Mas faz. Vitaminam a descrença popular na atividade política, já tão surrada por todo tipo de estripulias: casuísmos, mentiras, safadezas, roubalheira.
Da burla à lei da fidelidade partidária à satisfação de interesses pessoais, e outros fins inconfessos, como simplesmente fazer caixa, o que não falta são alegações, não raro espúrias, para criar novas agremiações. Vale tudo, menos o interesse público.
A legislação que regulamenta a fundação de um partido até parece rígida, mas, ainda que o TSE tente tapar, tem brechas de sobra.
Para obter registro provisório basta o aval de uma centena de pessoas, que respondem pelos diretórios municipais e estaduais. Já para o registro final exige-se quase 470 mil assinaturas em nove Estados. O número assusta, mas não desencoraja porque não há prazo para fazê-lo e a capacidade de fiscalização é limitada. Há quem seja filiado a um mesmo partido em dois ou mais Estados ou a duas ou mais siglas, sem que uma ficha elimine a outra.
Não bastasse, ser dono de partido político virou um excelente negócio. Graças ao aporte de R$ 100 milhões feito pelo Congresso ao fundo partidário, as cotas para grandes e nanicos ficaram ainda mais sedutoras. O Partido Trabalhista Cristão (PTC), por exemplo, representado por apenas um deputado federal, recebeu, nos dois primeiros meses do ano, repasses de R$ 350 mil. O Partido Social Liberal (PSL), também com um parlamentar só, outros R$ 315 mil. Sem representar nacionalmente um único eleitor, PCB, PSTU e PTN embolsaram R$ 117 mil, R$ 137 mil e R$ 175 mil.
Há ainda os que criam partidos para aparecer na televisão e ganhar um dinheirinho extra nos períodos eleitorais, quando negociam coligações ou, por fora, alugam a sigla para denegrir adversários daqueles que lhes engordam o bolso.
Sem lastro ideológico ou proximidade de pensamento, algo que também está na lei, mas que ninguém leva em conta por ser critério subjetivo, os partidos continuarão a se multiplicar. Anda-se, assim, na contramão do melhor senso. Democracias vigorosas preferem qualidade à quantidade.
Escrito por: Mary Zaidan é jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, em Brasília. Foi assessora de imprensa do governador Mario Covas em duas campanhas e ao longo de todo o seu período no Palácio dos Bandeirantes. Há cinco anos coordena o atendimento da área pública da agência 'Lu Fernandes Comunicação e Imprensa, @maryzaidan
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