sábado, 7 de agosto de 2010

Rio Grande do Norte Comemora 509 anos hoje

O dia do Rio Grande do Norte é comemorado em todo o estado neste sábado (7). A data represente a chegada dos portugueses ao solo potiguar no ano de 1501, apenas 16 meses após a descoberta do país, em 22 de abril de 1500.


De acordo com os historiadores, a data na qual se comemora o aniversário do estado coincide com o dia em que a Coroa Portuguesa tomou posse do Brasil. “Neste dia, Gaspar de Lemos afixou o marco da colonização portuguesa em Touros, o que representou a tomada de posse do território brasileiro”, afirma o professor de história Antônio Holanda.


Segundo ele, Gaspar de Lemos integrou a tripulação de Pedro Álvares Cabral durante a viagem que resultou no descobrimento do Brasil. Entretanto, ele se separou dos companheiros e retornou à Portugal para comunicar o rei a respeito da descoberta de novas terras.


“Em Portugal, ele foi questionado pelo rei sobre a tomada de posse do território. Como a resposta dada por Lemos foi negativa, este foi enviado de volta ao Brasil, em regime de urgência, para afixar um marco de posse”.


Em seu retorno, Gaspar de Lemos aportou no Rio Grande do Norte, ponto brasileiro mais próximo da Europa, e afixou, na praia de Touros, o Marco da colonização portuguesa. Por esse motivo, durante muitos anos o estado foi a porta de entrada dos navios portugueses

Nenhum comentário:

Postar um comentário