terça-feira, 3 de novembro de 2009

Câmara deve votar amanhã reajuste dos aposentados

Cerca de 8,2 milhões aposentados que ganham acima do salário mínimo querem reajuste de acordo com o mínimo, e não apenas correção da inflação.

O presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB), decidiu colocar em pauta amanhã (4) o projeto que trata do reajuste dos aposentados que ganham acima do salário mínimo.
O Senado incluiu uma emenda garantindo a esses aposentados reajustes idênticos aos aplicados ao salário mínimo. As informações são de O Globo.
Hoje, quem ganha acima do valor previdenciário (R$ 415) tem o salário corrigido de acordo com a inflação do período. Não há aumentos reais.
A medida representa um aumento de R$ 6,9 bilhões em 2009 na folha do INSS. Em 2050, os gastos previstos com a Previdência pularia para 18,17% do PIB. Atualmente, o impacto é de 7,11% do PIB.
Em agosto, o Executivo anunciou acordo concedendo reajuste maior aos aposentados que ganham acima do mínimo a partir de 2010, mas o acordo nunca saiu do papel.
Os aposentados prometem lotar as galerias da Câmara quarta-feira. As centrais sindicais também querem forçar o governo a assinar no dia 11 o acordo feito há quase três meses.
Segundo a Previdência, são 18,2 milhões de benefícios, sendo 8,2 milhões com valor acima do mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário