quinta-feira, 28 de maio de 2009

AUDIENCIA DA UERN COM O PREFEITO E VEREADORES



No dia 26 de Maio de 2009, aconteceu uma audiência entre vários professores e técnicos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, com o Prefeito Municipal Rogério Fonseca.
A principal pauta discutida na reunião foi sobre a falta de segurança que assola toda a região oeste, tendo em vista que os Professores que dão aula no Núcleo Avançado de Educação Superior de Umarizal – NAESU foram assaltados por duas vezes, no percurso que fazem toda a noite entre a cidade de Pau dos Ferros e Umarizal.
E na ultima investida dos bandidos eles agrediram fisicamente os professores que viajam sempre numa sprinter de uso exclusivo da citada Universidade.
As aulas do Núcleo reiniciaram no inicio desse mês, e foi justamente na primeira semana de aula que os professores passaram pelo constrangimento e o sufoco de terem bens matérias afanados por maus elementos.Por consequência desse fato os professores suspenderam as aulas até que a Universidade tomasse uma providência que garantisse a segurança dos mesmos.
Como a Prefeitura de Umarizal tem um convênio assinado com a UERN para manter a continuidade das aulas, e havia uma preocupação do Prefeito em retomar as aulas, foi que as partes interessadas se reuniram e chegaram a um consenso de que as aulas têm que continuar e que os professores devem ter zelado sua segurança.Então será acrescido um termo aditivo ao convênio que estabelece novas medidas a serem tomadas tanto pela UERN como pela Prefeitura Municipal.
Ficou acertado o seguinte, será alugada uma casa, onde os professores a partir do dia 01 de junho, começam a ficar hospedados, e tudo que seja necessário para garantir a boa funcionalidade da mesma, como o pagamento de água, energia, manutenção e limpeza da mesma, e as despesas ficarão dividias em partes iguais pelas instituições.
A casa que servirá de pousada para os professores é a de Seu Arino Dantas, que fica localizada na Rua Joaquim Clemente.Contudo, basta agora os alunos comemorarem a volta às aulas na próxima segunda-feira, 01 de junho.
Durante a reunião gostei muito da postura do Prefeito Rogério Fonseca, que deixou claro que mesmo com dificuldades o município tem que priorizar a educação em todas as suas esferas, como também mostrou bastante preocupação em relação a essa falta de segurança que assombra a todos.
O prefeito considerou que nesses próximos dias deverá ser posto em pratica uma operação em toda a região oeste, onde diariamente carros e policiais estarão fazendo blitz para tentar diminuir essa onda de assaltos.
O Prefeito tem mantido quase que diariamente contato com o secretário estadual de segurança, como também com a governadora Wilma de Faria, e a mesma promete rigor na operação que estar prestes a ser iniciada.
Participaram da reunião os vereadores Washington Sales e Armando Araújo, ambos preocupados em resolver essa problemática que causava preocupação entre os universitários, pois tinha surgido a especulação de que não haveria mais aulas no NAESU, e que os alunos passariam a assistir aulas no Campus em Pau dos Ferros, mas, não passou de mera especulação.
Tabem participou o Secretario Municipal da Secretaria do Turismo, Cultura e Desporto, Manoel lino Junior, e disse que ficou feliz com o resultado obtido, pois também é aluno do NAESU.Outra participação foi da Secretária Municipal da Educação, Profª Veralúcia Maia, que inclusive ficou responsável junto com a equipe técnica da secretaria da educação para começar a organizar um projeto analisando a possibilidade de serem implantados novos cursos e/ou a abertura de novas vagas para o Núcleo de Umarizal.
A coordenadora do Núcleo Graça Oliveira conduziu muito bem a reunião entre as partes, e a mesma mostrou que estar disposta a fazer muito mais do que vem fazendo para zelar por essa grande conquista que é manter cursos universitários em nossa cidade.Como tudo ficou acertado, ficamos na expectativa e na torcida que a paz volte a reinar no nosso sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário