quinta-feira, 8 de outubro de 2009

PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO BETINHO NA CAMARA FEDERAL MOSTRANDO O SENTIMENTO DE TRISTEZA PELO FALECIMENTO DE JOAO BATISTA CASCUDO E PADRE AMERICO

Trago o sentimento de tristeza de Mossoró pelo falecimento de dois filhos ilustres da nossa cidade.Primeiro, o professor João Batista Cascudo Rodrigues, fundador e criador da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, seu primeiro reitor, professor, advogado, defensor intransigente das questões que envolviam a cidade de Mossoró.

João Batista Cascudo Rodrigues era natural de Mossoró, nascido a 23 de junho de 1934, filho de Adolfo Rodrigues, natural de Sobral-CE, e da professora Ozelita Cascudo Rodrigues, nascida em Areia Branca-RN. Na missa celebrada em seu nome, ocorrida na reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, diversos oradores lembraram as características da personalidade do professor Cascudo Rodrigues. Falaram do trabalho do professor como educador. Na condição de historiador, escreveu dois livros sobre o primeiro voto feminino na América Latina, que foi realizado na cidade de Mossoró. Mas ninguém falou a respeito de uma ação ou de uma das facetas do professor João Batista, que era o mandato de deputado federal que ele exercia por intermédio dos potiguares com assento na Câmara dos Deputados, incentivando, apresentando projetos. Muitas leis que beneficiam o Estado do Rio Grande do Norte e a Nação brasileira têm no professor João Batista a matriz da sua ideia, do seu esforço, do seu conhecimento e da sua inteligência.
O outro falecimento ocorrido foi o do capelão da nossa Igreja de Santa Luzia: o padre Américo Vespúcio Simonetti. Com nome de navegador, o padre nasceu em Açu, próximo a Mossoró, e soube conduzir, durante toda sua brilhante existência, as almas do rebanho de católicos da cidade de Mossoró. Foi Américo que proporcionou a inserção da Igreja, já nos idos de 1960/1970, nos movimentos educacionais de base. Foi fundador da Rádio Rural de Mossoró, pertencente à Fundação Santa Luzia, lá pelos idos de 1960. Foi Américo o responsável pelo envolvimento hoje de 150 mil a 200 mil pessoas na Festa de Santa Luzia, dia 13 de dezembro, dia da nossa padroeira. Américo Vespúcio Simonetti deixou muitos amigos em Mossoró, encaminhou muita gente nesta vida, fazendo, por meio do seu trabalho, a recondução daquelas pessoas para os caminhos da vida iluminada. Ele sempre foi uma pessoa iluminada. Por isso, iluminou os caminhos de tantos e tantos potiguares em nosso Estado.

Portanto trago à Câmara dos Deputados o sentimento de pesar da população de Mossoró, mas, ao mesmo tempo, um sentimento de agradecimento de toda a família mossoroense pelos serviços, pela convivência, pelo trabalho de João Batista Cascudo Rodrigues e do padre Américo Vespúcio Simonetti, que estão no céu olhando para nossa cidade e, com certeza, pelo conjunto de suas ações, continua a iluminar os caminhos da justiça social para nossa querida cidade de Mossoró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário