terça-feira, 28 de maio de 2013

Vereadores de Umarizal participam de curso de capacitação em Apodi











O presidente da Câmara Municipal de Umarizal, vereador Washington Sales (PSB) participou nesta sexta, 24 e sábado, 25, de um curso de capacitação para vereadores (Processos Legislativos) em Apodi. O evento aconteceu no auditório do Campus do IFRN e foi organizado pela Associação Nacional da Gestão Pública (ANGESP), teve o apoio do mandato popular do deputado federal Betinho Rosado. Também acompanharam o presidente do legislativo umarizalense, os vereadores, Naldo de Brancar, Neide, e Zé Moura.

O curso é ministrado por Amilton de Almeida, advogado, graduado pelo Centro Sulamericano de Ensino Superior (CESUL), pós-graduando em MBA de Administração Pública e Gerência de Cidades pela Uninter, com sólida experiência com o Poder Público como assessor parlamentar, assessor jurídico e diretor-geral da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão-PR.

De acordo com Washington Sales o curso bastante proveito e importante para o mandato dos vereadores que participaram. Segundo ele a iniciativa do deputado Betinho visa “principalmente, capacitar os vereadores no funcionamento do processo legislativo para otimizar os trabalhos, fazendo-os com que sejam prestados de forma mais eficiente e completa, exercendo o seu mandato nos mais legítimos interesses da sociedade municipal”.

A representante do Campus Apodi da IFRN, Cléia Macêdo, o presidente da Câmara Municipal de Apodi, vereador João Evangelista, o deputado federal Betinho Rosado, o vice-prefeito de Apodi, Zé Maria, e o secretário executivo da ANGESP- Robenilson Ferreira fizeram a abertura do evento que contou com a presença de vereadores, prefeitos, assessores, servidores das Câmaras Municipais, advogados, etc.

Washington ainda destacou que tal iniciativa “Busca também capacitar os servidores e profissionais ligados ao Poder Legislativo, além de advogados e estudantes, sobre os caminhos e regras para a prestação de um serviço público de qualidade”, completou.

Da Assessoria CMU







terça-feira, 21 de maio de 2013

Vereadores aprovam projeto e debatem recursos hídricos do município em sessão especial












Após modificações realizadas pelo Poder Executivo e nova análise feita pelas comissões de Redação e Justiça e Finanças, Orçamento e Fiscalização, o Projeto de Lei (PL) 011/2013 – Que cria o cargo em comissão de Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – Cras - de autoria do Executivo Municipal foi votado e aprovado por unanimidade na sessão dessa terça-feira, 15, da Câmara.

“O projeto já esteve nessa casa e como as comissões achou por bem haver uma correção e por sua vez a assessoria do prefeito retirou de pauta para fazer as modificações, o projeto retornou hoje para nova avaliação das comissões e em seguida votação. Hoje sou favorável porque entendi que ele é viável para melhoria do Cras”, destacou o relator das comissões, vereador Zé Moura (PSDB) em seu parecer.

O parecer das comissões foi acompanhada pelos vereadores e o projeto foi aprovado. “O Projeto estava dentro da normalidade e com os pareceres favoráveis a aprovação do projeto nos votamos e o PL foi aprovado na plenária”, complementou o vereador Washington Sales (PSB).

Sessão Especial

Sem mais matérias para ordem do dia a sessão dessa terça-feira, foi transformada pelo presidente, Vereador Washington Sales em uma sessão especial. O objetivo foi abrir discussão e debate para requerimento apresentado pela Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos de Umarizal (OPU).

“E como nosso papel é trazer a sociedade pra cá e buscar em conjunto com todos os seguimentos dessa sociedade o melhor para nosso município, ao lermos o requerimento, nos entendemos que nada mais justo que tornar a sessão especial para fazermos essa discussão”, destacou Washington.

O requerimento da ordem - lida pelo presidente na sessão - solicitava o apoio e atenção do legislativo, poder executivo e sociedade civil para elaboração de melhores políticas públicas para preservação do Rio Umari. “Reconhecemos que muito tem sido feito pela preservação, porém a gestão das águas tem tido pouca evolução. Estes fatores necessitam não apenas de campanhas de conscientização, mas a ampliação de normas e legalidades para se fazer cumprir o dever de todos”, destaca o requerimento da ordem.

Ainda através do requerimento apresentado, a ordem pediu a atenção do legislativo municipal para gestão dos recursos hídricos do Açude do Rodeador “importante reservatório de água do município”; Acompanhamento à preservação e recuperação da matar ciliar do Rio Umari; Apoio as comunidades e proprietários rurais na conservação e manutenção das barragens sucessivas construídas ao longo do Rio Umari em Umarizal; Fiscalização junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró sobre o uso racional e necessário das águas subterrâneas da sub-bacia do Rio Umari em período de estiagem prolongada; entre outros pontos.

Além dos vereadores presentes, participaram das discussões durante a sessão especial, o Presidente da OPU, Jonildo Pessoa, o coordenador da Diaconia, Leonardo Freitas, além de pastores e líderes evangélicas de congregações de Umarizal e outros municípios.

“Para a Ordem esse requerimento significa a preservação e mais do que isso significa o cumprir da missão dada por Deus, quando em Gênesis há a criação e depois de tudo realizado, contemplando o feito Ele viu que era bom. E por entender que tal cuidado é necessário a partir de cada um de nós como filhos desse Deus que servirmos, partimos desse pressuposto de preservar”, destacou Jonildo, presidente da OPU.

O coordenador da Diaconia, Leonardo Freitas enalteceu a importância da preservação da bacia do Rio Umari. “Estamos falando de um manancial cujo volume de água dele depende várias famílias agricultoras desse município”, Frisou.

Os vereadores participaram dos debates e prometeram dá atenção especial as questões hídricas do município, atendendo ao pleito dos pastores.











Da Assessoria de Comunicação da PMU

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Feliz Dias da Mães



Queria neste especial parabenizar todas as mães deste Brasil, e em especial a minha Maria José Sales, se fosse traduzir em palavras o quanto você é especial precisaria de décadas para concluir, mais queria resumir em poucas palavras dizendo o quanto você é especial e te amo muito, você é a melhor mãe do mundo.
E pra que as outras mães não fiquem com ciúmes queria aqui parabenizar todas as mães da minha querida Umarizal, Feliz dias das mães, vocês merecem serem homenageadas todos os dias das nossas vidas
 Um abraço Vereador Washington Sales  

Presidente Washington Sales Prestigia Umarizal Fest dez anos



















Presidente da Câmara de vereadores de Umarizal prestigia o Umarizal fest dez anos, Washington conversou com os foliões no corredor da folia e nos camarotes do Umarizal Fest, o mesmo teve encontro rápido com o prefeito Ciro Bezerra do Itaú.

fonte: raniere gomes

TV Digital: Câmaras do RN querem integrar a rede

O Vereador Presidente Washington Sales participou nesta sexta-feira pela manha na Assembleia Legislativa em Natal-RN do Workshop sobre TV´s Legislativas Municipais.
Cerca de 30 legislativos municipais do Estado tem interesse em integrar a rede de TV digital. Eles estavam representados no workshop sobre as TVs Legislativas, promovido na manhã desta sexta-feira (10) no plenarinho da Assembleia Legislativa, evento aberto oficialmente pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Motta e que contou, entre outras, com a presença da jornalista Sueli Navarro, presidente do Comitê de TV Digital da Câmara Federal.
Sueli Navarro preside o comitê desde 2006 e traçou um panorama das TVs Legislativas no Brasil. A Rede já está em operação em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. Até o meio do ano, devem ser inauguradas as transmissões em Cuiabá, Goiânia, Palmas e Vitória. “Vai ser um passo importante. Nós vamos entrar na casa de todo cidadão brasileiro sem ele ter de pagar por isso. As pessoas vão ter opção de assistir ou não a esse conteúdo e isso é um grande avanço, inclusive porque essa imagem vai chegar em excelente qualidade”.

A diretora do Comitê mostrou como é o passo a passo para a requisição e os desdobramentos burocráticos e técnicos para a instalação de uma TV Legislativa. Ricardo Motta colocou à disposição dos legislativos municipais que tem interesse em adquirir o seu canal, a equipe da TV Assembleia e da Fundação Djalma Marinho, entidade mantenedora da TV, para suporte técnico e jurídico.
“Esperamos que em breve vocês estejam transmitindo suas sessões e o trabalho em tempo real para os seus municípios, da mesma forma que nós, deputados, estamos chegando em todo o Estado. Esse é um dos mais importantes instrumentos da cidadania, pois a sociedade fiscaliza o nosso trabalho”, disse.

Alcance
Recentemente a Câmara assinou acordo de parceria com o Senado para a instalação da Rede Legislativa em todas as capitais brasileiras. Cada Casa ficou responsável pela implantação em 13 capitais. No interior de São Paulo, Barretos, Jaú, Tupã e Ribeirão Preto já estão operando em caráter experimental. Serão licitados ainda no primeiro semestre de 2013 os sistemas de TV Digital para Recife, Natal, Salvador e Rio Branco. Ainda este ano serão inauguradas as operações em mais 36 cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais.

Programação
            Durante o work shop, o diretor da TV Assembleia, jornalista Maurício Pandolphi, apresentou um painel sobre Princípios e Objetivos de uma Televisão Legislativa Municipal. Ele destacou que no caso de alguns municípios terem dificuldades financeiras para implantar o projeto, podem viabilizá-lo através de consórcios incluindo de três a quatro cidades. O gerente técnico da TV Assembleia, Paulo Bezerra, falou sobre os Fundamentos Básicos e Custos de Implantação da TV Digital nas Câmaras Municipais. 
 
fonte : tv assembleia

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Câmara Municipal concederá Títulos de Cidadão Umarizalense ainda este ano










A Câmara dos Vereadores de Umarizal irá premiar com o Título de Cidadão Umarizalense, uma série de pessoas da sociedade do município que prestaram algum serviço relevante à comunidade local. Quando a pessoa não nasce em um determinado município, mas fez algo importante por ele, ele pode receber um título de cidadania. A honraria deverá ser concedida ainda esse ano.

Proposta nesse sentido foi apresentada na forma de requerimento pelo vereador Zé Moura (PSDB). O presidente do Legislativo, Washington Sales (PSB) aprovou a iniciativa e disse que pretende ainda este ano realizar uma sessão especial para conceder os títulos. “Aproveitando o ensejo do requerimento do vereador, eu já peço que cada um já ir vendo as pessoas que a gente poderia contemplar  A partir daí a gente junta todos e aqui faremos uma sessão solene para entregar o título”, disse Washington.

“Com certeza nos vamos encontrar muita gente que mora em Umarizal, já tem um serviço prestado e que, com certeza tem um serviço prestado e ficarão muito honrados em receber esse título concedido por nós vereadores”, completou o presidente.

Especificações Pessoais

Sem pauta para ordem do dia, os vereadores presentes na sessão dessa terça-feira, 07, do legislativo umarizalense aproveitaram suas especificações pessoais para apresentar solicitações e cobrar ações do executivo e de outros órgãos voltadas a melhoria da comunidade umarizalense.

Ofício.

O vereador Zé Moura apresentou ofício solicitando da secretaria responsável do município a suspensão de todos os eventos realizados no Mercado Público Municipal, até que seja realizada uma supervisão.

Segurança.

O vereador Naldo (PPS) propôs que todos os vereadores, juntos do prefeito e do vice-prefeito de Umarizal viagem a Natal para cobrar ações do governo e da secretaria estadual competentes voltadas a melhoria da segurança pública de Umarizal. “Faço esse convite a todos os vereadores, secretários quem quiser ir”.

Falta de estrutura

Também falando sobre a segurança pública municipal, o vereador Bazoca (PSB) destacou que “infelizmente a nossa polícia não conta com uma estrutura que permita que ela faça um trabalho condizente com a nossa cidade. Infelizmente o Governo do Estado não investe”, citou.

Iluminação.

O vereador Robério (DEM) pediu atenção da secretaria competente para que estabeleça a iluminação pública do bairro Novo Horizonte. “Tenho certeza que a prefeitura está correndo para fazer com que a iluminação chegue a todo mundo”

Município Contemplado

O Vereador Washington usou sua fala para comentar a participação do município de Umarizal no Encontro Estadual de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado em Natal na última sexta-feira. “O prefeito Mano esteve presente e recebeu uma retroescavadeira em benefício de toda nossa população”

Da Assessoria de Comunicação da CMU

Presidente da Câmara de Umarizal destaca papel da educação no município.













O presidente do Legislativo de Umarizal, Washington Sales (PSB) participou nessa segunda-feira, 06, da abertura da I Conferencia Municipal da Educação de Umarizal. O evento aconteceu na Câmara Municipal. Durante o evento professores e gestores debateram sobre o tema da conferência: “Financiamento da educação: Gestão, transparência e controle social dos recursos,”. Washington falou sobre a importância de conferência para o município e para os professores.


“A troca de conhecimento é, e sempre será bem vinda, conferencia como essa é muito importante, não só para sociedade de educadores, mas como também para toda comunidade, além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário,” disse o presidente Washington Sales



Washington destacou ainda o importante papel da sociedade e do poder público em contribuir com uma educação de qualidade. “Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar”, completou.


Participaram da conferência, o vice-prefeito, Marcos Fernandes,a Secretária de Educação, Filomenas Lopes e a Secretária de Assistência Social, Sandra Maia, além de professores e diretores das escolas.

Assessoria da Câmara Municipal de Umarizal-RN

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Vereadores aprovam cinco Projetos de Lei do Poder Executivo.












Após receber o parecer favorável das comissões de Justiça e Redação e de Finanças, Orçamento e Fiscalização, quatro Projetos de Lei (PL) de autoria do Poder Executivo Municipal de Umarizal foram aprovados na sessão dessa terça-feira, 30 de Abril na Câmara Municipal. Estavam em pauta os PLs 004/2013, 005/2013, 006/2013 e 009/2013. Outro projeto já havia sido aprovado em sessão extraordinária realizada nesta segunda (30).
Relator das matérias, o vereador Armando (PSB) pediu o voto das bancadas para aprovação dos projetos “haja vista a importância das matérias para o município e a urgência de aprovação”.


Foram aprovados por unanimidade os seguintes projetos: O PL 004/2013 Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio e contribuir mensalmente com a Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte e dá outras providências; O PL 005/2013 que autoriza o Poder Executivo a contribuir mensalmente com entidade estadual de representação dos municípios do Rio Grande do Norte e dá outras providências; O PL 006/2013 que Adota o Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, instituído e administrado pela FEMURN, como meio oficial de comunicação dos atos normativos e administrativos do Município de Umarizal – RN; E por último o PL 009/2013 Que versa sobre alteração a lei anual do exercício 2013 da outras providencias no constante ao artigo primeiro e como as despesas por secretarias e fundos citados no artigo 04 da lei 493/2012.












“Os projetos se encontravam nas comissões e as comissões enviaram um oficio ao poder executivo pedindo que ele esclarecesse as matérias. A prefeitura encaminhou toda a documentação necessária para que nós pudéssemos esclarecer nossas dúvidas e realizarmos a votação”, explicou o presidente do poder legislativo, Washington Sales (PSB).


Extraordinária.


Em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, vereador Washington Sales, os vereadores aprovaram em caráter de urgência o Projeto de Lei (PL) 010/2013 de autoria do Poder Executivo que cria o Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da aquicultura familiar, bem como utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo e a atividade.












De acordo com o Art. 1º da referida Lei, o poder executivo fica autorizado a criar o Programa, bem como utilizar recursos da Secretaria Municipal de Agricultura para promover ações de apoio e incentivo a atividade da piscicultura na fase de implantação (construção de tanques), visando aumentar a produção e agregar renda às famílias rurais mediante a projetos específicos.


“O município destaque hoje com grande avanço naquilo que se refere às políticas hídricas e o presente governo tem essa sensibilidade direcionada para o lado do fortalecimento da agricultura familiar e hoje falando de uma modalidade diferenciada que é a aquicultura”, defendeu a aprovação do projeto, o vereador Armando.


Através do projeto, o município poderá ser beneficiado ainda com a aquisição de uma retroescavadeira. “Além de trazer uma série de benefícios para toda zona rural do nosso município”, completou.



Da Assessoria de Comunicação da CMU



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Vereadores prometem apoio à cultura e a grupos juninos de Umarizal


Os vereadores presentes na sessão dessa terça-feira, 23, receberam na plenária da Câmara Municipal os integrantes da quadrilha junina umarizalense Encanto do Nordeste. O grupo pede o apoio do poder legislativo para a temporada de apresentações 2013.

O presidente da casa, vereador Washington Sales (PSB), fez a leitura de uma carta dos organizadores da quadrilha onde seus integrantes reivindicam apoio das autoridades públicas e da população:

“Viemos através dessa visita buscar apoio e atenção das autoridades da cidade e população em geral, tendo em vista as grandes dificuldades e barreiras enfrentadas pelo grupo.  Somos responsáveis por representar e divulgar a cultura junina de Umarizal por todo estado e nordeste durante todo o período junino. São muitos os desafios, os gastos e os problemas, mas com certeza o maior deles é a falta de apoio e de incentivo. São 80 componentes e membros desta cidade que clamam por ajuda e por apoio. Tento em vista a compreensão de todos, agradecemos e esperamos profundamente a ajuda de toda população.”, leu Washington.

Todos os vereadores presentes se mostraram solidários a representação do grupo junino e prometeram colaborar. Washington pediu ainda que a população e demais autoridades do município também incentivem a quadrilha e os demais grupos culturais de Umarizal.

“Conheço o trabalho de cada um e sei do empenho de cada componente. Sempre ajudei e com certeza não será esse ano que deixarei de dá minha singela contribuição. Conheço o trabalho da quadrilha e o quanto vocês se dedicam. Peço que a população contribua e ajude para que essa quadrilha permaneça viva”, complementou.

Requerimentos.
Ainda na sessão dessa terça-feira, os vereadores aprovaram dois requerimentos verbais de autoria do vereador Zé Moura (PSDB), ambos voltados ao poder executivo.

O vereador requereu a realização de concurso público e a identificação de todos os veículos oficiais do município. “Nada mais justo, gente tão capazes como as pessoas da nossa cidade submeter a concurso público e com relação aos veículos, é preciso colocar na lateral deles o seus adesivos para facilitar sua identificação”, defendeu.

Sessão
A próxima sessão legislativa ocorre na próxima terça, 30, às a partir das 16h com transmissões ao vivo pela TV Web Câmara Umarizal e pela rádio FM Fraternidade 104,9.

Da Assessoria de Comunicação da CMU