terça-feira, 14 de julho de 2009

Lula diz a aposentados que cumpre a lei, mas estuda aumento

O presidente Lula afirmou que o seu governo já está cumprindo a Constituição em relação ao aumento dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O Congresso debate a derrubada de um veto presidencial para garantir a todos os funcionários inativos os reajustes acima da inflação concedidos apenas a quem ganha o piso de R$ 465.

Em sua coluna O presidente responde, Lula disse que a Constituição determina que os aumentos sejam de acordo com correção inflacionária. “Quanto aos que recebem acima do piso, a Constituição de 88 garantiu a recomposição da inflação e é isto o que estamos cumprindo rigorosamente. Não há perda”, defendeu-se Lula.

O presidente lembrou que 67% dos aposentados recebem apenas um salário mínimo e que seu governo concedeu reajustes maiores a essa parcela dos inativos para valorizar os que mais necessitam. Atualmente, há 17,7 milhões de pensionistas e aposentados.

O presidente disse que se estuda melhorar os aumentos para os outros 33% dos inativos. “Neste momento, estamos em negociação com as centrais sindicais para definir um novo percentual de aumento para os aposentados que ganham acima do salário mínimo na perspectiva até de ampliarmos os ganhos em relação à inflação”, afirmou Lula.

É essa negociação, entre governo, centrais e base aliada, que deve barrar a votação de três projetos para os aposentados, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Em troca, o governo daria, no próximo ano, um reajuste acima da inflação para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ganham mais de um salário mínimo. Além disso, ficaria acordada uma mesa de negociações para tratar de novas concessões a partir de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário