quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitos potiguares participam de mobilização em Brasília



Centenas de prefeitos de todo Brasil participaram de um encontro promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que aconteceu nesta terça-feira (13), em Brasília. O presidente licenciado da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, comandou a comitiva potiguar.

Os gestores querem a sanção do projeto de redistribuição dos royalties aprovado no último dia 8, na Câmara dos Deputados. Os representantes das entidades estaduais foram recebidos pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto.

A ministra aproveitou o encontro para divulgar uma série de medidas em resposta a mobilização nacional dos gestores. De acordo com Ideli Salvatti, o Governo realizará o pagamento do Fundo de Exportações (FEX) devido aos Municípios de cerca e R$ 1,9 bilhão até a próxima sexta-feira (16).

A representante da presidenta Dilma Rousseff ainda anunciou uma Medida Provisória (MP) para que os municípios realizem o parcelamento de suas dividas previdenciárias e possam receber repasses do governo de auxilio a estiagem.

De acordo com o presidente Benis Leocádio, as soluções apresentadas não resolvem totalmente os problemas dos municípios. "É uma boa ajuda, mas que não resolve a crise das prefeituras do Rio Grande do Norte. Precisamos resolver a questão do FPM, pois os municípios estão passando por um verdadeiro sufoco financeiro. O prejuízo com o FPM é de mais de 1,8 bilhão de reais", destaca o representante da Femurn.

Proposta dos Royalties

O Palácio do Planalto já afirmou que pretende utilizar todo o tempo para avaliar a projeto que estabelece a redistribuição dos royalties do petróleo. Como foi aprovado pela Câmara, a presidenta Dilma terá até o final do mês para sancionar parcialmente ou integralmente o projeto. A ministra Ideli Salvatti garantiu que o projeto será analisado "com exaustão".

Fonte: Femurn

Nenhum comentário:

Postar um comentário