terça-feira, 24 de agosto de 2010

Iberê Ferreira reage em municípios do Oeste


Na dis­pu­ta mu­ni­cí­pio a mu­ni­cí­pio já é pos­sí­vel ver a rea­ção do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB) em al­guns co­lé­gios elei­to­rais. Na re­gião Oeste - área de do­mí­nio da se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM), onde fica Mos­so­ró, seu prin­ci­pal co­lé­gio elei­to­ral - ele con­se­guiu uma vi­ra­da, em Apodi, e já co­me­ça a di­mi­nuir as dis­tân­cias com re­la­ção à sua prin­ci­pal ad­ver­sá­ria. Mesmo assim, Ro­sal­ba ainda con­ti­nua li­de­ran­do na maio­ria das ci­da­des pes­qui­sa­das na par­ce­ria COR­REIO DA TARDE/Fiern.


A pes­qui­sa deste mês de agos­to mos­tra que Ro­sal­ba li­de­ra em 24 mu­ni­cí­pios. Na pes­qui­sa pas­sa­da, ela tam­bém li­de­ra­va no mesmo nú­me­ro de ci­da­des. Já Iberê apa­re­ce na fren­te em onze mu­ni­cí­pios, dois a mais do que na pes­qui­sa pas­sa­da. Em dois, nesta pes­qui­sa, eles em­pa­ta­ram. Na pes­qui­sa de julho, o em­pa­te acon­te­ceu em três.


Um de­ta­lhe im­por­tan­te é que Iberê con­se­guiu virar o re­sul­ta­do em al­guns mu­ni­cí­pios e di­mi­nuir a van­ta­gem em ou­tros. Em Apodi, onde per­dia na pes­qui­sa de julho, ele agora vence. Em Areia Bran­ca e Ba­raú­na, onde os pre­fei­tos Ma­noel Cunha Neto (Souza-PP) e Al­di­von Nas­ci­men­to (PR), apoiam o can­di­da­to e pas­sa­ram a tra­ba­lhar pela sua ree­lei­ção, a di­fe­ren­ça em favor de Ro­sal­ba di­mi­nuiu entre uma pes­qui­sa e outra.


Em julho, a pes­qui­sa mos­trou Ro­sal­ba com 69,6% das in­ten­ções de voto em Apodi, con­tra 26,1% das in­ten­ções de Iberê Fer­rei­ra. Agora em agos­to, Iberê apa­re­ce na fren­te, com 33,3%, con­tra 23,3% de Ro­sal­ba.


Em Areia Bran­ca, Ro­sal­ba caiu dos 87,5% de julho para 40% agora em agos­to. Iberê subiu de 12,5% para 30%, de acor­do com os nú­me­ros da Start.


Re­giões


Na dis­tri­bui­ção do elei­to­ra­do por re­giões, Ro­sal­ba con­se­guiu ga­nhar em todas elas. Ela apa­re­ce na fren­te nas qua­tro me­sor­re­giões po­ti­gua­res: Leste, Agres­te, Cen­tral e Oeste (de­fi­ni­ção do Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca). Ao con­trá­rio da pes­qui­sa pas­sa­da, quan­do o go­ver­na­dor Iberê con­se­guiu van­ta­gem sobre a sua prin­ci­pal con­cor­ren­te no Agres­te, tam­bém nesta re­gião Ro­sal­ba al­can­çou a dian­tei­ra. No com­pa­ra­ti­vo das duas pes­qui­sas, a di­fe­ren­ça caiu nas re­giões Oeste e Cen­tral Po­ti­guar.Na re­gião Agres­te, em julho Iberê li­de­ra­va com 42,8% das in­ten­ções de voto con­tra 34,3% de Ro­sal­ba. Agora, o qua­dro se in­ver­teu com Ro­sal­ba na fren­te: 42,6%, con­tra 29,6%.


Em julho, na re­gião Leste (onde Natal está in­se­ri­da), Ro­sal­ba li­de­ra­va com 34,6% das in­ten­ções de voto. Agora, ela apa­re­ce com 37,4%. Em se­gun­do lugar em julho, Iberê tinha 24,1% e agora tem 18,5%, um pouco atrás de Car­los Eduar­do que saiu de ter­cei­ro na pri­mei­ra pes­qui­sa (22%) para ficar em se­gun­do nesta agora, com pe­que­na van­ta­gem sobre Iberê (18,7%).


A re­gião Oeste con­ti­nua dando a Ro­sal­ba sua maio­ra vi­tó­ria, porém a di­fe­ren­ça di­mi­nuiu com re­la­ção à úl­ti­ma pes­qui­sa. Ro­sal­ba tinha em julho 66,7% das in­ten­ções de votos dos oe­ta­nos, con­tra 13,2% de Iberê. Agora em agos­to, a di­fe­ren­ça é de 51,7% (queda de 15%), con­tra su­bi­da de 6% do atual go­ver­na­dor do Es­ta­do.


Na re­gião Cen­tral, a van­ta­gem de Ro­sal­ba tam­bém di­mi­nuiu. Em julho, ela tinha 46,5% das in­ten­ções de voto. Agora em agos­to, apa­re­ceu com 39%. Iberê deu um salto: foi de 27% para 34,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário