segunda-feira, 17 de março de 2014

Resenha da Sessão de terça-feira


5 requerimentos destinados ao Poder Executivo Municipal de Umarizal foram aprovados pelos vereadores presentes na sessão dessa última terça-feira, 10, da Câmara Municipal. Três deles foram de autoria do vereador Zé Moura (PSDB) que versa sobre nomeações de Unidades de Saúde e transporte escolar para estudantes. Requerimento com o mesmo teor foi apresentado também pelo vereador Bazoca (PROS). Por fim, a vereadora Neide (PSD) apresentou solicitação requerendo que aumento no período da licença maternidade de funcionárias públicas do município.


O Requerimento 002/2014 foi o primeiro a ser apresentado pela mesa diretora da câmara. De autoria de Zé Moura, o parlamentar requer que a prefeitura De Umarizal disponibilize ônibus escolar nos bairros de Umarizal, pela manhã e tarde, para levar os alunos para as escolas.

“A ideia é que o município crie uma linha estratégica dentro da cidade, para que no período de aula, os ônibus do município trafeguem na cidade, pois ao meu ver, a única despesa que irá aumentar é com o combustível por alguns quilômetros. Por exemplo pode sair do Caraíbas  e passar pelo resto da cidade criando um ponto de parada para os estudantes”, argumentou o vereador.
Outro requerimento apresentado pelo vereador, o 003/2014, solicita que o poder executivo municipal envie Projeto de Lei à câmara denominando o Posto de Saúde do sítio Murici com o nome de Maria Brigina da Conceição.
“Posto estava abandonado e através do Governo de Mano está sendo reformado. A minha mãe [Maria Brigina da Conceição] criou minha família nessa comunidade [Murici] e além de ser agricultora, era rezadeira e ajudava muito a comunidade”, defendeu o requerimento, o vereador Zé Moura.
Por fim, Zé Moura apresentou mais um requerimento [04/2014] dessa vez pedindo ao Poder Executivo o envio de Projeto de Lei para denominar o Posto de Saúde do Assentamento Remédio com o nome de Manoel Onofre de Souza o “Dr. Maneco”.
“Como neto do senhor Manoel Onofre, pai do meu pai Guaraci, eu ficaria satisfeito se o executivo enviar projeto a esta casa denominando o posto com o nome do meu avô”, disse o vereador Érico Onofre (PMDB).

Todos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes no plenário.
Também foi colocado em votação o requerimento da vereadora Neide (PSD) que requer do Poder Executivo o envio a Mesa Diretora Projeto de Lei alterando o período da licença maternidade dos funcionários públicos municipais de 4 para 6 meses baseado na lei 11.770 de 2008.

“Esse Projeto já é lei e alguns estados e municípios e eu como mulher, como mãe que sou, hoje vejo a dificuldade de muitas mães que tem que sair dos seus trabalhos, depois que se encerra os 4 meses da licença para poder amamentar seus filhos”, defendeu sua proposição a vereadora Neide.
O vereador e presidente do legislativo, Washington Sales (PROS) enalteceu a iniciativa da parlamentar. “Nada mais justo, principalmente nesse mês onde se comemorou no dia 8, o Dia Internacional da Mulher, dá mais tempo para que as mães possam cuidar de seus filhos”, disse
O último requerimento apresentado na sessão foi do vereador Bazoca (PROS) requerendo que a Prefeitura de Umarizal disponibilize ônibus escolar para buscar estudantes no município de Apodi na sexta-feira e ir deixar na segunda pela manhã.

“Por Iniciativa do prefeito Mano, o ônibus já vai deixar e buscar e Mossoró. Mas para os alunos de Apodi a situação é ainda mais difícil. Eu já me deparei com mais de um caso onde os alunos ficaram sem transporte e os pais não tem condições de tá pagando um veículo participar”, defendeu Bazoca.

“Peço que o executivo veja essa situação e se não de 8 em 8 dias, pelo menos de 15 em 15 dias fizesse esse transporte pois já ajudaria muito o bolso dos pais”, completou.



Todos os requerimentos apresentados na sessão foram aprovados por unanimidade pelos paris presentes. A sessão foi transmitida ao vivo pela FM Fraternidade 104,9, através do programa “O Legislativo em Ação”, e na internet através da “TV Web Câmara”.

Da Assessoria da CMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário