terça-feira, 21 de maio de 2013

Vereadores aprovam projeto e debatem recursos hídricos do município em sessão especial












Após modificações realizadas pelo Poder Executivo e nova análise feita pelas comissões de Redação e Justiça e Finanças, Orçamento e Fiscalização, o Projeto de Lei (PL) 011/2013 – Que cria o cargo em comissão de Coordenador do Centro de Referência de Assistência Social – Cras - de autoria do Executivo Municipal foi votado e aprovado por unanimidade na sessão dessa terça-feira, 15, da Câmara.

“O projeto já esteve nessa casa e como as comissões achou por bem haver uma correção e por sua vez a assessoria do prefeito retirou de pauta para fazer as modificações, o projeto retornou hoje para nova avaliação das comissões e em seguida votação. Hoje sou favorável porque entendi que ele é viável para melhoria do Cras”, destacou o relator das comissões, vereador Zé Moura (PSDB) em seu parecer.

O parecer das comissões foi acompanhada pelos vereadores e o projeto foi aprovado. “O Projeto estava dentro da normalidade e com os pareceres favoráveis a aprovação do projeto nos votamos e o PL foi aprovado na plenária”, complementou o vereador Washington Sales (PSB).

Sessão Especial

Sem mais matérias para ordem do dia a sessão dessa terça-feira, foi transformada pelo presidente, Vereador Washington Sales em uma sessão especial. O objetivo foi abrir discussão e debate para requerimento apresentado pela Ordem dos Pastores e Líderes Evangélicos de Umarizal (OPU).

“E como nosso papel é trazer a sociedade pra cá e buscar em conjunto com todos os seguimentos dessa sociedade o melhor para nosso município, ao lermos o requerimento, nos entendemos que nada mais justo que tornar a sessão especial para fazermos essa discussão”, destacou Washington.

O requerimento da ordem - lida pelo presidente na sessão - solicitava o apoio e atenção do legislativo, poder executivo e sociedade civil para elaboração de melhores políticas públicas para preservação do Rio Umari. “Reconhecemos que muito tem sido feito pela preservação, porém a gestão das águas tem tido pouca evolução. Estes fatores necessitam não apenas de campanhas de conscientização, mas a ampliação de normas e legalidades para se fazer cumprir o dever de todos”, destaca o requerimento da ordem.

Ainda através do requerimento apresentado, a ordem pediu a atenção do legislativo municipal para gestão dos recursos hídricos do Açude do Rodeador “importante reservatório de água do município”; Acompanhamento à preservação e recuperação da matar ciliar do Rio Umari; Apoio as comunidades e proprietários rurais na conservação e manutenção das barragens sucessivas construídas ao longo do Rio Umari em Umarizal; Fiscalização junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró sobre o uso racional e necessário das águas subterrâneas da sub-bacia do Rio Umari em período de estiagem prolongada; entre outros pontos.

Além dos vereadores presentes, participaram das discussões durante a sessão especial, o Presidente da OPU, Jonildo Pessoa, o coordenador da Diaconia, Leonardo Freitas, além de pastores e líderes evangélicas de congregações de Umarizal e outros municípios.

“Para a Ordem esse requerimento significa a preservação e mais do que isso significa o cumprir da missão dada por Deus, quando em Gênesis há a criação e depois de tudo realizado, contemplando o feito Ele viu que era bom. E por entender que tal cuidado é necessário a partir de cada um de nós como filhos desse Deus que servirmos, partimos desse pressuposto de preservar”, destacou Jonildo, presidente da OPU.

O coordenador da Diaconia, Leonardo Freitas enalteceu a importância da preservação da bacia do Rio Umari. “Estamos falando de um manancial cujo volume de água dele depende várias famílias agricultoras desse município”, Frisou.

Os vereadores participaram dos debates e prometeram dá atenção especial as questões hídricas do município, atendendo ao pleito dos pastores.











Da Assessoria de Comunicação da PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário