quarta-feira, 21 de abril de 2010

200 mil pessoas festejam 50 anos de Brasília



"Sou brasiliense. Não sou ladrão". A frase está numa camiseta que faz sucesso pelas ruas de Brasília na comemoração dos seus 50 anos. Ela é a mais perfeita síntese do sentimento da população neste momento. Brasília chega ao seu aniversário de meio século envergonhada com as terríveis imagens do esquema de corrupção desvendado pela Operação Caixa de Pandora. Mas ao mesmo tempo disposta a mostrar que é muito mais que a mesquinhez de seus engravatados, quase todos vindos de outros estados. Capaz de diferenciar os escândalos do mensalão do seu direito de se orgulhar de viver em uma das cidades mais belas e modernas do mundo, os brasilienses foram às ruas comemorar. De acordo com a estimativa da Polícia Militar, cerca de 200 mil pessoas estão na Esplanada dos Ministérios participando da festa.

Pela manhã, a Esplanada ficou repleta de atividades. Às 8h, mais de 5 mil atletas participaram da 4ª Maratona Brasília de Revezamento. A largada foi em frente ao Ministério da Fazenda e contou com a participação de 810 grupos. Os corredores percorrem 42,195 quilômetros em revezamento de dois, quatro ou oito atletas.

A arena de vôlei de praia, montada próxima à rodoviária, também ficou repleta de manhã para os jogos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Quatro duplas brasileiras saíram vitoriosas de seus jogos - Ângela e Val, Larissa e Juliana, Maria Clara e Carol e Lili e Luana. Ângela é brasiliense e Val é carioca. Elas voltarão para a quadra às 14h30 para enfrentar a dupla vencedora do jogo entre Bratkova e Ukolova, da Rússia, e Laboureur e Lehmann, da Alemanha.

Outro ponto da festa que encantou os brasilienses foi o show de paraquedistas do Exército. Cerca de 50 homens desceram no gramado próximo ao Teatro Nacional.

Além da parte esportiva, outras atividades atraem as pessoas. Muitas crianças assistiram a parada com personagens da Disney, que saiu com meia hora de atraso, próximo à Biblioteca Nacional.

Na festa também há a parte oficial que desde cedo tem contado com a presença do novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), eleito na semana passada de forma indireta. A eleição foi polêmica e havia dúvida se ele iria participar dos festejos devido às críticas à Câmara Legislativa, responsável por sua condução ao poder.

Rogério Rosso participou do hasteamento das bandeiras de todos os estados brasileiros, na Alameda das Bandeiras, por volta das 8h30, deu a largada da 4ª Maratona Brasília de Revezamento e participou da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes.

O Vereador Washington Sales disse que independente das ocasiões a Cidade Brasilia não pode pagar o preço pelas irresponsabilidades do que não pensam no bem comum da nação, e que cada cidadão tem que ter orgulho da sua cidade e festejar com muito amor esse dia porque é único. Parabéns Brasilia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário