terça-feira, 27 de julho de 2010

Pesquisa mostra avanço grandioso de Ibere

O iní­cio da cam­pa­nha po­lí­ti­ca elei­to­ral co­me­ça a dei­xar claro que, a exem­plo do que já apon­ta­ram as úl­ti­mas dis­pu­tas es­ta­duais, não se ganha elei­ção de vés­pe­ra. A pri­mei­ra ro­da­da de pes­qui­sas da par­ce­ria Fe­de­ra­ção das In­dús­trias do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte (FIERN)/ COR­REIO DA TARDE e ins­ti­tu­to Start mos­tra que um qua­dro de se­gun­do turno co­me­ça a se con­fi­gu­rar.


De acor­do com os nú­me­ros co­lhi­dos entre 16 de 18 deste mês, em 37 mu­ni­cí­pios, onde foram ou­vi­das 1.506 pes­soas, a van­ta­gem da se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni sobre o go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza co­me­ça a di­mi­nuir. Adi­fe­ren­ça, que em ou­tras pes­qui­sas che­gou a ser su­pe­rior a 30%, di­mi­nuiu após as pri­mei­ras mo­vi­men­ta­ções po­lí­ti­cas.


De acor­do com a pes­qui­sa es­ti­mu­la­da (aque­la em que o en­tre­vis­ta­dor cita o nome do can­di­da­to), 44,7% (673) dos en­tre­vis­ta­dos apon­ta­ram sua in­ten­ção de voto para o Go­ver­no do Es­ta­do em Ro­sal­ba Ciar­li­ni. Ou­tros 24,4% (368) dis­se­ram que vão votar em Iberê Fer­rei­ra. O ex-prefeito de Natal, Car­los Eduar­do Alves, tem 12,5% (188) das in­ten­ções de voto. Dos can­di­da­tos de par­ti­dos pe­que­nos, San­dro Pi­men­tel foi que o se saiu me­lhor, com 0,7% (11). Os ou­tros qua­tro can­di­da­tos foram ci­ta­dos na pes­qui­sa.


A pes­qui­sa Fiern/CT/Start mos­tra que os can­di­da­tos vão ter de cor­rer atrás de tirar votos uns dos ou­tros. É que ape­nas 8% dis­se­ram não saber res­pon­der ou não res­pon­de­ram, o que os ins­ti­tu­tos con­si­de­ram fazer parte do quantitativo de in­de­ci­sos.


A mar­gem de con­fia­bi­li­da­de da pes­qui­sa é de 95% e e a mar­gem de erro é de 2,52%, para cima ou para baixo. Os mu­ni­cí­pios foram sor­tea­dos de acor­do com suas re­giões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário