segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mais de 80 mil eleitores vão votar em trânsito nas eleições de outubro




A Justiça Eleitoral registrou o pedido de 80.494 eleitores que pretendem votar em trânsito no primeiro turno nas eleições do dia 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, no dia 31, 76.528 pessoas se cadastraram para votar em outra cidade. São Paulo recebeu o maior número de registros. Foram 12.750 pedidos no primeiro turno e 12.102 no segundo. Em seguida aparece Brasília, com 8.097 no primeiro e 7.783 no segundo.


Belo Horizonte foi a terceira capital com o maior número de eleitores cadastrados para votar em trânsito, com 4.531 eleitores no primeiro turno e 4.268 em um eventual segundo turno. A capital do Acre, Rio Branco, é a que recebeu menos registros, foram 541 para o primeiro turno e 516 para o segundo.


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as 26 capitais estaduais, além de Brasília, vão ter seções especiais instaladas para atender os eleitores em trânsito. Os locais de votação podem ser conferidos no site do TSE ou nas páginas dos tribunais regionais eleitorais de origem do título ou de destino da votação, a partir do dia 5 de setembro.


O eleitor em trânsito só poderá votar para o cargo de presidente da República e não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010. Entretanto, se não puder comparecer no dia da eleição à seção especial para votar em trânsito deverá justificar sua ausência em qualquer Mesa Receptora de Justificativas, menos na cidade onde indicou que votaria.

Essa é a primeira vez que o voto em trânsito é adotado no Brasil desde adoção da urna eletrônica, nas eleições municipais de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário