terça-feira, 27 de novembro de 2012

Feliz Aniversário


E Umarizal celebra nesta terça-feira seu aniversário de 54 anos de história e emancipação política. A cidade oestana que fazia parte do município de Martins se desmembrou da cidade serrana se elevando a categoria de município no ano dia 27 de novembro de 1958.


Antiga Gavião, a hoje Umarizal já possuiu também o nome de Divinópolis. Por força de um decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Divinópolis passou a denominar-se Umarizal. O nome de Gavião, na época se deu em virtude de parte das terras do distrito, ficarem na nascente do riacho Gavião.

No início do século XIX, no povoamento de Gavião já existiam muitas casas, grandes fazendas uma abrangente atividade rural. A povoação continuou crescendo à margem do riacho Gavião, por onde passava uma estrada que servia de caminho para os comboios que saíam da Paraíba com destino a Mossoró.

Em 1894, a localidade ganhou seu primeiro açude. No ano de 1902, o arrumado que continuava em progresso já tinha cemitério e a capela do Sagrado Coração de Jesus. Por decisão da Intendência de Martins, em 1925, o nome do povoado foi mudado para Divinópolis. À época, o distrito passava por forte ascensão econômica, puxado pela produção do algodão.

Hoje Umarizal de destaca pela cultura. A forte expressão cultural existente no município é revelada por talentos como a Cia Arte e Riso, Quadrilha Junina Encanto do Nordeste, entre outros grupos, além de poetas, músicas, repentistas, cordelistas e uma série de outros artistas.

Hoje a cidade possui cerca de 10.659 habitantes segundo o IBGE e tem a economia principalmente embasada na Agricultura.

Parabéns minha querida Umarizal quero lhe desejar um feliz aniversario, que você possa progredir e crescer cada vez mais nos dando orgulho de ser umarizalense é o que deseja o Vereador Washington Sales.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário