sábado, 14 de agosto de 2010

Pesquisa Ibope

A InterTV Cabugi divulgou agora há pouco a pesquisa Ibope/Fiern para Governo do Estado e Senado da República, na pergunta Estimulada. O anúncio foi dentro do programa RNTV Primeira Edição.
* A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 últimos, com margem de erro em 3% e ouvindo 812 pessoas. A sondagem ouviu eleitores nestas cidades: Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Extremoz, Nísia Floresta, Touros, Pureza, Goianinha, Montanhas, Santa Cruz, João Câmara, São Tomé, Sítio Novo, Brejinho, Boa Saúde, Monte Alegre, Nova Cruz, Senador Eloy de Souza, Macau, Afonso Bezerra, Lagoa Nova, Caicó, Currais Novos, Jardim do Seridó, Santana do Seridó, Baraúna, Apodi, Upanema, Assu, Jucurutu, São Rafael, Água Nova, São Miguel, São Francisco do Oeste, Tenente Ananias e Antônio Martins.
Veja abaixo os números para Governo e Senado respectivamente:


GOVERNO:

Rosalba Ciarlini (DEM) - 48%
Iberê Ferreira de Souza (PSB) - 20%
Carlos Eduardo (PDT) - 12%
Sandro Pimentel (PSOL) - 1% Roberto Ronconi (PTC) - 1%
Indecisos - 9%
Brancos e Nulos – 8

SENADO:

Garibaldi Filho (PMDB) - 53%
José Agripino Maia (DEM) - 47%
Wilma de Faria (PSB) - 38%
Hugo Manso (PT) - 4%


Vale a comparação já que se trata de Ibope e Ibope. Há exato um ano quando tinha sido feito uma pesquisa do Ibope, vamos ver o antes e o depois,

Para o governo:
Rosalba tinha 40% e hoje tem 48%: cresceu 8 pontos em um ano.
Iberê tinha 9% e hoje tem 20%: cresceu 11 pontos em um ano.
Carlos Eduardo tinha 13% e hoje tem 12%: em um ano, caiu um ponto.

Para o Senado:
Em agosto de 2009, Garibaldi tinha 62% e hoje aparece com 53%: queda de 9% em um ano.
José Agripino tinha 59% e hoje tem 47%: queda de 12 pontos em um ano.
Wilma de Faria tinha 39% e hoje tem 38%: caiu 1 ponto.

Fazendo uma analise friamente, sem nem uma paixão política, podemos perceber um fato importante, que em todas as pesquisas feitas nessa eleiçao por todos institutos de pesquisa o crescimento do Governador Ibere é significativo, mostrando que não temos uma definição como diz alguns analistas políticos, pois com essa ótica no final da campanha o Governador Ibere chegará perto de Rosalba porque a tendência dela é só cair ate o final, vemos isso quando colocamos cidade a cidade, em quase todas as cidades ela caiu.

Voltando ao passado podemos descrever a mesma coisa que aconteceu com o então candidato Garibaldi que chegou ao topo e durante toda a campanha caiu, e no segundo turno perdeu as eleições, e podemos perceber que essa mesma historia se repetira nessa eleição, Ibere chegará ao segundo turno e será reeleito Governador do Estado.

Nas disputas pelo Senado em todas vemos claramente que o Senador Garibaldi Filho será reeleito, e a segunda vaga contará com uma disputa acirrada entre a Senadora Vilma e Senador Jose Agripino Maia, levando em conta que Vilma é candidata de Lula e Senador Agripino é odiando por todos os lulistas possivelmente a Senadora Vilma Levará vantagens sobre isso e talvez consiga essa segunda vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário