sábado, 26 de setembro de 2009

Vereador Washington Sales participa de Encontro em Pau dos Ferros sobre Adutora do Oeste

O Vereador Washington Sales participou em Pau dos Ferros, nesta sexta-feira acompanhado do Prefeito Rogerio Fonseca, Vice - Prefeito Mano, Vereador Eliete Bezerra, Primeiras damas Vilma e Sandra, ex- vice prefeita Suelene Fernandes, Diretora do ensino Rural Nazare Nunes do lançamento do programa de mobilizaçao pelo uso responsável da àgua da adutora, onde a governadora Wilma de Faria, ao lado do vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, fizeram o lançamento.

" Estamos trazendo para esta região a maior adutora do Estado em respeito à sua população, que não pode mais depender de carros pipa", disse a governadora Wilma de Faria. "Estamos aqui prestando contas daquela que será a redenção para a região do Alto Oeste no que diz respeito a abastecimento", frisou.

O vice-governador e secretário estadual de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, disse que "não tem sentido um empreendimento de R$ 136 milhões, que vai atender mais de 207 mil habitantes, ser executado sem a participação da população beneficiada. Por isso estamos hoje aqui, para integrar a população nesse projeto".

Alguns municípios a serem beneficiados já têm abastecimento d´água, mas são sistemas precários e que não atendem à totalidade da região. "Com a adutora, vamos garantir o abastecimento em todas as cidades da região e, o que é melhor, com água tratada", ressaltou Wilma de Faria.

O sistema adutor do Alto Oeste será o maior do Estado, com 367 quilômetros de extensão. Quando concluído, beneficiará 27 municípios e 65 comunidades rurais. O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a expectativa é que o Governo do Estado entregue a obra pronta até junho de 2010. Os investimentos são da ordem de R$ 136 milhões.

BENEFÍCIOS - Os 26 municípios beneficiados são Água Nova, Alexandria, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D Água dos Borges, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Severiano Melo.

O sistema vai atender uma população estimada em mais de 207 mil habitantes. A adutora vai utilizar as águas da Barragem de Santa Cruz, localizada no município de Apodi e com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraná, Leonides Fernandes, a obra é esperada com bastante ansiedade pela população da cidade. "Ninguém gosta de depender de carro pipa ou transportar galões de água em jumentos, ainda mais, uma água de péssima qualidade", disse.

Durante a solenidade de lançamento do programa, carretas ocupavam o Largo da Cultura transportando parte da tubulação para a obra. "Só para vocês terem idéia da magnitude dessa obra, vamos precisar de 700 carretas como essas para fazer o transporte de toda a tubulação", disse o secretário de Recursos Hídricos.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amorn), o prefeito de Luis Gomes, Carlos José Fernandes, a obra representa a redenção da região pela dependência de abastecimentos alternativos. "É uma obra de grande importância para a nossa região que em períodos de estiagem precisa ficar decretando estado de emergência. Com a adutora, isso vai acabar", frisou
O Vereador Washington sales disse que estar muito feliz por ver esse sonho sendo realizado resolvendo de vez o problema da agua nessa região da sofrida e esquecida, e disse ainda que foi aprovado dois requerimentos na Câmara Municipal de Umarizal pedindo a inclusão de mais comunidades neste projeto, e que o Secretario Ibere Ferreira de Souza sinalizou que estão estudando com muita determinação para atender a solicitação dos vereadores de umarizal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário