Na disputa município a município já é possível ver a reação do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) em alguns colégios eleitorais. Na região Oeste - área de domínio da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), onde fica Mossoró, seu principal colégio eleitoral - ele conseguiu uma virada, em Apodi, e já começa a diminuir as distâncias com relação à sua principal adversária. Mesmo assim, Rosalba ainda continua liderando na maioria das cidades pesquisadas na parceria CORREIO DA TARDE/Fiern.
A pesquisa deste mês de agosto mostra que Rosalba lidera em 24 municípios. Na pesquisa passada, ela também liderava no mesmo número de cidades. Já Iberê aparece na frente em onze municípios, dois a mais do que na pesquisa passada. Em dois, nesta pesquisa, eles empataram. Na pesquisa de julho, o empate aconteceu em três.
Um detalhe importante é que Iberê conseguiu virar o resultado em alguns municípios e diminuir a vantagem em outros. Em Apodi, onde perdia na pesquisa de julho, ele agora vence. Em Areia Branca e Baraúna, onde os prefeitos Manoel Cunha Neto (Souza-PP) e Aldivon Nascimento (PR), apoiam o candidato e passaram a trabalhar pela sua reeleição, a diferença em favor de Rosalba diminuiu entre uma pesquisa e outra.
Em julho, a pesquisa mostrou Rosalba com 69,6% das intenções de voto em Apodi, contra 26,1% das intenções de Iberê Ferreira. Agora em agosto, Iberê aparece na frente, com 33,3%, contra 23,3% de Rosalba.
Em Areia Branca, Rosalba caiu dos 87,5% de julho para 40% agora em agosto. Iberê subiu de 12,5% para 30%, de acordo com os números da Start.
Regiões
Na distribuição do eleitorado por regiões, Rosalba conseguiu ganhar em todas elas. Ela aparece na frente nas quatro mesorregiões potiguares: Leste, Agreste, Central e Oeste (definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao contrário da pesquisa passada, quando o governador Iberê conseguiu vantagem sobre a sua principal concorrente no Agreste, também nesta região Rosalba alcançou a dianteira. No comparativo das duas pesquisas, a diferença caiu nas regiões Oeste e Central Potiguar.Na região Agreste, em julho Iberê liderava com 42,8% das intenções de voto contra 34,3% de Rosalba. Agora, o quadro se inverteu com Rosalba na frente: 42,6%, contra 29,6%.
Em julho, na região Leste (onde Natal está inserida), Rosalba liderava com 34,6% das intenções de voto. Agora, ela aparece com 37,4%. Em segundo lugar em julho, Iberê tinha 24,1% e agora tem 18,5%, um pouco atrás de Carlos Eduardo que saiu de terceiro na primeira pesquisa (22%) para ficar em segundo nesta agora, com pequena vantagem sobre Iberê (18,7%).
A região Oeste continua dando a Rosalba sua maiora vitória, porém a diferença diminuiu com relação à última pesquisa. Rosalba tinha em julho 66,7% das intenções de votos dos oetanos, contra 13,2% de Iberê. Agora em agosto, a diferença é de 51,7% (queda de 15%), contra subida de 6% do atual governador do Estado.
Na região Central, a vantagem de Rosalba também diminuiu. Em julho, ela tinha 46,5% das intenções de voto. Agora em agosto, apareceu com 39%. Iberê deu um salto: foi de 27% para 34,5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário