sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Washington agradece elogios da presidente da Amorn







O vereador Washington Sales (PSB) agradeceu a prefeita de Mossoró e presidente da Amorn, Cláudia Regina pelos elogios fez a estrutura da Câmara Municipal de Umarizal durante a 5ª reunião da Associação dos Municípios do Oeste do RN no último sábado (14).

“Eu quero só agradeces as palavras carinhosas da prefeita de Mossoró e de todas as pessoas que estavam naquela reunião e parabenizando a essa casa legislativa pela sua estrutura, parabenizando aos funcionários dessa casa que fizerem e deram tudo de si e a imprensa TV”, disse Washington durante a sessão dessa terça, 17.

Requerimentos entregues

Washington também lembrou da entrega dos requerimentos e ofícios dos vereadores umarizalenses que foram repassados às mãos de Cláudia Regina. “Nós entregamos a todas as reivindicações, juntamos cópias de todos os ofícios encaminhadas ao Governo Federal e Estadual para que a Amorn, juntamente com a FECAM possam nos ajudar na busca dessas ações e desses gritos que todos os dias ouvimos da população e aqui fazemos nossa parte que é cobrar as ações”, destacou.

Assessoria CMU

Vereadores de Umarizal entregam pauta de reivindicações a AMORN














Nós fizemos um resumo de tudo que reivindicamos no longo desses 9 meses dessa gestão e entregamos a prefeita Claudia Regina para juntamente com a FECAM e essa casa legislativa buscar soluções para a problemática dessa região são vários temas saúde, educação, reivindicação no sentido da agencia do INSS, de mais milho para nossa região, da UERN e todos os pontos que nós acoplamos ao longo desse tempo nós resumimos e entregamos todas as copias de ofícios a presidente da AMORN.

Cópia de todos os ofícios e requerimentos encaminhados ao Governo do Estado este ano foi entregue pelos vereadores umarizalenses, a presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte – AMORN, Cláudia Regina, durante reunião da entidade que aconteceu neste sábado, 14, na Câmara Municipal.

“Nós fizemos um resumo de tudo que reivindicamos no longo desses nove meses dessa gestão e entregamos a prefeita Claudia Regina para, juntamente com a FECAM e essa casa legislativa, buscar soluções para a problemática dessa região”, explicou o presidente do legislativo umarizalense, Washington Sales.

De acordo com Washington as cópias tratam de reivindicações diversas encaminhadas pelos vereadores para diversos órgãos estaduais e a própria governadora do estado. “São vários temas como saúde, educação, reivindicação no sentido da agência do INSS, de mais milho para nossa região, da UERN e todos os pontos que nós acoplamos ao longo desse tempo nós resumimos e entregamos todas às copias de ofícios a presidente da AMORN”, finalizou.


Elogio – A prefeita de Mossoró e presidente da AMORN, Cláudia Regina recebeu a documentação e parabenizou o vereador Washington por reconhecer a associação como meio de se buscar conquistas para o município e região. Cláudia elogiou ainda a estrutura da Câmara Municipal de Umarizal.

Assessoria CMU 

Relatório apresentado por vereador mostra ações da saúde que vem beneficiando toda Umarizal











As ações de saúde no município de Umarizal estão acontecendo e garantindo atendimento para população. É o que mostra o relatório da Secretaria Municipal de Saúde lido pelo vereador Washington Sales (PSB) na sessão dessa terça-feira (10) na Câmara Municipal.

“Sabemos das dificuldades e que tem muito a melhorar, mas é preciso destacar que o município vem desempenhando um papel importante na busca da melhoria da saúde do nosso município”, disse Washington.
O relatório lido pelo presidente mostra todas as ações no período de janeiro a 31 de agosto. Nesses meses foram realizados 979 exames de média e alta complexidade, 507 consultas especializadas e 117 pequenos procedimentos cirúrgicos. Ainda no período foram emitidas 871 passagens para tratamentos de saúde em Nata, 1230 em Mossoró e 296 para Pau dos Ferros.

“Nas farmácias foram comprados medicamentos para atender o suporte do município, além da reestruturação das equipes do PSF, e da aquisição de um gabinete odontológico para o nosso município”, destacou Washington.

O vereador ainda frisou as reformas e construção de novas unidades de Saúde beneficiando a zona rural e urbana de Umarizal. "Quero aqui destacar a construção da Unidade de Saúde da Cohab que já está em conclusão, a construção de uma Unidade de Saúde no Assentamento Remédio e a reforma da Unidade de Saúde do sitio Murici que já esta com dinheiro em conta”.

Assessoria CMU

Vereadores entregam Moções de Congratulações a blogueiros










Os blogueiros Léo Silva (Umarizal em Fotos) e Raniele Gomes receberam das mãos dos vereadores presentes da 7ª sessão do segundo período legislativo, suas Moções de Congratulações pela passagem do Dia do Blogueiro, comemorado no dia 02 de setembro no Rio Grande do Norte.

A Moção parabeniza os blogueiros pelo dia e enaltece os serviços prestados pelos meios de comunicação virtuais para comunidade.  Em sessão anterior, o vereador Armando Araújo destacou a importância dos blogs. “A gente se sente gratificado em ver que essa casa tem as portas abertas para ter a participação de todo e qualquer blogueiro. Todos comprometidos com a informação e com a prestação de serviço e daí o nosso comprimento a todos que administram blogs inclusive”, disse.

As Moções são assinadas por todos os vereadores. O presidente do legislativo e também blogueiro, Washington Sales também reforçou o papel dos blogs na sociedade umarizalense. “Um exemplo é aqui na câmara onde nós temos as matérias com as ações de cada vereador a cada sessão publicadas. Mostrando pra sociedade o que a gente vem realizando”, frisou.

sábado, 7 de setembro de 2013

Resenha da Sessão terça-feira

Na sessão dessa última terça-feira (03) os vereadores presentes na sessão trouxeram a plenária diversos pleitos da comunidade umarizalense e discutiram assuntos como a crise financeira enfrentada pelo município, a instalação de uma agencia do INSS em Umarizal, roço das estradas da zona rural, entre outros temas. Acompanhe o resumo com as principais discussões da sessão:
 
O vereador Armando Araújo (PSB) parabenizou todos os blogueiros de Umarizal, durante a sessão dessa terça-feira (03), do legislativo.  O Dia do Blogueiro foi comemorado no Rio Grande do Norte na última segunda-feira (02).
“Queria parabenizar os blogueiros de Umarizal e da região pela comemoração do Dia do Blogueiro. Hoje os blogs tem um papel social bastante importante de comunicação, de levar informação e deixar a comunidade inteirada do que acontece tanto em nossa localidade, como na região, com informações de nível nacional e internacional, enfim. Um serviço importantíssimo na nossa sociedade e vital que conquistou o seu espaço e que certamente farão parte dessa conjuntura que a gente vive”, disse Armando. 






O vereador Érico Onofre (PMDB) disse nessa última terça (03) que apresentará na próxima sessão do legislativo um projeto que irá beneficiar os produtores leiteiros de Umarizal. O “Balde Cheio”, de acordo com o vereador garante que a produção de leite aumente no município gerando economia e renda.
O vereador Érico Onofre (PMDB) solicitou o encaminhamento de um ofício ao deputado Walter Alves pedindo apoio para implantação de uma agência do INSS em Umarizal.
 “Frisando nesse ofício que já foi aprovado pelo Ministério em parecer a viabilidade da implantação através de processo administrativo”, pediu o vereador. 






O vereador Bazoca (PSB) informou na sessão dessa última terça-feira (03), que o roço das estradas da zona rural de Umarizal vai começar a ser feito a partir da semana que vem. De acordo com Bazoca a informação foi repassada pelo prefeito Mano em reunião com vereadores realizada nessa última segunda.
 “Isso não pode deixar de ser feito. O cidadão que mora na zona rural ele tem o direito de ter uma estrada qualidade pra ir e vir e ele [o prefeito Mano] me prometeu que a partir da próxima semana estaria começando a fazer o serviço nas estradas da zona rural”, disse. 






O vereador Naldo de Brancar trouxe a plenária na sessão dessa última terça-feira (03) o pleito dos jovens do bairro São José que pedem a instalação de Internet na praça da igreja.
“Os moradores pediram para instalar a Internet na praça da igreja haja vista que lá tem bastante jovem e que querem usufruir desse serviço. É interessante levarmos também para outros bairros. Porque não o Caraíbas, Lalins e outras localidades?”, indagou o vereador.
 Em resposta, o presidente da casa, vereador Washington Sales informou que o objetivo do projeto “Internet nas Praças” de sua autoria é levar acesso livre a rede para todas as praças do município. “É um pensamento dessa casa ampliar a internet nas outras praças. Ainda não foi dada continuidade porque está havendo problemas com o equipamento da empresa responsável pela internet nessas três praças do centro onde já foram instalados”, explicou.
 Washington disse que já solicitou que a empresa adeque o equipamento necessário para expansão do serviço que de acordo com ele, visa garantir que os jovens tem acesso gratuito a rede mundial e dessa forma possa acompanhar as também através da net as sessões legislativas. 






O vereador Zé Moura (PSDB) pediu na sessão dessa última terça-feira, 03, que o Dia da Independência, 7 de Setembro, voltasse a ser lembrado no calendário de comemorações de Umarizal. O vereador lembrou de um ofício de sua autoria que já foi encaminhado a Secretaria de Educação pedindo que a data seja vista.
 “Essa semana estamos comemorando a semana da pátria e eu já coloquei um requerimento aqui pedido para a Secretaria de Educação fazer algo para que o dia 7 de Setembro seja visto. Na época eu site a saudosa professora Luzineide e até falei da administração Abílio que naquela época acontecia um desfile. Acho que se investisse dava pra fazer um desfile muito bonito de 7 de setembro em Umarizal”, disse.






O vereador Washington Sales (PSB) avaliou de forma positiva a reunião dos vereadores da bancada situacionista com o prefeito Mano realizada nessa última segunda-feira (02). Em sua fala na sessão dessa terça (03), o presidente do legislativo explanou os pontos que foram tratados com o chefe do executivo.
 “Um uma reunião boa e participativa. Mano nos repassou as ações que em breve vão beneficiar a população como o projeto do saneamento básico, a Barragem Umarizeira. Nessa sexta-feira ele vai receber uma caçamba. Já veio uma retroescavadeira, a motoniveladora e agora mais esse veículo”, contou Washington.
 De acordo com o presidente, a reunião foi positiva e importante. “Pois, podemos cobrar, falamos das dificuldades, das cobranças da população e ele nos mostrou com muita clareza a situação da prefeitura com a crise financeira, mas disse que está trabalhando sem medir esforços para sanar as dificuldades”, disse.
 
Washington também falou do contentamento do gestor municipal com o dinheiro levantado através do leilão realizado recentemente, para compra de uma ambulância para Umarizal. “Ele nos dizia que ficou muito feliz como a realização do leilão. Nesse leilão o prefeito conseguiu levantar nessa fase de conclusão mais de R$ 65.000 reais e ele já mencionou que já deu entrada nesse processo de consulta de preço para aquisição de uma ou até duas ambulâncias”, completou.
Congratulação.
O vereador também pediu o encaminhamento de uma Moção de Congratulação à equipe de futebol “Veterana de Umarizal”, campeã do I Campeonato de Minicampo promovido pela Prefeitura de Umarizal, através da Secretaria de Esporte.
Outras especificações pessoais
Neide (PSD) e Robério (PSB) também usaram sua fala durante a sessão dessa terça (03) para destacarem a reunião com o prefeito Mano Onofre. Os vereadores falaram do que foi repassado pelo gestor municipal e relataram a dificuldade financeira que o município vem enfrentando com a queda nos repasses de recursos do Governo Federal.