sábado, 17 de outubro de 2009

RN é um dos Estados do NE com maior participação no Selo Unicef e Umarizal estava presente.

O Prefeito Rogério Fonseca compareceu ao evento e assinou o termo de adesão que consolida sua participação na edição 2009-2012 do Selo Unicef, essa é 3ª edição, que reuniu prefeitos, crianças e adolescentes de todo Estado“Lutar pelos direitos de crianças e adolescentes”. Foi assim que o pequeno André Rafael da Silva, 12 anos, prefeito-mirim da cidade de Doutor Severiano Melo, definiu a importância do lançamento da 3ª Edição do Selo Unicef Município Aprovado, que ocorreu em Natal.Além de simbolizar um dos interlocutores entre comunidade e gestão, André é um exemplo dos milhares de crianças e adolescentes que tiveram um incremento na melhoria da sua qualidade de vida após a preocupação dos gestores municipais em implementar políticas públicas voltadas pela juventude, incentivado pela certificação concedido pelo Fundo das Nações Unidas.
Prefeitos de vários municípios do RN compareceram ao evento e assinaram o termo de adesão que consolida sua participação na edição 2009-2012 do Selo Unicef. A coordenadora do Fundo das Nações Unidas para Juventude, Ana Márcia Diógenes, apresentou os principais objetivos para essa nova jornada e destacou os benefícios que as cidades terão ao participar desse processo. “A certificação significa um reconhecimento internacional da melhoria dos direitos das crianças e adolescentes e é também uma forma de contribuir para que os municípios possam ganhar maior credibilidade perante a sociedade e desta forma garantir mais recursos para investir nas suas cidades”, explicou.
Ana Márcia destacou que o Rio Grande do Norte é, ao lado do Ceará, o estado do Brasil que apresenta a maior mobilização no que diz respeito à participação dos municípios. “Na edição passada 165 cidades participaram do Selo e 43 foram premiadas, esperamos que agora esse número cresça mais”.
Para o titular da Sethas, Fabian Saraiva, a iniciativa do Unicef vai além de proporcionar melhores índices na qualidade de vida dos jovens. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelos municípios busca criar um ambiente propício para que crianças e adolescentes possam crescer dentro da sociedade. O secretário ainda anunciou que no próximo dia 21 de outubro estará sendo realizado um pregão para que os 43 municípios que tiveram a certificação do Unicef possam receber em breve um veículo que vai auxiliar na implementação de políticas voltadas para os jovens.
Entre as cidades inscritas na edição passada, o percentual de crianças menores de dois anos que apresentavam estado de desnutrição foi o indicador da saúde que apresentou os maiores avanços. Em 2007, nos 165 municípios inscritos, 2,5% das crianças nesta faixa etária estavam inseridas nesta problemática. Em 2004 esse índice era de 5,2%. Na prática, isso representa que 21 mil crianças ficaram livres da desnutrição.A qualidade do ensino foi medida através da adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado. Esse indicador passou de 43,4% para 16%, demonstrando que a distorção idade-série caiu 63% nos municípios inscritos.
Além disso, de 2004 a 2007, observou-se um aumento no acesso ao ensino fundamental de 12,2%. Também houve incremente no percentual de mulheres que realizam pelo menos sete consultas de pré-natal durante a gestação, passando de 36.5% para 44.4%.
A nova edição do projeto acontecerá de 2009 a 2012, diferente das anteriores que tinham duração de dois anos. Nesse período serão realizados dois fóruns comunitários com o objetivo de envolver mais ainda a comunidade.
O Vereador washington Sales, disse que são ações como essas que traz cada vez mais incentivo para continuarmos lutando pelo melhor do Estado, e com certeza o melhor para nossa cidade e nossa gente.

Um comentário:

  1. Realmente foi uma solenidade emocionante, acredito que os presentes saíram conscientes da importância de lutar pela conquista do Selo e tocados pela eloquência e convicção de Rafael, que foi aplaudido de pé pela mesa oficial.

    ResponderExcluir