decretou ontem (11) a prisão preventiva de Arruda. O governador está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e contava com uma decisão favorável do ministro para voltar à liberdade.
O Superior Tribunal de Justiça tinha decreta a prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, pela tentativa de suborno do jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do escândalo do mensalão que envolve o governo, os partidos e os deputados da sua base de sustentação. As informações são da revista Época.
Além de Arruda, foi decretada a prisão de outros quatro envolvidos: o ex-deputado Geraldo Naves; o ex-secretário de Comunicação Welligton Morais, o diretor de Operações da Centrais Elétricas de Brasília, Haroaldo Brasil de Carvalo, e o sobrinho e secretário particular de Arruda, Rodrigo Arantes. Antonio Bento, preso em flagrante após entregar uma sacola com R$ 200 mil a Sombra, já está preso. Além de Bento, os demais envolvidos também chegaram a fazer propostas a Sombra.

Ao decretar a prisão, o ministro Fernando Gonçalves, relator do inquérito da Operação Caixa de Pandora, acatou pedido da subprocuradora Geral da República Raquel Dodge. A Corte Especial do STJ acaba de ser convocada pelo presidente do Tribunal, ministro César Asfor, para referendar a decisão de Fernando Gonçalves. A sessão deverá se iniciar nos próximos momentos.
Já há algumas semanas, o Congresso em Foco alertava que Arruda não vinha conseguindo ter o controle da situação.
Depois do flagrante de suborno, o caso ganhou contornos ainda mais graves depois que se soube que Arruda tentara grampear deputados distritais de oposição, como noticiou o Congresso em Foco com exclusividade.Neste momento, os ministros do STJ estão reunidos para referendar o posicionamento do relator do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário