sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio bate Madri e sediará Olimpíada de 2016

O Rio de Janeiro acaba de ser escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional como a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foram necessárias três rodadas de votação para a definição da vencedora. A cidade brasileira derrotou Chicago, eliminada na primeira votação, e Tóquio, excluída na segunda, antes de bater Madri na finalíssima por 66 votos a 32.

O orçamento previsto para os jogos no Brasil é de US$ 14,4 bilhões - cinco vezes superior ao estimado pela capital espanhola, três vezes maior que o esperado pela cidade norte-americana e duas vezes o que a capital japonesa pretendia gastar – entre recursos públicos e privados.

Mais de R$ 130 milhões foram usados pelo Comitê Rio 2016 com a atual candidatura, a terceira tentativa carioca. A cidade havia perdido as disputas pela sede dos Jogos de 2004, para Atenas, e 2012, para Londres.

A candidatura brasileira teve como principal articulador o presidente Lula. O presidente brasileiro fez um discurso mais emotivo do que seus colegas chefes de estado e governo. "Entre as dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que não sediou os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", disse Lula.
Na apresentação espanhola, o presidente do governo da Espanha, José Luis Zapatero, tentou atrair para a cidade os votos dos membros latinos, africanos e asiáticos do COI. Durante seu discurso, Zapatero afirmou que os países da América Latina, da África e da Ásia também se beneficiarão caso os Jogos de 2016 sejam realizados na capital espanhola.

O rei Juan Carlos II também deu sua palavra no discurso de Madri. "Acreditem em mim: votar por Madrid é votar pelo total êxito das Olimpíadas e das Paraolimpíadas. Estou convencido que Madrid é o melhor lugar do mundo para se viver".
O vereador Washington Sales, disse que ficou muito feliz pelo Brasil ter vencido essa batalha, somos realmente um pais de guerreiros, vamos sediar a Copa de 2014 e as Olimpiadas de 2016, e finalizou parabenizando o Brasil e o Presidente Lula pelo grande empenho nessa conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário