domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa


Queria desejar a todos os Umarizalenses uma semana santa repleta de muita paz e amor, que nesta semana possamos abrir nossos corações para o amor de Cristo entrar, para podermos refletir o quanto precisamos cada vez mais amarmos ao próximo como a nós mesmo, sempre na esperança e na busca de um dia construirmos o mundo que tanto sonhamos, sem violência  sem desigualdade social, repleto de amor e paz.

FELIZ PÁSCOA. 





 

Câmara Cidadã: Sessões do legislativo Municipal serão realizadas nas comunidades




O presidente da câmara municipal, Washington Sales (PSB) pretende, ainda nesse primeiro biênio, dá início ao projeto da Câmara Cidadã em Umarizal. A iniciativa, de acordo como vereador deve seguir o mesmo modelo da Assembleia Cidadã realizada pelo legislativo estadual do RN.

“Ainda nesse meu mandato quero levar esta casa legislativa às comunidades. A gente quer não só levar as sessões, nós queremos levar ações sociais também, como fez a Assembleia Legislativa do nosso estado que veio a nosso município e trouxe”, disse Washington.

Através da Assembleia Cidadã, o município visitado recebe serviços gratuitos como: retirada de documentos (carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF), oficinas de capacitação profissional, oficinas de artesanato, oficinas de educação, corte de cabelo, atendimento médico adulto e infantil, orientação em saúde bucal, recreação infantil, dentre outros.

O presidente do legislativo umarizalense espera que pelo menos parte desses serviços seja realizada pala Câmara na comunidade rural ou bairro visitado. Para isso ele quer contar com parcerias. “A gente vai às comunidades e leva, em parceria com todos os órgãos da administração municipal e estadual esses serviços”, explicou.

De acordo com Washington, o objetivo é facilitar o acesso à informação e a assistência, contribuindo com a formação de cidadãos cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres e conhecedores do trabalho realizado pelos vereadores do município.

“Estamos tentando viabilizar [o projeto] ainda neste primeiro biênio, mas se não conseguirmos tenho certeza que o vereador Paulo Marcio [eleito como presidente para o segundo biênio] vai dá continuidade”, completou.

Do Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia

Câmara de Umarizal antecipa votação e elege o novo presidente para o próximo biênio 2015-2016




Com uma câmara com publico presente, na tarde de hoje, terça-feira (26), no Plenário do Palácio José Florentino de Oliveira, da Câmara Municipal de Vereadores de Umarizal. Reunidos em uma sessão especial, os vereadores do município do município elegeram o novo  Presidente da Casa, o vereador Paulo Márcio  (PSD), em uma votação antecipada.

De todos os 9 vereadores, apenas o vereador Zé Moura (PSDB) se absteve, todos os outros foram favoráveis, inclusive os dois vereadores eleitos pela oposição.

Agradeço a todos os meus colegas vereadores que votaram em mim, e toda minha família que sempre me apoiou, ao ex-prefeito Adson Luiz um amigo que sempre esteve presente e ao deputado José Dias que também devo gratidão e a todos os meus eleitores, que sempre acreditou na luta do vereador Paulo Márcio”, disse o vereador Paulo Márcio.  

Paulo Márcio foi eleito presidente para o biênio 2015-2016, após ser candidato único em eleição realizada no dia 26 de Março deste ano 2013.

postado blog raniere gomes 

Vereador participa de Seminário de Gestão




O Presidente da Câmara Vereador Washington Sales juntamente com o prefeito Mano Onofre e uma equipe de servidores da Prefeitura Municipal de Umarizal participaram nos dias 22 e 23 de Março  do “Seminário Sobre Gestão para Agentes Públicos Municipais” na cidade de Pau dos Ferros. O evento, realizado no auditório do IFRN, teve como finalidade informar e conscientizar os administradores públicos municipais da necessidade de agir de acordo com as técnicas modernas de Gestão Pública.

Seminário ministrado pelo desembargador federal  Francisco Barros Dias, através da escola jurídica lato-senso abordou os seguintes temas: Visão Moderna do agente público como gestor. Aspectos políticos, Jurídicos e administrativo; Administrador público como Gestor de orçamento, finanças, tributação, licitação, contrato e pessoal; Controles na Administração Pública. Controles internos. Controles externos; Espécies de Controles: Administrativo, jurisdicional, político e social; Responsabilidades do administrador público. Aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Espécies de responsabilidades: sanções aos órgãos públicos. Sanções pessoais do administrador no campo civil, administrativo, por improbidade e penal.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Presidente da Câmara de Umarizal parabeniza DeMolays pela passagem do dia Municipal, Estadual e Nacional da Ordem


O presidente da Câmara Municipal, vereador Washington Sales (PSB), parabenizou os DeMolays de Umarizal por ocasião da passagem do dia estadual e nacional da Ordem DeMolay, comemorado no dia 18 de março. Ao lado de DeMolays de vários municípios do Rio Grande do Norte, a comitiva da Ordem de Umarizal participou nesta segunda-feira de uma sessão solene na Assembleia Legislativa ondem receberam as homenagens dos deputados estaduais.

Nada mais justo que essa honraria na assembleia legislativa do nosso estado. Há se todos os jovens da nossa cidade buscassem a ordem DeMolay e tivessem a honra de ser da ordem. Eles poderiam entender o que é ser DeMolay”, declarou Washington Sales na sessão dessa terça-feira, 19, que contou com a presença de alguns jovens que prestigiaram a homenagem na AL.

Washington também lembrou que o dia 18 de Março é também marcado pelo Dia Municipal dos DeMolays em Umarizal. “A então vereadora Veruza aprovou o Dia do DeMolay em Umarizal. Então dia 18 de Março é uma data municipal só para destacar que família maçônica e a ordem DeMolay, que tem um trabalho brilhante na nossa cidade”, destacou o presidente.

E que continuem assim, nessa luta, nessa batalha, levando sua mensagem a todos os cantos do mundo”, completou.

postado por:uzlfotos

Presidente da Câmara de Umarizal garante acesso da imprensa às sessões


Blogueiros que desejarem realizar a cobertura jornalística das sessões do legislativo umarizalense devem se credenciar na secretaria da Câmara Municipal. A medida visa garantir ao blogueiro/jornalista o espaço (mesa, cadeira, etc.) necessário para que ele possa realizar seu trabalho.

Para isso basta se enviar um ofício à secretaria dessa casa fazendo a solicitação. É uma satisfação pra gente garantir esse espaço, pois os blogueiros prestam um relevante serviço a esta casa mostrando nossas atividades”, destaca o presidente da Câmara, vereador Washington Sales (PSB).

Atualmente estão cadastrados: Blogs Umarizal em Fotos, Mural de Riacho da Cruz, Blog Raniele Gomes, Blog Gente que Faz e Acontece, FM Fraternidade e TV Web Câmara. “Se algum mais quiser vim fazer a cobertura basta encaminhar ofício que a gente com certeza irá disponibilizar o espaço”, completou o presidente.

Por Umarizal em Fotos

sábado, 16 de março de 2013

Vereador Washington Sales no encontro do TCE-RN



Resultado de uma parceria entre o TCE e o Sebrae, o encontro “Tribunal de Contas e o Desenvolvimento Local” foi realizado na tarde de quarta-feira, no Olimpos Recepções, como parte de uma ação que aconteceu, simultaneamente, em todo o País. No Brasil, desde que a legislação foi sancionada, em 2006, 3,8 mil municípios aprovaram a norma, mas apenas 850 a implementaram. “Essa mobilização nacional busca orientar os gestores municipais para pôr em prática os dispositivos contidos na legislação. A iniciativa faz parte de acordo assinado, no ano passado, entre o Sebrae, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa”, explicou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

            A lei Complementar 123 institui um abrangente arcabouço de tratamento diferenciado, simplificando o que as micro e pequenas empresas devem receber por força constitucional. Por meio da Lei Geral, foi instituído o regime tributário específico para as MPE, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento, que é o Super Simples. Além disso, a Lei prevê benefícios para as pequenas empresas em diversos aspectos do dia-a-dia, como a simplificação e desburocratização do acesso ao mercado, ao crédito e à justiça, além do estímulo à inovação e à exportação.

“Em momentos de crise e baixo crescimento do PIB, os pequenos negócios são os que registram as maiores taxas de geração de emprego”, enfatizou o Inspetor de Controle Externo do TCE, Luzenildo Morais da Silva, na palestra “Os Desafios do Desenvolvimento da Perspectiva dos Municípios e dos Pequenos Negócios”, explicando que “a legislação estabelece um tratamento diferenciado às MPE nas licitações públicas de até R$ 80 mil e na participação - de até 30% - dos contratos junto a grandes fornecedores onde existe a necessidade de subcontratações, além de cotas de até 25% em aquisições de produtos e serviços das empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano”, relatou.

O Vereador Washington Sales que participou desse encontro disse que essa parceria é importante para o desenvolvimento do nosso município, pois traz grande desenvolvimento e geração de renda para as cidades, mais é preciso que todos tenham essa consciência para juntos chegarmos longe.

A Lei do empreendedor individual foi aprovada e sancionada em Umarizal deste de 2010,sob o nº 468/2010, mais muitos ainda continuam na informalidade, precisamos juntamente com o executivo traçar metas para que todas essas pessoas se legalizem, pois quem ganha com isso é a sociedade, e frisou que o Legislativo juntamente com o prefeito Mano estão abraçando essa causa.     

domingo, 10 de março de 2013

Vereadores mais votados de Umarizal são contemplados com Medalha Ulisses Guimarães















Os vereadores Washington Sales (PSB), Naldo de Brancar (PPS) e Neide (PSD), foram premiados com a "Medalha Ulisses Guimarães” do instituto Tiradentes. O prêmio é dado aos três vereadores mais bem votados em cada município nas últimas eleições, de acordo com os números finais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo de Ouro para o mais votado, de Prata para o segundo mais votado e de Bronze para o terceiro.

A medalha é conferida, de acordo com o Instituto, àqueles políticos que, com dignidade, competência, ética e interesse em colaborar para o desenvolvimento do seu Município receberam a aprovação popular nas urnas. “Fato que provou o compromisso assumido junto à sociedade em trabalhar pela coletividade de maneira isenta e responsável”, destaca o Instituto.

No pleito do ano passado, o vereador Washington Sales recebeu o maior número de votos com 805 no total, seguido por Naldo de Brancar com 629 e Neide com 568.

Para Washington, atual presidente do legislativo umarizalense, receber a premiação é gratificante. “Primeira eleição nos conseguimos ser o mais votado da história política de Umarizal. Na segunda a votação foi superior e fui mais uma vez e esse prêmio é um reconhecimento disso”, declarou Washington.

A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do 65º - Simpósio Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, a ser realizada no dia 06 de Março, no Auditório Beberibe, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda – PE. O evento contará com a presença de diversas autoridades.

fonte: blog uzlfotos