sábado, 7 de setembro de 2013

Resenha da Sessão terça-feira

Na sessão dessa última terça-feira (03) os vereadores presentes na sessão trouxeram a plenária diversos pleitos da comunidade umarizalense e discutiram assuntos como a crise financeira enfrentada pelo município, a instalação de uma agencia do INSS em Umarizal, roço das estradas da zona rural, entre outros temas. Acompanhe o resumo com as principais discussões da sessão:
 
O vereador Armando Araújo (PSB) parabenizou todos os blogueiros de Umarizal, durante a sessão dessa terça-feira (03), do legislativo.  O Dia do Blogueiro foi comemorado no Rio Grande do Norte na última segunda-feira (02).
“Queria parabenizar os blogueiros de Umarizal e da região pela comemoração do Dia do Blogueiro. Hoje os blogs tem um papel social bastante importante de comunicação, de levar informação e deixar a comunidade inteirada do que acontece tanto em nossa localidade, como na região, com informações de nível nacional e internacional, enfim. Um serviço importantíssimo na nossa sociedade e vital que conquistou o seu espaço e que certamente farão parte dessa conjuntura que a gente vive”, disse Armando. 






O vereador Érico Onofre (PMDB) disse nessa última terça (03) que apresentará na próxima sessão do legislativo um projeto que irá beneficiar os produtores leiteiros de Umarizal. O “Balde Cheio”, de acordo com o vereador garante que a produção de leite aumente no município gerando economia e renda.
O vereador Érico Onofre (PMDB) solicitou o encaminhamento de um ofício ao deputado Walter Alves pedindo apoio para implantação de uma agência do INSS em Umarizal.
 “Frisando nesse ofício que já foi aprovado pelo Ministério em parecer a viabilidade da implantação através de processo administrativo”, pediu o vereador. 






O vereador Bazoca (PSB) informou na sessão dessa última terça-feira (03), que o roço das estradas da zona rural de Umarizal vai começar a ser feito a partir da semana que vem. De acordo com Bazoca a informação foi repassada pelo prefeito Mano em reunião com vereadores realizada nessa última segunda.
 “Isso não pode deixar de ser feito. O cidadão que mora na zona rural ele tem o direito de ter uma estrada qualidade pra ir e vir e ele [o prefeito Mano] me prometeu que a partir da próxima semana estaria começando a fazer o serviço nas estradas da zona rural”, disse. 






O vereador Naldo de Brancar trouxe a plenária na sessão dessa última terça-feira (03) o pleito dos jovens do bairro São José que pedem a instalação de Internet na praça da igreja.
“Os moradores pediram para instalar a Internet na praça da igreja haja vista que lá tem bastante jovem e que querem usufruir desse serviço. É interessante levarmos também para outros bairros. Porque não o Caraíbas, Lalins e outras localidades?”, indagou o vereador.
 Em resposta, o presidente da casa, vereador Washington Sales informou que o objetivo do projeto “Internet nas Praças” de sua autoria é levar acesso livre a rede para todas as praças do município. “É um pensamento dessa casa ampliar a internet nas outras praças. Ainda não foi dada continuidade porque está havendo problemas com o equipamento da empresa responsável pela internet nessas três praças do centro onde já foram instalados”, explicou.
 Washington disse que já solicitou que a empresa adeque o equipamento necessário para expansão do serviço que de acordo com ele, visa garantir que os jovens tem acesso gratuito a rede mundial e dessa forma possa acompanhar as também através da net as sessões legislativas. 






O vereador Zé Moura (PSDB) pediu na sessão dessa última terça-feira, 03, que o Dia da Independência, 7 de Setembro, voltasse a ser lembrado no calendário de comemorações de Umarizal. O vereador lembrou de um ofício de sua autoria que já foi encaminhado a Secretaria de Educação pedindo que a data seja vista.
 “Essa semana estamos comemorando a semana da pátria e eu já coloquei um requerimento aqui pedido para a Secretaria de Educação fazer algo para que o dia 7 de Setembro seja visto. Na época eu site a saudosa professora Luzineide e até falei da administração Abílio que naquela época acontecia um desfile. Acho que se investisse dava pra fazer um desfile muito bonito de 7 de setembro em Umarizal”, disse.






O vereador Washington Sales (PSB) avaliou de forma positiva a reunião dos vereadores da bancada situacionista com o prefeito Mano realizada nessa última segunda-feira (02). Em sua fala na sessão dessa terça (03), o presidente do legislativo explanou os pontos que foram tratados com o chefe do executivo.
 “Um uma reunião boa e participativa. Mano nos repassou as ações que em breve vão beneficiar a população como o projeto do saneamento básico, a Barragem Umarizeira. Nessa sexta-feira ele vai receber uma caçamba. Já veio uma retroescavadeira, a motoniveladora e agora mais esse veículo”, contou Washington.
 De acordo com o presidente, a reunião foi positiva e importante. “Pois, podemos cobrar, falamos das dificuldades, das cobranças da população e ele nos mostrou com muita clareza a situação da prefeitura com a crise financeira, mas disse que está trabalhando sem medir esforços para sanar as dificuldades”, disse.
 
Washington também falou do contentamento do gestor municipal com o dinheiro levantado através do leilão realizado recentemente, para compra de uma ambulância para Umarizal. “Ele nos dizia que ficou muito feliz como a realização do leilão. Nesse leilão o prefeito conseguiu levantar nessa fase de conclusão mais de R$ 65.000 reais e ele já mencionou que já deu entrada nesse processo de consulta de preço para aquisição de uma ou até duas ambulâncias”, completou.
Congratulação.
O vereador também pediu o encaminhamento de uma Moção de Congratulação à equipe de futebol “Veterana de Umarizal”, campeã do I Campeonato de Minicampo promovido pela Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Esporte.
Outras especificações pessoais
Neide (PSD) e Robério (PSB) também usaram sua fala durante a sessão dessa terça (03) para destacarem a reunião com o prefeito Mano Onofre. Os vereadores falaram do que foi repassado pelo gestor municipal e relataram a dificuldade financeira que o município vem enfrentando com a queda nos repasses de recursos do Governo Federal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário