terça-feira, 30 de novembro de 2010

Contas aprovadas ano 2006




As Contas referente ao Ano de 2006 da Gestão do Prefeito Rogério Fonseca foram aprovadas hoje na Câmara Municipal de Umarizal por unanimidade, estavam presentes todos os vereadores que com muita maturidade souberam diferenciar a posição política na hora de proferir seu voto.


O Vereador Washington Sales presidente da Comissão de Justiça e Redação e Relator da de Finanças e Orçamento, declarou que diante de todos os esclarecimentos necessários prestados pela Assessoria da Casa e também da Prefeitura e com a participação de todos os Edis nessa discursão, chegamos ao um consenso.

Pagamento Funcionalismo



O Prefeito Rogério Fonseca mesmo diante das mais brutantes dificuldades financeiras enfrentadas pelas Prefeituras desse Pais, cumpre seu papel de gestor público pagando rigorosamente em dia o funcionalismo municipal.


O Prefeito autorizou a Secretaria de Finanças a enviar os arquivos de pagamentos dos funcionários referente ao mês de Novembro de 2010 para o Banco do Brasil S.A para serem pagos no dia 02.12.2010



PAGAMENTO FUNCIONALISMO MUNICIPAL


DIA 02.12.10 NESTA QUINTA-FEIRA


REFERENTE A NOVEMBRO DE 2010.


E ainda disse que se deus quizer vai pagar o Décimo Terceiro até o meando do mês de Dezembro de 2010.

domingo, 28 de novembro de 2010

Festa do Bolo


Vereador Washington Sales participou neste sábado 27 de Novembro do corte do bolo dos 52º anos de Emancipação Política de Umarizal.


Vereador comeu o bolo junto com a multidão

Final Campeonato Municipal


Vereador Washington Sales participou neste sábado da final do 6º Campeonato Municipal de Futebol de Campo realizado pela Prefeitura Municipal de Umarizal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto em parceria com o Departamento de Esporte.
Na oportunidade parabenizou todas as equipes que participaram e em especial a campeão , vice e 3º lugar, mostrou a grande importância desse evento e disse que graças a deus recebemos a noticia que a primeira parcela do Estádio de futebol já foi empenhada pelo convenio com o Governo Federal através da emenda do Deputado Betinho Rosado.
O Vereador com Paulo Eugenio representante da Equipe Vassourao Campeão
Vereador com Bazoca representante da Equipe Vice-campeao
Vereador com Mundinho representante da Equipe Amatonense 3º lugar

Vereador patrocinou a premiação do goleiro menos vazado e fez a entrega

Vereador patrocinou a premiação do artilheiro e fez a entrega

sábado, 27 de novembro de 2010

Parabéns Umarizal

O Vereador Washington Sales parabeniza sua querida cidade pelos seus 52 anos de Emancipação Política.


Que possamos juntos construir o futuro dessa terra buscando sempre a paz, o amor e a união.

Parabéns Umarizal.

Parabéns Umarizalenses.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Vereador participa da reunião mensal do Forúm de Politicas Públicas

O Vereador Washington Sales participou nesta quinta-feira no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umarizal da reunião mensal do Fórum de Políticas Públicas que acontece toda ultima quinta-feira do mês.
Na oportunidade pode ouvi da classe trabalhadora e dos representantes Vereador Eliete Bezerra, Ivanildo Paiva presidente do PT e representante do Banco do Nordeste as reivindicações que foram discutidas e aprovadas nessa reunião.
Uma delas era o apoio no Legislativo às propostas encaminhadas pela classe ao orçamento municipal de 2011.


O Vereador falou que sempre teve uma parceria importante com o Partido dos Trabalhadores buscando junto as Associações e Sindicatos o melhor para o homem do campo e que todos podiam conta com seu voto favorável as propostas encaminhadas ao orçamento 2011.

Vereador participa de culto de louvor na Igreja Filadélfia

O Vereador Washington participou nesta quarta-feira de um grande Culto de Louvor e Gratidão a Deus no templo da Igreja Filadélfia de Umarizal.

Onde teve a honrosa presença do cantor Chagas Sobrinho e Banda, além da banda adoradores da Igreja de cristo que fez uma bela apresentação.

Na oportunidade agradeceu ao Pastor William Fernandes de Paiva e a todos os irmãos evangélicos pelo convite e parabenizou a igreja pela belíssima festa



terça-feira, 23 de novembro de 2010

Prova Enem dia 15 de Dezembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou em nota oficial nesta terça-feira (23) que o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado às 13h de 15 de dezembro, uma quarta-feira. Serão reaplicadas apenas as provas de ciências humanas e ciências da natureza.




De acordo com a assessoria do Ministério da Educação, a quarta-feira, 15, foi escolhida para evitar coincidência com datas de vestibulares. Mesmo assim, o exame ocorrerá em dia de provas, por exemplo, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no período de 14 a 17 de dezembro, e da Universidade Federal do Piauí (UFPI), de 12 a 15 de dezembro.

Segundo o texto da nota do Inep, somente os alunos identificados como prejudicados por erros de impressão nas provas aplicadas no dia 6 de novembro terão direito ao novo exame. Até o momento, o convênio Cespe-Cesgranrio identificou 2.817 estudantes que se enquadram nessa condição.

As duas instituições, responsáveis pela realização do Enem, levantaram os nomes por meio da análise das atas dos locais de prova. A nota oficial informa que o trabalho de análise e reanálise desses documentos ainda não terminou.

O Inep informa ainda que esses alunos serão comunicados por e-mail, mensagem SMS e telefone, e receberão um novo cartão de confirmação da inscrição com o local onde devem se apresentar.

Leia a íntegra da nota do Inep:

"O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira comunica que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas.

Informa ainda que segue o trabalho de análise e reanálise das 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tenham substituído as provas com problemas de impressão. Foram identificados, até o momento, 2.817 estudantes, menos de 0,1% do total.

O INEP informa ainda que os alunos identificados serão comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms, e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar.

Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.

As normas de segurança do edital do ENEM-2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do INEP) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta."

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

UBAM diz que o governo deve R$ 2 bilhões aos Municípios

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, encaminhou documento Presidente Luis Inácio Lula da Silva, expondo a situação caótica na qual se encontram os Municípios de todo país e solicitando a liberação imediata da Ajuda Financeira aos Municípios (AFM), no valor de dois bilhões de reais. Ele alegou que em razão da crise, a maioria das prefeituras está com a folha atrasada e possivelmente não terá recursos suficientes para o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários no fim do ano.


Leonardo lamentou que centenas de prefeitos já tivessem exonerado secretários e ocupantes de cargos comissionados para evitar que o Município ultrapasse os limites da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF), que trata dos gastos com pessoal. E considerou perigoso que essa decisão extrema possa ser adotada por outros prefeitos caso a crise não apresente melhoras.


Segundo levantamento da UBAM, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado entre janeiro a setembro de 2010 apresenta diminuição de 11% se comparado ao ano de 2008, o que, segundo Leonardo, demonstra a inércia da equipe econômica do governo que não procura estabelecer uma constância eqüitativa dos repasses, tornando impossível a governabilidade e legando os pequenos entes federados ao desaparecimento.


Em 2009, os valores do FPM repassados aos Municípios incluíam o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), aprovado pelo Congresso e efetivado pelo Governo Federal em 2009 para compensar as quedas do FPM em relação a 2008. Já em 2010, porém, o governo não deu voz aos Municípios e um novo AFM não foi repassado, mesmo com um crescimento da arrecadação da União com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos meses de janeiro a agosto deste ano, em torno de 26,3% em relação a 2009 e com o Imposto de Renda que cresceu 3,9%, e as Contribuições 12,9%.


Leonardo espera que os deputados e senadores eleitos para o próximo pleito demonstrem mais sensibilidade com a situação dos prefeitos, considerando a impossibilidade de uma gestão de qualidade, já que não há recursos que garantam os serviços essenciais à população.


“O governo da União deve essa ajuda de R$ 2 bilhões aos Municípios. Os prefeitos sentem na pele a cobrança da população e as críticas, não sendo eles os culpados por essa crise interminável, causando desespero á cada repasse das transferências constitucionais, enquanto os cofres da União estão abarrotados de dinheiro, pra dar e emprestar até ao FMI, enquanto se desprestigia os Municípios que detêm a maior responsabilidade social deste país.” Disse Leonardo.

domingo, 21 de novembro de 2010

Faleceu o Ex- vereador Tércio Avelino

O Vereador Washington Sales se solidariza com a família inlutada do Ex – Vereador, Ex- Vice- prefeito e Ex – combatente Tércio Avelino Bezerra, que prestou grandes serviços a comunidade de umarizal como parlamentar deste município.



Seu Tércio foi exemplo de homem publico que sempre este presente contribuindo para o desenvolvimento desta terra e nós que fazemos a política de umarizal hoje só temos agradecer por esse grande homem que deu os primeiros passos para o desenvolvimento da nossa cidade.


Descanse em paz.

sábado, 20 de novembro de 2010

Agradecimentos ao blog Gente que faz e acontece

O Vereador Washington Sales agradece ao blog gente que faz e acontece na pessoa de Walter Baptista pela publicação dessa matéria no seu blog.
Washington Sales è Gente Que Faz à Diferênça.
No espaço"Gente que faz á diferênça, o nosso destaque de hoje, é umarizalense, que vem construindo sua história na vida pública, baseada em princípios da ética política e no respeito ao cidadão. Homenagear Washington Sales, é apenas um reconhecimento público a um amigo, a um trabalhador e a uma pessoas cheia depossibilidades, pela sua competência e dignidade. Para nós que fazemos o blog " Gente Que Faz e Acontece, Washington Sales na sua competência e na sua verdade, ou seja, ele é homem de atitudes. Para nós, Washington Sales é, Gente Que Faz á Diferênça...!!!

O Vereador agradece pelo reconhecimento e parabeniza o grande amigo Walter por essa postagem, pois sabe da grande pessoa que esse blogueiro, amigo, profissional e ser humano.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Centrais querem minimo de R$ 580,00

Governo e centrais sindicais não chegaram a um acordo sobre o reajuste do salário mínimo, na primeira rodada de negociações que ocorreu hoje (18), em São Paulo, no escritório regional da Presidência da República. As centrais pedem ao governo que abra uma exceção para 2011 no critério estabelecido entre as entidades e o governo em 2006, que define como fórmula de reajuste a inflação do período mais o índice de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.


Pela fórmula, o salário mínimo em 2011 seria de pouco menos de R$ 540, mas as centrais alegam que, como o PIB do país em 2009 foi negativo, o critério seja revisto apenas para o ano que vem, com aumento para R$ 580.


Da reunião fechada à imprensa participaram os ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e representantes das seis centrais sindicais do país: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e Comando Geral dos Trabalhadores (CTB).


De acordo com o presidente da CUT, Arthur Henrique, as centrais sindicais não propuseram mudanças no critério estabelecido em 2006. Querem que essa fórmula volte a ser adotada a partir de 2012. “Dado o PIB negativo em 2009, queremos discutir aumento real excepcional para janeiro de 2011, onde a proposta é de R$ 580, mas mantendo a política permanente [de reajuste do mínimo] a partir de 2012 até 2023”.


“Acho que deveríamos manter o critério. O critério é bom, foi exitoso e tem que ser prestigiado”, afirmou o ministro Paulo Bernardo. O ministro disse ainda que a proposta de abrir uma exceção em 2011 é um “ruído momentâneo”, porque a economia não cresceu em 2009 (reflexo da crise financeira internacional) e também porque o Congresso ainda não aprovou o critério de reajuste do mínimo como uma política permanente.


Para o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, abrir uma exceção nesse momento pode trazer problemas. “Se abrirmos negociação todos os anos, não teremos critério”, afirmou.


O presidente da CUT informou ainda que as centrais levaram ao governo mais duas reivindicações, que não foram discutidas, mas que devem entrar na pauta dos próximos encontros: reajuste para as aposentadorias e correção da tabela do Imposto de Renda.


Um calendário de reuniões para a discussão sobre o reajuste do salário mínimo deverá ser construído pelo governo com as centrais. A expectativa é que próximo encontro ocorra na terça-feira (23), em Brasília, e reúna também o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o ministro Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República.



As informações são da Agência Brasil

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Solenidade de colaçao de grau NAESU

O Vereador Washington Sales participou nesta quinta-feira dia 11 de Novembro de 2010 da solenidade de colação de grau das turmas concluintes dos cursos de Ciências Econômicas e Letras do Núcleo de Umarizal – NAESU/CAMEAM/UERN.


Neste ato o Vereador Washington Sales compôs a mesa da solenidade representando o Prefeito Rogério Fonseca onde teve a satisfação de ficar ao lado do reitor da UERN Professor Milton Marques.


O Vereador também era padrinho da turma de Ciências Econômicas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lei do empreendedor individual é aprovada na câmara

Após parecer conjunto das comissões de Justiça e de Redação presidida pelo Vereador Washington Sales e Finanças, Orçamento e Fiscalização presidida pelo Vereador Eliete Bezerra foi à votação nessa terça-feira dia 09 de Novembro de 2010 no plenário da Câmara Municipal de Umarizal o Projeto de Lei nº. 007/2010 que dispõe sobre as normas de competência municipal para dispensar o tratamento jurídico diferenciado simplificado e favorecido ao Empreendedor Individual – EI, a Microempresa – ME, e a Empresa de Pequeno Porte – EPP, de que trata a Lei Complementar nº. 123/2006, alterada pelas Leis nº. 127/2007 e 128/2008, e Lei Federal nº. 11.598/2007.


O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes naquela sessão:


O Vereador Washington Sales destacou a importância dessa Lei para os empreendedores individuas como para pequenas empresas, pois lhe dão garantias vantajosas em relação às outras empresas, além de poder regulamentar todos os trabalhadores informais que poderão se regularizarem e poderem ter todos os direitos que os trabalhadores e empresas tem.


O Vereador disse que a um consenso na casa para tão logo marcar uma audiência publica para poder esclarecer melhor a todos a importância dessa Lei.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Resultado enquete blog uzlemfotos


O Blog Umarizal em Fotos destacou em sua parte de notícias a mais de um mês a seguinte enquente: Na Opinião dos visitantes deste Blog, quem seria o futuro prefeito de Umarizal? Foram totalizados 341 votos nesse período e o Blog agora destaca os resultados.

Veja o Resultado Final:

Washington Sales (55%) Total de Votos 189

Mano (29%) Total de Votos 100

Adson (7%) Total de Votos 26

Elijane (6%) Total de Votos 22

Erico Onofre (1%) Total de Votos 4

Neo (0%) Total de Votos 0

O blog Agradece a todos os visitantes que votaram e deixa claro que os resultados foram na sua totalidade de expressão e opinião pública dos leitores deste Blog.

Obrigado!
Postado por Leo Silva


O Vereador Washington Sales parabeniza o blog: http://www.uzlemfotos.blogspot.com/ pela brilhante iniciativa e agradece a todos os umarizalenses que votaram me dando mais esse voto de confiança.

sábado, 6 de novembro de 2010

Censo 2010


Diante da divulgação do censo 2010 a população do Rio Grande do Norte cresceu 12,4% na última década, acima da média do Nordeste, que foi de 8,7%, mas em quarenta e um municípios o número de habitantes encolheu. Isso é o que mostra o resultado preliminar do Censo Demográfico de 2010, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Grande Natal, o crescimento foi de14,6%.

O município com maior ganho populacional entre 2000 e 2010 foi Parnamirim. No censo passado, a cidade tinha 124.690 habitantes. Este ano, 195.274. Parnamirim teve taxa de crescimento populacional de 5,6% ao ano, uma das maiores do Brasil. É como se a cada dia, 20 pessoas chegassem para morar na cidade. Guamaré, polo petrolífero do Estado, onde existe forte presença da Petrobras e oferta de empregos bem remunerados, houve crescimento populacional de 51%. A cidade tem hoje 12.301.

Entre os que mais perderam população está o município de Doutor Severiano, no Alto Oeste. Em 2000, o censo contou 10.579 habitantes. De acordo com os números preliminares de 2010, são apenas 5.752. O IBGE informou ontem que as explicações sobre detalhes do Censo-2010 somente serão dadas no dia 29 deste mês, quando serão divulgados os números definitivos. A queda populacional pode estar relacionada a um erro do censo de 2000, que teria contado como do município, moradores de comunidades pertencentes ao Ceará e aos municípios de Itaú e Apodi.

Além de Doutor Severiano também perderam população Santana do Matos, Japi, Serrinha, Alexandria, Umarizal, São Bento do Norte, Frutuoso Gomes, Almino Afonso, Acari, Serra de São Bento, São Rafael, Angicos e São Miguel do Gostoso, entre outros. Com potencial turístico para crescer, São Miguel do Gostoso, foi desmembrado de Touros em 1993, mas perdeu 876 habitantes entre 2000 e 2010.

Em Umarizal nossa cidade tiamos 11.092 habitantes em 2000, hoje caimos para 10.534, tendo assim uma perca de população de 558 habitantes.

Os números foram divulgados ontem para que o Tribunal de Contas da União (TCU) possa definir os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2011. Esses resultados serão apresentados às prefeituras por meio de ofício do IBGE e em reuniões das Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE), onde eventuais dúvidas sobre eles deverão ser esclarecidas. A partir de agora, as prefeituras terão 20 dias para apresentar suas avaliações sobre os números divulgados e, no dia 29 de novembro, o IBGE divulgará os resultados definitivos das populações dos municípios.

Durante esse prazo, os recenseadores permanecerão nas ruas e trabalhando internamente na supervisão e no controle de qualidade de todo o material coletado. Ainda haverá retorno aos domicílios onde o recenseador encontrou evidência de morador, mas não conseguiu recenseá-lo.

População ficou abaixo da estimativa do IBGE

O Rio Grande do Norte tem 3.121.451 habitantes. O número está abaixo da estimativa populacional divulgada no ano passado e que serviu de parâmetro para o TCU fixar os coeficientes do Fundo de Participação. Mas a diferença é mínima: apenas 4.875 habitantes. Numa analogia com pesquisas eleitorais, a diferença teria ficado dentro da margem de erro.

No ranking do Nordeste, o RN ocupa a sexta posição, a frente de Alagoas, Piauí e Sergipe. O Estado mais populoso do Nordeste é a Bahia, com 13,6 milhões de habitantes. Em segundo lugar vem Pernambuco (8,5 milhões) e, em terceiro, o Ceará (8,1 milhões). Com 2,44 milhões de habitantes, Salvador/BA é a capital mais populosa do Nordeste. Fortaleza vem logo em seguida com 2,31 milhões e Recife em terceiro com 1,47 milhão.

De acordo com o IBGE, os nove municípios que integram a região metropolitana de Natal têm hoje 1.307.561 habitantes. Em relação ao censo passado, Macaíba ultrapassou Ceará-Mirim e Caicó e agora ocupa o 5º lugar no ranking dos mais populosos do Rio Grande do Norte. Santa Cruz e Nova Cruz ultrapassaram Apodi; João Câmara já tem mais habitantes que Touros. Já os municípios de Baraúna (Oeste), Extremoz (Grande Natal, Nísia Floresta (Grande Natal), Goianinha (Litoral Sul) e Santo Antônio (Agreste) ultrapassaram São Miguel (Alto Oeste).

Além do FPM, o número de habitantes é levando em conta na fixação do índice de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Prévia aponta discrepância no plano nacional

Rio (AE) - O Brasil tem hoje 185. 712.713 habitantes, segundo resultado preliminar do Censo 2010, divulgado ontem pelo IBGE. O número oficial será conhecido somente no dia 29, após eventual análise de contestações apresentadas por municípios insatisfeitos com a contagem. Estimativa divulgada em agosto do ano passado apontara população maior, de 191,5 milhões de pessoas - 5,8 milhões a mais. “Essa discrepância é normal. Agora temos o dado real, contado”, diz a pesquisadora Ana Amélia Camarano, coordenadora de População e Cidadania do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “No dia em que a estimativa acertar na mosca, a gente não precisa mais gastar R$ 1,5 bilhão com o Censo.”

Ela lembra que o dado divulgado ontem ainda é parcial, e avalia que provavelmente o resultado final será um pouco maior, perto de 188 milhões, com eventual acréscimo de domicílios não incluídos na contagem. Para Ana Amélia, o resultado mostra que a taxa de fecundidade caiu mais do que se previa no Brasil. “A população vai começar a diminuir mais cedo do que pensávamos. Nossas estimativas indicam que isso deveria ocorrer entre 2030 e 2035, mas provavelmente começará a diminuir antes disso”, completou.

Como a população oficial contada pelo IBGE determina a participação no fundo de municípios, a “gritaria é normal”, diz a pesquisadora. “É uma grita por recursos.”

O economista Marcos Mendes defende mudança no cálculo do Fundo de Participação. “A divisão é problemática porque os municípios são divididos em faixas de população. Há um problema com os municípios que ficam na beirada das faixas. Às vezes, a diferença de três habitantes joga para uma faixa maior ou a redução de dez habitantes para uma menor.”

Sete prefeituras potiguares terão ganho no FPM

Segundo cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 329 prefeituras, 5,9% do total, terão queda na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O Estado mais prejudicado será o Amazonas (23% dos municípios vão perder receita), seguido de Roraima (21%) e Bahia (15%). Em relação ao aumento populacional, os Estados que mais se beneficiarão são o Pará (25% dos municípios) e Maranhão (18%).

No Rio Grande do Norte, sete municípios vão subir de patamar no FPM e quatro terão queda. Os que sobem são os seguintes: Canguaretama, Extremoz, Maxaranguape, Poço Branco, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel e Touros. Os que perdem são Alexandria, Jardim de Piranhas, Nísia Floresta e Santana do Matos.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que essas informações servirão de base para que o Tribunal de Contas da União (TCU) calcule os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2011.

Para calcular o impacto gerado pela divulgação dos dados do Censo, a Confederação enquadrou as cidades de acordo com a tabela do Fundo e os comparou com os atuais coeficientes. Apenas 290 municípios (5,4%) tiveram aumento de coeficiente e outros 4 919 - 88,8% - ficaram com o coeficiente deste ano. “O Fundo é a segunda maior receita dos municípios”, explica Ziulkoski.

Segundo ele, no ano passado, os 5.562 municípios brasileiros arrecadaram R$ 60 bilhões de ICM e R$ 52 bilhões de FPM. “É uma receita fundamental para os municípios, por isso é preciso analisar bem o caso dos que tiveram queda de população de acordo com o IBGE. Eu não duvido do Censo, mas os dados não são precisos e estão sempre abaixo”, diz Paulo Ziulkoski.

fonte: CNM

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reunião compra direta

O Vereador Washington Sales membro da comissão da compra de direta do Município de Umarizal, esteve presente na reunião com os agircultores fornecedores da compra direta realizada pela equipe da Emater e Setor de Merenda da prefeitura, onde o Prefeito Rogério juntamente com a comissão fizeram o comunicado que conseguirão uma verba extra para ser usada ainda neste ano.

O Prefeito Rogério Fonseca falou da importância desse programa para complementar a merenda escolar e também de poder beneficiar os agricultores do nosso município. A Coordenadora do Programa explicou aos fornecedores os valores que cada um tinha direito e os prazos para entrega dos produtos.

A Nutricionista da Emater fez uma apresentação aos agricultores mostrando alguns pontos importantes para o bom andamento do programa.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Câmara vota Projeto dos Precatórios

Após parecer conjunto das comissões de Justiça e de Redação presidida pelo Vereador Washington Sales e Finanças, Orçamento e Fiscalização presidida pelo Vereador Eliete Bezerra foi à votação ontem dia 03 de Novembro de 2010 no plenário da Câmara Municipal de Umarizal o Projeto de Lei nº. 006/2010 que versa sobre as obrigações de pequeno valor previstas no $ 3 do Art. 100 da Constituição Federal, chamado projeto dos precatórios regulamentando a Emenda Constitucional nº. 62 que Altera o art. 100 da Constituição Federal e acrescenta o art. 97 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, instituindo regime especial de pagamento de precatórios pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes naquela sessão: Vereadores Washington Sales, Armando Araújo, Paulo Marcio, Marcos Fernandes, Erico Onofre, Maurílio Medeiros, Eliete Bezerra e Francisco de Assis Filho Presidente, estando ausente apenas o Vereador Francisco Lino Filho que justificou sua ausência na mesa da câmara.

Os outros dois projetos 005/2010 que tem por objetivo ratificar os termos de Protocolo de Intenções do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Alto Oeste Potiguar, firmado entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeituras Municipais do Oeste,e o 007/2010 que dispõe sobre as normas de competência municipal para dispensar o tratamento jurídico diferenciado simplificado e favorecido ao Empreendedor Individual – EI, a Microempresa – ME, e a Empresa de Pequeno Porte – EPP, de que trata a Lei Complementar nº 123/2006, alterada pelas Leis nº 127/2007 e 128/2008, e Lei Federal nº 11.598/2007, ficaram para serem votados na próxima sessão, haja visto alguns dos colegas vereadores precisarem de mais tempo para estudar os referidos projetos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Outra Dilma

Domingo, dia 31 de outubro, foi dia de festa para a democracia do país. E, especialmente, um dia de eleição presidencial diferente de todas as outras eleições presidenciais. Elegeu-se, afinal, a primeira mulher presidente do Brasil: Dilma Rousseff.

Nem por isso, a população feminina brasileira correu para ocupar praças e ruas, por este Brasil adentro e afora, a fim de comemorar a conquista histórica. Maturidade ou indiferença? Teria o mulherio votante ultrapassado definitivamente a fase da afirmação de gênero? Ou colaborado para o resultado nas urnas no velho esquema de obediência patriarcal?

Se o voto na mulher-Lula representou apenas eleger a criatura submissa ao criador, a louvação de sua vitória eleitoral não ultrapassou o festejo partidário. Qual? O de ter conseguido eleger uma "guerreira" de fidelidade canina para a "missão" de tocar o projeto de país lulista; até ele voltar.

Em nenhuma hora ela foi apresentada ou considerada por seus correligionários como uma grande líder. Como, normalmente, conviria à pretensão de elegê-la ao cargo máximo da nação.

Porém, no primeiro discurso de presidente eleita, pareceu-me que a mulher-Lula se despedia. Livre dos marqueteiros e do criador (que a deixou à vontade naquele dia), deu para enxergar outra Dilma. Estava serena. Sem se contaminar pela euforia e se deixando emocionar apenas por um instante, quando falou de Lula.

Ou melhor, deu para enxergar a mulher com identidade própria: menina criada na classe média alta mineira, com pai búlgaro e mãe brasileira. Que na juventude tornou-se guerrilheira contra a ditadura militar, destacando-se por sua formação intelectual acima da maioria dos militantes da facção VAR Palmares. Foi torturada. Entre outros e outras.

Entretanto, Dilma Rousseff é uma pessoa de sorte. Quem mais recebeu a presidência da República de mão beijada por ordem e mérito de um padrinho? Nem Dutra. Resta saber qual será o seu comportamento daqui por diante. Em seu discurso de domingo, ela agradeceu a Lula e assumiu a meta de erradicar a miséria nos próximos anos, pedindo "humildemente" o apoio de todos os que possam ajudar o país a superar o "abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida".

Neste ponto, não dá para passar por cima ou esquecer a importância da candidatura de Marina Silva no primeiro turno. A noção de democracia estava sendo desrespeitada pela campanha petista, que se apresentava como a dona do destino das famílias brasileiras; condutora do pensamento dos cidadãos, dos caminhos do país e daí por diante. Eram os radicais petistas contra qualquer oposição; qualquer uma era inimiga ferrenha a ser exterminada.

Os marineiros neutralizaram esse tamanho absurdo levando a competição para o segundo turno. Essa história já se conhece bem. No momento a outra candidata mulher, derrotada, se dispõe a contribuir com o governo da candidata vencedora. Mas de forma programática. E desde que não comprometa sua postura de independência... Lógico.

No final de tudo, como diz Marina, o que está valendo é o seguinte: a ministra Dilma era a candidata de uma parte dos brasileiros; a partir de agora, durante os próximos quatro anos, é a presidente de todos nós. Então... Boa sorte, presidente Dilma! De verdade.


Escrito por Ateneia Feijó jornalista

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vitoria de Dilma Presidente


Umarizal mais uma vez foi às urnas dizer sim a Dilma, mostrando o mesmo pensamento do primeiro turno, vejam os números.


Primeiro Turno votos válidos para Presidente 6.391 votos, Dilma obteve 4.715 votos.


Segundo turno votos válidos 6.366 votos

Dilma: 5.084 votos

Serra: 1.282 votos


A diferença de votos válidos do primeiro turno para o segundo foi apenas de 25 votos.


No Brasil o resultado foi o seguinte:


Dilma: 55.752.092 votos totalizando 56,05%


Serra: 43.710.422 votos totalizando 43,95%


Maioria de 12.041.670 votos media de 12.10%


Parabéns Dilma pela brilhante vitória, Parabéns Lula e obrigado ao Umarizal por seguir confiante com Dilma.


Vereador Washington Sales