quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fichas sujas não devem atrasar resultados das eleições no RN



As eleições no Rio Grande do Norte não devem sofrer atraso por conta dos pedidos de impugnação dos candidatos ditos ficha suja. Amparados recursos e liminares, eles podem ter seus registros indeferidos apenas após as eleições, retardando a divulgação do resultado.


Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Expedito Ferreira, o estado soma três ou quatro pedidos de impugnação, sendo que “os motivos são quitáveis, como falta de quitação eleitoral, multa, não-entrega de documentos”. A afirmação foi cedida ao jornalista Diógenes Dantas durante entrevista para o Jornal 96, da 96FM.


Além disso, Expedito Ferreira declara que o TRE vai intensificar a fiscalização da propaganda irregular. Uma das razões para tanto é o maior peso que a internet terá neste processo, o que representa uma novidade em termos de fiscalização. No momento atual da campanha é permitido o uso de alto falante, aparelhagem de som, realização de comícios e propaganda online.


“Vale lembrar que estão proibidos os ‘showmícios’, com distribuição de camisetas, adesivos ou qualquer outro tipo de material pago”, Expedito Ferreira alerta. Outra das novidades para as próximas eleições é a possibilidade de voto em trânsito. Com ele, os eleitores poderão escolher seu candidato para presidente estando em qualquer capital do país. O período para a solicitação tem início hoje (15) e segue até o dia 15 de agosto.


A partir das eleições de 2012, também será implantado em Natal o voto biométrico, sistema que permite a identificação do eleitor através da impressão digital. O recadastramento dos 517.856 eleitores da capital será realizado no próximo ano.


Nas eleições deste ano, 100 mil eleitores de 11 municípios – correspondente a 5% do eleitorado potiguar – já votarão através do sistema informatizado. Em 22 de agosto, inclusive, haverá uma simulação da eleição biométrica no município de Alexandria, interior do estado, para que a mídia e a população possam se informar melhor sobre o novo processo.


Voltando às eleições deste ano, Expedito Ferreira aproveitou para anunciar que serão quase 32 mil convocados para trabalhar durante o processo eleitoral. Deste total, os mesários somam 27 mil. O restante é composto pela equipe de apoio, informática, técnicos de urnas, motoristas e policiais militares. “Também vamos oferecer um vale alimentação no valor de R$ 20 a cada mesário no dia da votação”, acrescenta Ferreira. Ele espera eleições tranquilas em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário