sábado, 16 de março de 2013

Vereador Washington Sales no encontro do TCE-RN



Resultado de uma parceria entre o TCE e o Sebrae, o encontro “Tribunal de Contas e o Desenvolvimento Local” foi realizado na tarde de quarta-feira, no Olimpos Recepções, como parte de uma ação que aconteceu, simultaneamente, em todo o País. No Brasil, desde que a legislação foi sancionada, em 2006, 3,8 mil municípios aprovaram a norma, mas apenas 850 a implementaram. “Essa mobilização nacional busca orientar os gestores municipais para pôr em prática os dispositivos contidos na legislação. A iniciativa faz parte de acordo assinado, no ano passado, entre o Sebrae, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa”, explicou o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

            A lei Complementar 123 institui um abrangente arcabouço de tratamento diferenciado, simplificando o que as micro e pequenas empresas devem receber por força constitucional. Por meio da Lei Geral, foi instituído o regime tributário específico para as MPE, com redução da carga de impostos e simplificação dos processos de cálculo e recolhimento, que é o Super Simples. Além disso, a Lei prevê benefícios para as pequenas empresas em diversos aspectos do dia-a-dia, como a simplificação e desburocratização do acesso ao mercado, ao crédito e à justiça, além do estímulo à inovação e à exportação.

“Em momentos de crise e baixo crescimento do PIB, os pequenos negócios são os que registram as maiores taxas de geração de emprego”, enfatizou o Inspetor de Controle Externo do TCE, Luzenildo Morais da Silva, na palestra “Os Desafios do Desenvolvimento da Perspectiva dos Municípios e dos Pequenos Negócios”, explicando que “a legislação estabelece um tratamento diferenciado às MPE nas licitações públicas de até R$ 80 mil e na participação - de até 30% - dos contratos junto a grandes fornecedores onde existe a necessidade de subcontratações, além de cotas de até 25% em aquisições de produtos e serviços das empresas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano”, relatou.

O Vereador Washington Sales que participou desse encontro disse que essa parceria é importante para o desenvolvimento do nosso município, pois traz grande desenvolvimento e geração de renda para as cidades, mais é preciso que todos tenham essa consciência para juntos chegarmos longe.

A Lei do empreendedor individual foi aprovada e sancionada em Umarizal deste de 2010,sob o nº 468/2010, mais muitos ainda continuam na informalidade, precisamos juntamente com o executivo traçar metas para que todas essas pessoas se legalizem, pois quem ganha com isso é a sociedade, e frisou que o Legislativo juntamente com o prefeito Mano estão abraçando essa causa.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário