sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pagamento do Funcionalismo Municipal



O Prefeito Rogério Fonseca que desde do seu primeiro dia de governo tem sido determinado nas suas posições, de cumpri com determinação, seriedade e compromisso os destinos dos recursos públicos desta cidade, e que tem como meta principal o pagamento rigorosamente em dia dos fornecedores e funcionários desta prefeitura. Autorizou hoje a Secretaria Municipal de Finanças a repassar os arquivos de folha de pagamento dos funcionários referente ao mês de julho de 2010, para agencia do Banco do Brasil S.a.



A Secretaria de Finanças que tem um trabalho voltado para o controle financeiro deste municipio, fez a transmissão dos arquivos para a agencia do Banco do Brasil.


Portanto o pagamento do funcionalismo publico municipal referente ao mês de julho de 2010 será nesta terça-feira dia 03 de agosto de 2010.


Orientamos aos funcionários que se caso agencia do Banco do Brasil de Umarizal ainda não esteja funcionando que procurem se dividir em varias cidades da região que tenha agencia do Banco do Brasil, para evitar aglomeração em uma só agencia, pois as mesma não terão recursos suficientes para efetuar o pagamento de todos.



PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO PUBLICO MUNICIPAL

REFERENTE AO MÊS DE JULHO DE 2010


TERÇA-FEIRA DIA 03 DE AGOSTO DE 2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mais ideias e menos propaganda de TV

“Seria necessário que nossos candidatos de “centro-esquerda” estivessem preocupados em convencer o eleitorado mais com idéias e menos com o tempo de TV, os outdoors e os carros de som”

Henrique Mogadouro da Cunha*


Provavelmente se os principais candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano se sentassem para conversar, não num debate em que se quer ganhar do adversário, mas com a decência de agregar propostas e ideias, encontrariam muitas coisas em comum – e, pasmem, não seriam apenas as alianças obscuras, os financiadores oportunistas e a demagogia; disso todos nós sabemos, e eles sabem também.


Em 2005, o Brasil foi às urnas para dizer se era favorável ou contrário à proibição da venda de armas de fogo e munição em todo o território nacional. A coalizão em torno do “sim”, ainda que mal-sucedida, unia políticos de situação e oposição em torno de uma causa política, porém apartidária – coisa rara em nosso país. A derrota dessa opção no tal referendo foi resultado da força de outra coalizão que, curiosamente, também unia políticos de situação e oposição.

O referendo de 2005 mostrou que, a despeito de algumas tendências progressistas dos candidatos com chances de ocupar o Executivo federal, são precisamente as alianças desses partidos com pólos reacionários da política brasileira que freiam importantes iniciativas que poderiam uni-los. A título de exemplo, merecem atenção: a PEC do Trabalho Escravo (que prevê o confisco de terras de proprietários autuados por usar trabalho escravo); a possibilidade de união civil entre pessoas do mesmo sexo; a descriminalização do uso de drogas e seu reconhecimento como questão de saúde pública; a legalização da prática do aborto; a proibição do uso de imagens religiosas em repartições públicas. Duvido que Dilma ou Serra sejam contrários a essas medidas.


Pensar nessas discussões provavelmente desperta nos candidatos o pânico de tocar em assuntos polêmicos – tudo o que mais tentam evitar em período eleitoral. Se, por um lado, foi o PT quem incluiu algumas delas no PNDH-3 (Plano Nacional de Direitos Humanos), lançado em janeiro deste ano, a oposição mais feroz a tais pontos, por sua vez, não partiu do maior partido da oposição, o PSDB, mas de setores verdeiramente conservadores e reacionários que permeiam a maior parte dos partidos políticos brasileiros: a Igreja Católica (no tocante à sua moral, agredida pelo PNDH-3); e os ruralistas que travam a votação da PEC do Trabalho Escravo desde 2001.


Como é possível, no século XXI, o Estado brasileiro, supostamente laico, ser ainda tão atrelado aos interesses da Igreja Católica, a ponto de permitir que repartições públicas tenham estampado o cristo crucificado diante de seus cidadãos (católicos, umbandistas, protestantes, e por aí vai)? Como é possível, 122 anos depois da abolição, que o trabalho escravo seja tolerado e que sua defesa velada seja feita em pleno Congresso Nacional? Pior que isso, como é possível que os grandes partidos, supostamente de “centro-esquerda” (seja lá o que isso signifique), não se unam para resistir ao poderoso lobby conservador que desde sempre condiciona seu sucesso eleitoral? Como é possível que não chamem a população a se manifestar?


Tudo isso só é possível porque colocar os interesses do Brasil acima dos interesses partidários exigiria maturidade, honestidade, decência. Seria necessário, antes de mais nada, que nossos candidatos de “centro-esquerda” estivessem preocupados em convencer o eleitorado mais com idéias e menos com o tempo de TV, os outdoors e os carros de som – tudo pago com a venda de seus programas de governo a aliados que, na situação ou na oposição, estão sempre no poder. Deveríamos pedir aos candidatos que suas campanhas discutissem – que sonho! – projetos políticos, propostas para o país. Pouco provável, não é?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eleitores carentes pode tirar RG gratuitamente

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP/RN) vão assinar, nesta quinta-feira (29), acordo de cooperação que visa estabelecer condições especiais para que eleitores que não possuam qualquer documento de identificação com foto possam obter sua carteira de identidade, de forma gratuita.


De acordo com o TER/RN, a medida vai beneficiar eleitores pobres, que possuem título de eleitor, mas que não têm documento oficial com foto. A cooperação terá caráter emergencial e será válida apenas para quem precisar tirar primeira via do RG.


Durante a assinatura do acordo, que vai acontecer às 10h no Plenário do Tribunal, o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira de Souza, e a diretora geral do órgão, Andréa Campos, darão maiores detalhes sobre o esforço conjunto que possibilitará a muitos eleitores poder votar no dia 3 de outubro.


Para receber o documento de RG, é preciso levar duas fotos 3 x 4 e certidão original de nascimento ou de casamento, além da comprovação de falta de condições financeiras.


Requisitos para ser atendido pelo benefício:- Ter título de eleitor;- Ser pobre;- Não ter nenhum documento oficial de identificação com foto; - Não ser eleitor de um dos 11 municípios que terão votação com identificação biométrica (Alexandria, João Dias, Pilões, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, São José de Mipibu e Nísia Floresta).
voltaremos com mais detalhes.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Pesquisa mostra avanço grandioso de Ibere

O iní­cio da cam­pa­nha po­lí­ti­ca elei­to­ral co­me­ça a dei­xar claro que, a exem­plo do que já apon­ta­ram as úl­ti­mas dis­pu­tas es­ta­duais, não se ganha elei­ção de vés­pe­ra. A pri­mei­ra ro­da­da de pes­qui­sas da par­ce­ria Fe­de­ra­ção das In­dús­trias do Es­ta­do do Rio Gran­de do Norte (FIERN)/ COR­REIO DA TARDE e ins­ti­tu­to Start mos­tra que um qua­dro de se­gun­do turno co­me­ça a se con­fi­gu­rar.


De acor­do com os nú­me­ros co­lhi­dos entre 16 de 18 deste mês, em 37 mu­ni­cí­pios, onde foram ou­vi­das 1.506 pes­soas, a van­ta­gem da se­na­do­ra Ro­sal­ba Ciar­li­ni sobre o go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza co­me­ça a di­mi­nuir. Adi­fe­ren­ça, que em ou­tras pes­qui­sas che­gou a ser su­pe­rior a 30%, di­mi­nuiu após as pri­mei­ras mo­vi­men­ta­ções po­lí­ti­cas.


De acor­do com a pes­qui­sa es­ti­mu­la­da (aque­la em que o en­tre­vis­ta­dor cita o nome do can­di­da­to), 44,7% (673) dos en­tre­vis­ta­dos apon­ta­ram sua in­ten­ção de voto para o Go­ver­no do Es­ta­do em Ro­sal­ba Ciar­li­ni. Ou­tros 24,4% (368) dis­se­ram que vão votar em Iberê Fer­rei­ra. O ex-prefeito de Natal, Car­los Eduar­do Alves, tem 12,5% (188) das in­ten­ções de voto. Dos can­di­da­tos de par­ti­dos pe­que­nos, San­dro Pi­men­tel foi que o se saiu me­lhor, com 0,7% (11). Os ou­tros qua­tro can­di­da­tos foram ci­ta­dos na pes­qui­sa.


