quinta-feira, 13 de agosto de 2009

RN ganha internet livre sem fio a partir desta sexta-feira

O sonho da cidade digital começa a se tornar realidade. A partir desta sexta-feira (14), os potiguares terão acesso livre e ilimitado à internet através do Projeto Internet de Todos, previamente denominado de GigaNatal.
A ideia consiste na instalação de torres nas principais cidades do Rio Grande do Norte com o objetivo de universalizar o acesso e democratizar a informação.O primeira torre será inaugurada nesta sexta-feira, na Praça das Flores.
Ao todo, serão seis torres espalhadas pelo RN, totalizando 18 pontos de acesso divididos Natal, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Currais Novos.
A capital será beneficiada com três torres e dez pontos de acesso, enquanto as demais uma torre e dois pontos.De acordo com Wagner Araújo, secretário do Gabinete Civil, o Projeto ainda está na fase inicial e durante os próximos dias será feito um levantamento sobre os primeiros números. Para a implantação, foi investido um total de R$ 1,4 milhão, com recursos estaduais e do Ministério da Saúde, que tem a intenção de interligar as redes dos municípios.
A princípio será oferecida internet nas escolas Winston Churchill, Atheneu, além de bibliotecas, postos de saúde, praças, avenidas e hospitais. Segundo o Gabinete Civil, a ideia é ampliar o acesso a todas as 900 escolas do RN em um prazo máximo de 18 meses. Uma preocupação era sobre o conflito entre as empresas fornecedoras de serviços de internet e o projeto. Porém, o secretário minimizou o problema. “As empresas oferecem serviços para outro público. Nós estamos concentrando esforços para o público de baixa renda. As companhias e famílias de classe média poderão utilizar o sistema, mas não vão cancelar os pacotes porque querem manter o padrão de conexão”, disse.
Wagner Araújo explicou que o programa tem como outro objetivo fornecer o serviço de internet sem fio (wi-fi) nos principais corredores turísticos, com a av. Erivan França, em Ponta Negra, e na av. Roberto Freire. Outros locais beneficiados serão Mãe Luiza e alguns trechos da zona Norte.“Como Natal agrega uma vocação para turismo seja ele de eventos, lazer ou negócios, é interessante mostrar que temos internet boa para os cidadãos e para as pessoas que chegam na cidade”, declarou o secretário.
O secretário declarou que o projeto surgiu através de uma constatação. O crescente número de pessoas que possuem laptops, netbooks ou smartfones, celulares que possuem tecnologia wi-fi e propiciam a conexão com a rede mundial de computadores.Araújo explicou que a princípio, nenhum site será bloqueado, e a informação será livre e ilimitada. “Não vamos bloquear nada porque as vezes o impedimento de acesso a uma página pode gerar as de outras que não tem alguma relação”, definiu.
As 18 antenas espalhadas pelo RN distribuem a “velocidade de conexão” para 73 antenas menores, que amplificam o sinal em até 15 km.
o Vereador Washington Sales, disse que sem sombra de duvidas um projeto dessa natureza traz o progresso do nosso estado, parabenizou o Secretario pelo grande trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário