sexta-feira, 28 de junho de 2013

Nove projetos de autoria do vereador presidente Washington Sales são aprovados










O vereador Washington Sales (PSB) repassou a presidência da Câmara Municipal para o vice-presidente, Armando Araújo (PSB) – conforme manda o regimento da casa - para poder apresentar nove Projetos de Lei (PL) de sua autoria à serem votados em plenária. Os PLs apresentados pelo vereador tratam do reconhecimento como utilidade pública nove associações comunitárias de Umarizal.

“Trata-se de um projeto que foi solicitado em conjunto das referidas associações que procuraram essa casa legislativa pedindo a aprovação do projeto para que possam ser contemplados com recursos a título de convênios”, destacou Washington solicitando o voto dos vereadores para aprovação da matéria.

O texto receber parecer favorável e conjunto das comissões responsáveis pela análise da pauta. O vereador Bazoca explicou o parecer. “As comissões sentaram, analisaram e entendemos que as associações são merecedoras desse projeto haja vista que ele trata da saúde das associações comunitárias. O projeto vem fazer com que elas tornem-se conhecidas como utilidade pública do nosso município para que elas possam buscar projetos em nível de estado, federação e município”, disse.

No uso da palavra o vereador Érico também defendeu a aprovação da pauta. “É um projeto de maior relevância. Hoje uma associação só pode firmar convênio se for reconhecida como utilidade publica” completou.

Os projetos foram aprovados por unanimidade.

Da Assessoria CMU

Vereadores aprovam projeto que cria e nomeia nova Unidade de Saúde de Umarizal










O Projeto de Lei (PL 014/2013) que cria e denomina a Unidade Básica de Saúde da Rua Joaquim Clemente em Umarizal foi aprovado por unanimidade na sessão dessa terça-feira, 25, na Câmara Municipal. A nova unidade passa a se chamar Dr. Raul da França a Alencar.

O vereador Érico Onofre elogiou a escolha do nome e votou favorável a matéria. “Para quem não conhece Raul da França Alencar ele foi o médico que dava plantão pra atender aquelas pessoas que estavam trabalhando na construção do açude da Lucrécia no ano de 1930. Então o nome mais que merecido, muito bem denominado o Posto de Saúde”, disse.

De acordo com texto do projeto o Posto abrange atendimento para os seguintes bairros: Lalins, Santa Luzia, Novo Horizonte, Osório, Centro I, Mutirão I e IPE. Em funcionamento a alguns meses a unidade foi montada pelo Poder Executivo para se adequar as normas do PROVAB - Programa de Valorização da Atenção Básica que tem como objetivo levar médicos, cirurgiões dentistas e enfermeiras para municípios que tem dificuldade de contratar estes profissionais.

Da Assessoria CMU

Projeto que cria cargo de Procurador Geral Adjunto na estrutura administrativa de Umarizal é aprovado










Por 6 votos a 2 os vereadores presentes na sessão legislativa dessa terça-feira, 25, na Câmara Municipal aprovaram o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que cria o cargo de Procurador Geral Adjunto, integrante da Procuradoria Geral do Município. Houve debate e discussões acerca do tema.

O vereador Bazoca, relator de uma das comissões responsáveis por avaliar o PL antes da votação em plenário proferiu voto favorável a matéria por entender que o município necessita do cargo. O voto dele também foi acompanhado pelo vereador Paulo Marcio que presidente outra comissão que estava incumbida de avaliar o mérito do projeto.

Contrário a aprovação do texto o vereador Zé Moura questionou o projeto e deu voto contra sua aprovação.  “Meu voto é contrário porque no momento em que Umarizal tá demitindo gente todo dia, eu não posso votar num projeto que cria um cargo e ainda aumenta a folha de pagamento”, declarou.  Opinião seguida pelo vereador Naldo que também foi contrário ao projeto.








O vereador Armando Araújo defendeu a aprovação da matéria.  “O problema das demissões é uma realidade e o próprio prefeito Mano é sensível a isso. E ele já disse que no momento que o município restabelecer as condições financeiras, aquelas pessoas que tiveram sua oportunidade elas vão ter novamente a garantia do retorno ao seu trabalho. Mas o cargo é importante, pois o procurador é o advogado da prefeitura. E nós temos uma demanda muito grande da população procurando auxilio e assessoramento jurídico”, explicou.

Os vereadores Érico Onofre e Washington Sales levantaram no debatem a importância técnica para o município com a aprovação do Projeto. Ambos votaram favorável a aprovação da matéria.

Após os debates a matéria foi aprovada por 6 a 2, já que o presidente da casa, o vereador Washington Sales só pode votar em casa de desempate e voto secreto, como determina o regimento.

Da Assessoria CMU

Câmara de Umarizal aprova projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias










A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 25, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO do Orçamento Geral do Município para o exercício financeiro 2014 de Umarizal. O projeto (PL Nº 08/2013) que trata da matéria estava nas comissões e recebeu parecer favorável de seus representantes.

“A gente entendeu que o projeto deve ser aprovado na íntegra haja vista que a gente deu prazo para que as pessoas apresentassem emendas e propusessem. Chegou até algumas sugestões, mas da forma que trouxeram já estava no projeto então analisamos e entendemos que a matéria deveria ser aprovada” destacou o relator Bazoca declarando voto favorável à matéria.

O presidente da Câmara, vereador Washington Sales reforçou a importância da matéria destacando que a sociedade civil foi ouvida pelos vereadores.  “Houve reuniões com a população, com entidades  convocadas pelas comissões e eles puderam dá sua opinião e fazer suas solicitações na forma de emendas”, disse.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público e busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual.
 
Da Assessoria CMU.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reforma do hospital, protesto, demissões e ambulância são temas debatidos durante sessão do legislativo umarizalense











Sem mais matérias para ordem do dia, os vereadores deram início as suas especificações pessoais na sessão dessa última quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Umarizal.

Hospital reformado

O vereador Érico Onofre (PMDB) trouxe a notícia de que o hospital Maternidade Dr. Érico Onofre será reformado e se tornará um modelo de referência para toda região. De acordo com o vereador o recurso para obra é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

“Através desse projeto de arquitetura o hospital passará ser modelo com relação às mais rigorosas exigências e normas técnicas da saúde nacional. Inclusive com padrões mundiais de acessibilidade para deficiente físico em todos os cômodos. Banheiros, centro cirúrgico modernizado, piso trocado, pintura, dentre várias outras técnicas que os engenheiros e os arquitetos elaboraram”, contou Érico.

“Umarizal vai ter um hospital modelo e que nenhuma cidade da região vai ter. O dinheiro já está na conta pra ser liberado”, completou.

Protesto

O vereador Zé Moura (PSDB) criticou a atuação dos políticos que foram votados em Umarizal e não corresponderam aos anseios do município. “João Maio, Henrique, Betinho Rosado, Fabio Farias, Getulio Rego, José Dias, Leonardo foram todos muito fracos para nossa cidade que está abandonada”. Destacou em sua fala.

Há exemplo do que vem acontecendo em todo o país onde manifestações populares cobram dos governos melhorias em diversas áreas que atendem a população, o vereador Zé Moura convocou os umarizalenses para saírem às ruas e protestar. “Vamos pra frente da Prefeitura, do Posto de Saúde e da APAMI até que a saúde de Umarizal venha atender bem a população, pois no momento tá um descaso total”, completou.

Ambulância até o final do ano

O vereador Paulo Marcio (PSD) disse que até o final do ano o município de Umarizal contará com uma ambulância “Semi UTI”, segundo foi lhe repassado pelo prefeito Mano Onofre. “[Em reunião com os vereadores da base governista], ele nos deu essa garantia. Que iria trazer uma ambulância Semi UTI dessas do tipo do SAMU” disse. “Esperamos que essa ambulância chegue com urgência porque Umarizal realmente está precisando”, completou.

Conquistas

O vereador Armando Araújo (PSB) relatou os resultados das viagens que o prefeito Mano Onofre vem realizando à Brasília em busca de ações e investimentos para Umarizal. Duas foram realizadas desde o início do seu mandato.

“Mano trouxe de lá a confirmação daquilo que nós discutimos nessa casa, sobre o projeto de aquicultura que só vem a beneficiar nosso município. Um projeto de mais de um milhão de reais. Vamos receber uma retroescavadeira de grande porte que vai fazer açude para todos os agricultores. Vamos ficar com uma frota de maquinário realmente vantajosa e que vai servir muito ao município de Umarizal. Uma retroescavadeira pequena, uma de grande porte, uma motoniveladora, um trator de esteira, mais um caminhão pipa, mais uma caçamba. Tudo isso graças ao interesse do prefeito de ir buscar e correr atrás” disse Armando.

Demissões

A vereadora Neide (PSD) relatou o difícil momento que o município vem passando por conta das demissões que tiveram de ser feitas. Neide destacou o compromisso do prefeito de recontratar a todos assim que a situação financeira do município volte a ficar instável. “Se Deus quiser isso vai solucionando. Ele tá fazendo uma coisa que não quer fazer, mas assim que as coisas melhorarem ele irá organizar tudo isso”, disse.

União pela Saúde

O vereador Bazoca mostrou satisfação com a notícia repassada pelo vereador Érico Onofre informando que o Hospital será reformado. Porém ele destacou que, aliado a isso a direção da APAMI e a Prefeitura chegassem a um consenso para que a saúde do município venha a funcionar adequadamente. “O Posto de Saúde está lotado de pacientes e precisa que o hospital venha a funcionar”.

Bazoca também trouxe a plenária a cobrança dos funcionários do Hospital que segundo ele estão a 10 meses sem receber. “Queria ver que isso fosse resolvido o quanto antes, porque um mês sem receber já é ruim, imagine dez”, completou.

Hospital

O vereador Robério mostrou preocupação com relação aos profissionais que irão atender a população de Umarizal após a reforma do hospital está concluída. Ele falou que o investimento é importante “Mas é necessário termos pessoas capacitadas para promover esse atendimento”

Assessoria CMU

Projeto aprovado garante mandato de quatro anos para os conselheiros tutelares de Umarizal.











Vereadores de Umarizal aprovaram nesta quinta-feira, 20, o Projeto de Lei 013/2013 que dispõe sobre alterações nos dispositivos da Lei Municipal Nº 400/2005 fazendo com que o tempo de mandato de conselheiro tutelar de Umarizal passe de três para quatro anos.

O projeto foi aprovado nas comissões de Justiça e Redação, Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização e seguiu para plenário onde foi aprovado por unanimidade.  “Como o projeto foi bastante discutido na sessão passada, onde disponibilizamos o espaço para que os membros do conselho tutelar pudessem se manifestar e fizesse um esclarecimento amplo do projeto, não houve mais uma necessidade de uma discussão”, concluiu o presidente do legislativo, vereador Washington Sales (PSB).

De acordo com Washington o Projeto de Lei passa a vigorar com o seguinte texto:  “O Conselho Tutelar do Município é órgão autônomo, não jurisdicional, composto por 5 membros e seus respectivos suplentes  escolhidos pela população local para um mandato de quatro anos, permitindo uma recondução por igual período mediante novo processo de escolha em igualdade de condições com os demais pretendentes, sendo vedada as medidas de qualquer natureza que abrevie ou prorrogue esse período”.

Ainda foram entregues as comissões para avaliação 13 Projetos de Lei que reconhecem associações do município de Umarizal, de autoria do vereador Washington Sales.

Da Assessoria CMU

domingo, 16 de junho de 2013

Vereadores apoiam manifesto de pais e professores da Escola Estadual Paulo Abílio.

Vereadores declararam apoio à reivindicação de pais, professores e alunos que lutam pela reforma da Escola Estadual Paulo Abílio. Na tarde dessa terça-feira, 13, o presidente do legislativo, vereador Washington Sales (PSB) abriu espaço durante a sessão para que a direção da escola e os pais se manifestassem.

Sem estrutura para funcionar a escola entra-se fechada desde o início da semana. De acordo com a diretora a queda do gesso do teto da escola durante horário de aula levou pais e professores a tomarem a decisão de protestar.

“Nós estamos aqui pedindo a colaboração dos senhores vereadores, enquanto pessoas que lutam pelo bem do povo, nessa luta, pois estamos lutando desde 2011. Já procuramos Dired, Secretaria Estadual de Educação e nada se resolveu e não podemos ficar esperando”, declarou a diretora Maria de Fátima.

 “Nós estamos nessa luta para que não venha acontecer uma coisa pior como vir a cair sobre os alunos. Temos crianças de 1º ao 5ª ano e a escola está realmente desabando. Se acontecer o pior, o que vai ser?”, declarou a mãe de um aluno presente no protesto.

Washington apresentou ofícios que já haviam sido apresentados pelos vereadores desde o início do ano e que também não receberam resposta por parte do Governo do Estado e da 14ª Dired.













“Agora nós vamos enviar um requerimento que tem uma força maior ao Governo do Estado anexado com o manifesto da escola. Vamos pegar o mesmo documento e procurar o Ministério Público pra que ele intervenha e entre com uma ação contra o Governo obrigando que a reforma seja feita”, declarou o presidente.

Os vereadores Zé Moura, Bazoca, Neide e Naldo, presentes na sessão também declararam apoio à luta da escola.

Projetos.

Ainda na sessão dessa terça-feira, 13, a Mesa Diretora recebeu dois projetos de lei: O PL 013/2013 que dispõe sobre alteração no artigo da na lei nº 400/2005 – Lei do Conselho Tutelar e o PL 014/2013 que dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde Dr. Raul de França Alencar.

“O projeto 014, ele trata da prorrogação do mandato dos conselheiros tutelares de três para quatro anos. Ele será apreciado nas comissões competentes e em seguida voltará para plenária para que possa ser votado e, consequentemente aprovado”, informou o vereador Washington Sales.

A próxima sessão do legislativo umarizalense acontece terça-feira, 18 de junho.

Assessoria CMU

















quinta-feira, 6 de junho de 2013

Vereadores aprovam requerimento e debatem saúde pública de Umarizal durante sessão















Requerimento verbal aprovado pelos vereadores presentes na sessão dessa terça-feira, 04, e que será encaminhado ao poder executivo municipal solicita que todas as entidades que tenham vínculo com a prefeitura tenham a bandeira de Umarizal em suas sedes e a criação de hino municipal para Umarizal. O requerimento foi apresentado pelo vereador Zé Moura (PSDB),

“Acho importância esse requerimento, pois através dele o cidadão vai poder ver e conhecer a bandeira do nosso município e que nos representa”, defendeu o vereador Washington Sales (PSB). A matéria foi aprovada por unanimidade.

 Discussões

O vereador Érico Onofre trouxe a mensagem do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho que garantiu que a agencia do INSS de Umarizal ainda será construída.

O vereador disse que o ministro explicou porque a agencia do município de Martins foi anunciada antes da que está destinada para Umarizal, já que a solicitação daqui é mais antiga. “ele me disse que saiu a de lá primeiro porque foram recursos de emendas parlamentares e que não dependeu de recursos do Ministério da Previdência. Foram recursos de parlamentares daquela cidade”, contou.

Segundo Érico, Garibaldi disse ainda que pra esse ano já não tem mais como a agencia vim para Umarizal, “Mas no próximo ano ele me garantiu que vai ser prioridade”, completou.













Audiência

A saúde pública do município de Umarizal foi a discussão levantada pelo vereador Naldo (PPS).  Ele pediu que o representante da APAMI, prefeito, vereadores e secretários do município se reunissem em audiência para discutir sobre o funcionamento do Hospital Dr Érico Onofre. “Tem que esquecer a politicagem e tentar reabrir o hospital. Eu acho que é a única saída da saúde de Umarizal”, declarou o vereador.

O vereador Robério reforçou a discussão sobre a saúde. “Se todos sentassem não ficaria esse movimento. E quem sofre é a população”.

 Apoio.

O Presidente do legislativo, Washington Sales (PSB) apoio a ideia de se reunir os representantes do município para se debater a questão da saúde de Umarizal. O vereador disse que irá encaminhar ofício convocando-os para uma reunião.

“Vamos fazer essa convocação para que eles possam esclarecer alguns pontos para os vereadores e a que nos retransmitirmos para a comunidade umarizalense”, disse Washington.

Nas comissões

O presidente da casa, Washington Sales ainda na sessão que se encontram nas comissões em análise duas matérias. “O Projeto de Lei 08/2013 que versa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2013 e o Projeto de Lei 012/2013 de autoria do executivo que dispõe sobre a criação do cargo de Procurador Adjunto”


Depois de analisadas pelos membros das comissões, as matérias retornam para Mesa Diretora da Câmara para apresentação em plenário e em seguida ser votada pelos vereadores.

LDO

Ainda antes do início da sessão dessa terça-feira, Washington ainda recebeu representantes do Sindicato dos Trabalhadores para que fossem propostas ideias e emendas à Lei de Diretrizes Orçamentários 2013 de Umarizal. A matéria encontra-se nas comissões da Câmara.

Da Assessoria CMU 




Competições fortalecem o esporte de Umarizal, diz presidente da Câmara










O presidente da Câmara Municipal de Umarizal, vereador Washington Sales (PSB), prestigiou neste final de semana a final do 1º Campeonato de Futebol de Minicampo promovido pela Prefeitura de Umarizal. O evento contou com a participação de 16 times e a decisão foi disputada entre as equipes das Traíras e do Rapé neste sábado, 01.

Washington elogiou a realização da competição, articulada pela Secretaria de Esporte e destacou a importância de promover competições esportivas no município. “Só assim vamos fortalecer cada vez o esporte em Umarizal e eu, como desportista que sempre apoia essa prática sempre tenho satisfação em participar e ajudar no fortalecimento das competições aqui em nossa cidade”, disse o vereador.

Washington ainda destacou o grande público que prestigiou o campeonato. “Não só hoje [sábado] na final, mas em todo campeonato tivemos uma grande participação das pessoas que adoram o esporte”, completou.

A equipe das Traíras sagrou-se campeã com vitória de 2x0 sobre o Rapé. O jogo aconteceu no Ozorão, campo construído pela prefeitura no bairro Ozório.









Da Assessoria da CMU

sábado, 1 de junho de 2013

Presidente Washington Sales Participa nesse momento da 5ª Conferência Municipal das cidades


















Presidente Washington Sales Participa nesse momento da 5ª Conferência Municipal das cidades, com o tema: “Reforma Urbana Já!”

A prefeitura de Umarizal, por meio da secretaria municipal de da Assistência Social e da Habitação, Sandra Maia, realiza nesse momento a 5ª Conferência Municipal das Cidades. O evento acontecer na câmara municipal, das 8 às 17 horas, com a presença do presidente, vereadores, secretários municipais, representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais e segmentos da sociedade.

A conferência esta tendo palestra, sobre o tema “Plano de Governo Municipal para o desenvolvimento urbano de Umarizal”. E outro palestrante com o tema da conferência “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”. O presidente fez abertura do evento, falando sobre a importância das conferencia para o município, tanto para o dia de hoje como para as gerações futuras.


















Assessoria da CMU