sexta-feira, 5 de março de 2010

Vacinação contra gripe A começa na segunda

A Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) inicia, na próxima segunda-feira (8), a campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com dados da Secretaria, cerca de 1,2 milhão de pessoas serão imunizadas contra a doença, ao final das cinco etapas que compõe o calendário de imunização.
Segundo a subcoordenadora da vigilância epidemiológica da Sesap, Juliana Araújo, o principal objetivo da estratégia de imunização é reduzir os casos de morte provocados pelo vírus da Gripe A. "A finalidade é evitar as complicações que podem levar ao óbito", disse em entrevista coletiva na manhã de hoje (5). “A vacinação vai diminuir o impacto que seria causado pela segunda onda da doença”, completou.
Ela informou também que a divisão da campanha em etapas é uma forma de aperfeiçoar o resultado da imunização, ao mesmo tempo em que se tem a possibilidade de driblar o problema de oferta das doses da vacina. “Até agora recebemos apenas o contingente necessário para vacinar as pessoas que pertencem à primeira etapa do programa, entretanto, ao imunizar este grupo, a secretaria já estará garantindo que o atendimento à população não estará comprometido”, explicou.

Primeira etapa da campanha pretende imunizar aproximadamente 39 mil trabalhadores.A primeira etapa da campanha, que segue até o dia 19 de março, pretende imunizar aproximadamente 39 mil trabalhadores que atuam na área de saúde e estão envolvidos diretamente com o combate da gripe A.
Após este primeiro momento, a segunda fase, que acontece entre os dias 22 de março e Dois de abril, vai priorizar as gestantes e as crianças com idade de 6 meses até 2 anos. Na terceira etapa será a vez da população saudável com idade entre 20 e 29 procurar as unidades de saúde, entre os dias cinco e 23 de abril, para receber a dose da vacina.

Campanha também pretende imunizar os idosos e os portadores de doenças crônicas.A penúltima fase, que ocorre entre 24 de abril e sete de maio vai coincidir com o período de vacinação contra o vírus regular da Influenza, e pretende imunizar os idosos e os portadores de doenças crônicas.
Por último, entre o dia 10 e 21 de maio, cerca de 400 mil doses do remédio vão imunizar a população saudável com idade entre 30 e 39 anos.De acordo com dados da integrante da equipe do programa de imunização do Ministério da Saúde, Antônia Teixeira, 91 milhões de pessoas vão ser imunizadas em todo o país. Ela informou que a campanha de vacinação contra o H1N1 vai superar os números da campanha da rubéola e, com isso, se tornar a maior estratégia de imunização já ocorrida no Brasil.

Antônia Teixeira: 91 milhões de pessoas vão ser imunizadas em todo o país. A fórmula da vacina não apresenta nenhum tipo de contra-indicação. Mas, como medida de segurança, a Sesap vai manter uma equipe a postos para atender no caso de alguém apresentar efeito colateral. Para receber a dose da vacina, as pessoas deverão procurar as unidades de saúde durante o período especificado para cada grupo, portando a carteira de identidade.
Óbitos no Rio Grande do Norte
Sobre o fato de o Rio Grande do Norte apresentar o maior índice de mortes pela Influenza A no Nordeste, Juliana Araújo comentou: “Apesar dos resultados apontarem que o Estado está acima das outras localidades do Nordeste, a nossa taxa de mortalidade, que figura atualmente entre 0,5 e 0,6 óbitos a cada 100 mil habitante, é considerada padrão”.
A subcoordenadora disse também que o estudo dos casos de óbito, realizado pela secretaria, aponta que cerca de 98% das pessoas que morreram por causa da doença estavam presentes em algum grupo de risco. “Apenas duas das 19 vítimas não tinha histórico de doença crônica. O restante das vítimas apresentava quadros de diabetes, obesidade, e hipertensão, além das gestantes.”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário