sexta-feira, 22 de maio de 2009

NOTICIAS DO DEPUTADO BETINHO ROSADO

NOTÍCIAS DO DEPUTADO BETINHO ROSADO – 22/05/2008

01) Após apresentar Projeto de Lei na Câmara dos Deputados propondo a inclusão de uma mensagem sonora na urna eletrônica, indicando o cargo a ser votado pelo eleitor, o deputado federal Betinho Rosado (DEM/RN) tem dado entrevistas explicando detalhes de sua proposta. Na próxima semana o Deputado será entrevistado no Programa Palavra Aberta, da TV Câmara. Betinho propõe uma pequena alteração no sistema eleitoral, fazendo com que o eleitor escute uma mensagem sonora antes de cada voto, informando para que cargo se destina aquele voto. No caso das eleições municipais de 2012 o eleitor, ao chegar à urna, receberá a mensagem: “Vote para Vereador”. O eleitor digitará o número do seu vereador e confirmará o voto. Na sequência, aparecerá outra mensagem sonora: “Vote para Prefeito”. O eleitor digitará o número do prefeito e após aparecer a fotografia do escolhido, o eleitor confirmará o voto de prefeito. No caso das próximas eleições, a de 2010, a mensagem sonora antecederá o voto para deputado federal, deputado estadual, governador, senador e presidente.

02) O deputado federal Betinho Rosado (DEM/RN) participou como palestrante nesta quinta-feira, dia 21, do X Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável. Betinho representou a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, abordando o tema ‘Cenário, Projeções, Riscos e Estratégias do Setor Energético Brasileiro’. Em sua explanação, o Deputado Potiguar mostrou um cenário pouco afetado pela crise financeira que tomou conta dos mercados mundiais. Disse que a Petrobrás planeja investir, até 2013, 174 bilhões de dólares, sendo 104 bilhões na área de exploração e produção. Em relação ao setor elétrico, Betinho também mostrou que está havendo aumento de investimentos, apesar de diminuição na expectativa de demanda. “Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a demanda em 2009 no País deve crescer apenas 1,2% em relação ao ano de 2008. A previsão anterior era de um crescimento de 4,8%. Apesar disso, o BNDES deve desembolsar R$ 13 bilhões para o setor elétrico, um aumento de mais de 50% em relação ao valor de 2008”, descreveu o Deputado.

Betinho abordou ainda a situação no setor sucroenergético, que apesar dos investimentos obtidos, tem se mostrado completamente desestruturado. A falta de planejamento fez com que houvesse uma oferta maior que a demanda de álcool. A consequência disso é uma queda nos preços, o que tem gerado dificuldades no pagamento das dívidas contraídas, disse o Deputado. Com relação ao biodiesel, Betinho mostrou que a crise não tem causado maiores impactos no setor, haja vista que o biodiesel conta com um mercado cativo e a capacidade instalada de produção é mais do que suficiente para atender a demanda. Registrou, ainda, a recente decisão do Conselho Nacional de Política Energética de, a partir de julho, estabelecer em quatro por cento, em volume, o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel.

Sergio Levy P. Silva - Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário