terça-feira, 30 de junho de 2009

Governo manterá redução de IPI para automóveis

O governo decidiu prorrogar a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, eletrodomésticos e materiais de construção. Nos caso dos automóveis, a isenção será prorrogada por mais três meses. Por sua vez, os caminhões terão isenção do imposto até 31 de dezembro.

Já os preços das geladeiras, fogões e máquinas de lavar não sofrerão influência do imposto até 31 de outubro. Por sua vez, os material de construção terão prorrogação por seis meses.

O governo ainda decidiu prorrogar a desoneração de PIS e Cofins do trigo, da farinha e do pão francês por mais 18 meses.

Máquinas e equipamentos industriais terão redução de IPI em 70 itens. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil vão criar uma linha de crédito de R$ 4 bilhões para a aquisição desses materiais.

O anúncio das medidas foi feito neste segunda-feira (29) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. As desonerações são uma forma de estimular a economia e preservar os empregos na indústria e no comércio.

A Receita Federal estima que deixará de arrecadar R$ 1,08 bilhão apenas no caso dos automóveis. O anúncio de desonerações fiscais começou a partir de dezembro do ano passado, cerca de três meses após o início da eclosão da crise financeira internacional. Naquela época, carros com até mil cilindradas foram isentos do IPI. Até então, eles pagavam

Nenhum comentário:

Postar um comentário