segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Temer vence na Camara e Sarney no Senado

Com a dupla vitória desta segunda-feira (02), de José Sarney (AP) no Senado e Michel Temer (SP) na Câmara, o PMDB volta a ocupar a Presidência das duas casas. Temer obteve 304 votos, contra 129 de Ciro Nogueira (PP-PI) e 76 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP).Assim, o partido, além de controlar a pauta das votações no Parlamento, também fica com o segundo e o terceiro postos na linha de sucessão do presidente da República, depois do vice-presidente José Alencar.É a primeira vez que, na eleição para a presidência das Casas, um mesmo partido ocupa os dois postos desde que Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) conquistou a Presidência da Câmara dos Deputados e Mauro Benevides (PMDB-CE) a do Senado, em 1991, para o biênio encerrado em 1993. O partido, que tem as maiores bancadas nas duas Casas (20 dos 81 senadores e 96 dos 513 deputados), contudo, permanece o que sempre foi, desde o fim do regime militar: mais uma federação de interesses do que um partido político nacional. Interesses regionais fazem com que o partido seja, em alguns Estados, aliado do governo e, em outros, representante da oposição.Apesar de congregar interesses regionais diversos, o PMDB tem feito valer, no Congresso, as maiorias de que dispõe. Frequentemente capaz de pôr parte de sua bancada na base de sustentação dos diferentes governos que assumiram o Executivo, desde 1985, o partido tem feito pelo menos uma das presidências da Casa.Temer vence sua terceira disputa pela presidênciaTemer, 68, foi eleito pela terceira vez presidente da Câmara dos Deputados. Ele já presidiu a Casa duas vezes (1997-1998 e 1999-2000). Para se eleger novamente, Temer contou com o apoio de um bloco de 15 partidos (PMDB, PSDB, PT, DEM, PR, PDT, PTB, PV, PPS, PSC, PHS, PT do B, PTC, PRB e PRTB).
Quem é José Sarney
Senador José Sarney de Araújo Costa, 78, assume a presidência do Senado pela terceira vez. Senador ininterruptamente desde 1991, foi também presidente da República entre 1985 e 1990 (foto)
Sarney é escritor e membro da Academia Brasileira de Letras.
Sarney é eleito presidente do Senado com 49 votos
O resultado confirma o favoritismo da campanha tardia de Sarney, oficializada pelo partido há menos de uma semana da votação. Com o apoio de última hora do PSDB a Viana, chegou-se a apostar em uma disputa equilibrada, o que não ocorreu. Sarney venceu com folga. Como bandeira para o seu mandato, ele ainda falou de duas promessas do início do governo Lula: as reformas política e tributária. Ambas tramitam na Câmara atualmente. A tributária já foi aprovada na Comissão feita para avaliá-la e espera votação no Plenário. Para a reforma política, ainda será necessário criar uma Comissão.Ele também defende a mudança no Orçamento da União. Atualmente ele é autorizativo. Temer quer que ele se torne impositivo. Isso traria a obrigatoriedade da execução do orçamento aprovado pelo Congresso.

Um comentário:

  1. PEnsas em chegar, onde esses Dois homens chegaram.Que pena amigo é IMPOSSIVEL.................

    ResponderExcluir