A pes­qui­sa Fiern/CT/Start mos­tra que os can­di­da­tos vão ter de cor­rer atrás de tirar votos uns dos ou­tros. É que ape­nas 8% dis­se­ram não saber res­pon­der ou não res­pon­de­ram, o que os ins­ti­tu­tos con­si­de­ram fazer parte do quantitativo de in­de­ci­sos.


A mar­gem de con­fia­bi­li­da­de da pes­qui­sa é de 95% e e a mar­gem de erro é de 2,52%, para cima ou para baixo. Os mu­ni­cí­pios foram sor­tea­dos de acor­do com suas re­giões.

domingo, 25 de julho de 2010

Carreata do Oeste foi um sucesso

A Carreata do Oeste que saiu de Mossoró às 15hs da para percorrer 11 cidades Apodi, Itaú, Riacho da Cruz, Umarizal, Lucrecia, Frutuoso Gomes, Antonio Martins, Alexandria, Rafael Fernandes e Pau dos Ferros foi o maior sucesso.
Nas cidades por onde a caravana passava o povo recebia o Governador Ibere e a Senadora Vilma com muito aplausos.


Em Umarizal os Vereadores Washington Sales, Armando Araujo, Eliete Bezerra e o Prefeito Rogério Fonseca receberam Ibere e Vilma juntamente com lideranças e o povo de Umarizal com muita alegria e saudação, onde percorreram as principais ruas de Umarizal.



PARABENS MAMÃE

O Vereador Washington Sales esteve neste sábado pela manha em Tibau para prestigiar o aniversario da sua genitora Maria Jose de Oliveira Sales, e retornou a tarde para prestigiar a Carreata do Oeste de Ibere , Vilma e comitiva, logo após a passagem da carreata o Vereador foi prestigiar o casamento de Eriverton e Mienda na casa da Cultura.
O Vereador transcreveu essas palavras para sua mãe

Feliz Aniversario minha querida mãe não tenho palavras para lhe dizer o quanto tem amo e o quanto você é especial na minha vida, és meu porto seguro aquela que sempre estar do meu lado em toda caminhada, me dando força e coragem para seguir em frente com muita dedicação e amor, e sempre seguimos arrisca os ensinamentos que nos ensinou, sinceridade, honestidade, humildade, fraternidade,fidelidade.

TE AMO MUITO MINHA QUERIDA MAE
FELIZ ANIVERSARIO
O QUE DESEJA O VEREADOR WASHINGTON SALES

quarta-feira, 21 de julho de 2010

TRE divulga eleitorado do RN

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande divulgou o relatório com a distribuição do eleitorado do Estado para o pleito de 3 de outrubro de 2010. O Tribunal Superior Eleitoral concluiu em 9 de julho a auditoria do Cadastro de Eleitores, que é realizada após o último prazo de inscrição de eleitores, 5 de maio.


O número total de eleitores do Estado passou a ser de 2.246.691. Natal, maior colégio eleitoral do Estado, terá neste ano 524.497 eleitores aptos a votar. Já Mossoró terá 159.030 eleitores. A Zona Eleitoral com menor número de eleitores é a 45ª, que abrange os municípios de São Fernando e Timbaúba dos Batistas, na Região do Seridó, com 5.015 eleitores.


Os novos dados estão disponíveis no site do TRE/RN. Também estão disponíveis os dados relativos à distribuição de eleitores – quantitativa e percentual – por sexo e faixa etária.

terça-feira, 20 de julho de 2010

PAGAMENTO ABONO SALARIAL

Começou deste do dia 12 de Julho o pagamento do abano salarial para os funcionários da Prefeitura Municipal de Umarizal. O Banco do Brasil responsável por essa distribuição através de um convenio firmado com a Prefeitura para antecipação do Abono Salarial, fez os créditos nas contas dos funcionários públicos municipais do dia 12 ao dia 16 de julho de 2010, ficando alguns sem receberem por ter divergências nas informações cadastrais.


A Agencia encaminhou a Prefeitura a relação dos funcionários que tiveram seus créditos depositados nas contas, como também os que receberão na sexta-feira dia 23 de Julho de 2010, que serão depositados nas respectivas contas dos funcionários.


A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Finanças informa a todos os funcionários públicos municipais que procurem as informações na Secretaria de Finanças para tirarem todas as suas duvidas em relação ao pagamento do abono, no horário de 8:00 as 13:00 e 15:00 as 17:00 de segunda a sexta, onde serão tiradas todas as duvidas.


Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 18,4 milhões de trabalhadores têm direito a receber o benefício, com um dispêndio estimado em R$ 9,4 bilhões para o FAT.


Estão aptos a receber o abono salarial trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos; trabalharam pelo menos 30 dias no ano-base 2009; receberam até dois salários mínimos de média no período trabalhado (2009), e foram informados corretamente sobre a Relação Anual de Informações Sociais (Rais de 2009) pela empresa ou instituição empregadora.


PAGAMENTO DO ABONO SALARIAL PARA OS QUE AINDA NÃO RECEBERÃO E TEM DIREITO.
DIA 23 DE JULHO DE 2010
SEXTA-FEIRA.

Vejam o que pretende fazer os três principais candidatos ao governo pela segurança púbica do RN

Depois de vivermos um dia de terror e medo na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, vamos transcrever as entrevistas dos 03 principais candidatos ao governo do estado, dada ao portal nominuto.com, dizendo o que pretende fazer para melhorar a segurança publica do nosso estado.

Vejam o que disseram na entrevista ao portal nominuto.com
Carlos Eduardo (PDT) - Eu acredito que o problema da falta de segurança no RN pode ser resolvido a partir de cinco frentes: redistribuição operacional das polícias civil e militar no interior do estado e na Região Metropolitana de Natal; valorização dos agentes; fortalecimento da inteligência e do policiamento preventivo; reforma física das unidades de segurança e reincorporação do sistema penitenciário à segurança pública e defesa social. O policiamento não pode continuar sendo planejado “às cegas”: é preciso adotar uma estratégia baseada em estatísticas de ocorrência e no fluxo de turistas, realizar patrulhamento diferenciado nos bairros e nas áreas comerciais e criar corredores de segurança nas principais estradas de nosso estado. Para melhorar o patrulhamento e o atendimento aos cidadãos, nós vamos implantar computadores conectados à internet nos veículos: as pessoas poderão prestar queixa nas próprias viaturas, e as estatísticas serão alimentadas em tempo real, facilitando a adoção de medidas rápidas e eficazes. Outra meta importante é remover os presos das delegacias. Por fim, é preciso dizer que nenhuma dessas medidas terá sucesso isoladamente. Nosso Programa de Governo (http://bit.ly/aocXvk) obedece ao princípio da transversalidade: para que a violência diminua, é preciso também fazer investimentos na Educação, Saúde, Infraestrutura, Cultura, Esporte, Lazer, Habitação e Turismo de forma planejada e integrada.

Iberê Ferreira de Souza (PSB) – O combate à violência é hoje o maior desafio do poder público no Brasil, em todos os níveis de governo. Embora o Rio Grande do Norte seja um dos estados do País com menores índices de criminalidade, não estamos fora desse contexto. Nos últimos anos, a Segurança tem recebido atenção prioritária do Governo do Estado. Reforço no efetivo, aquisição de novas viaturas e armamentos, treinamento da tropa, modernização da estrutura e do serviço de inteligência, valorização do policial. Mas, ainda temos muito em que avançar. Nossa prioridade absoluta será o combate ao tráfico e ao uso de drogas em nosso Estado. Vamos ampliar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) que chegará a todas as escolas públicas e privadas do Estado. O programa Ronda Escolar - que hoje funciona em Natal - será expandido para o interior, beneficiando todas as cidades-polos das regiões do Rio Grande do Norte. Estamos implantando um policiamento especial nos municípios que fazem fronteira com outros estados. Adquirimos viaturas especiais e estamos reforçando o efetivo nessas cidades. Nosso próximo passo será criar um Batalhão de Fronteira, cujo objetivo prioritário é impedir a entrada de drogas e armas em nosso Estado. Também vamos lutar para ampliar o efetivo da Polícia Federal no RN, uma reivindicação antiga e necessária para a eficiência do combate ao tráfico de drogas. A ação policial só alcança os resultados esperados e planejados com investimento no setor de inteligência. Natal ganhou este ano um moderno Centro Integrado de Operações Especiais, que controla e direciona todo o aparato policial. O serviço, conhecido como Ciosp, está chegando a Mossoró ainda este ano e será expandido para os 15 municípios mais populosos do Rio Grande do Norte.

Rosalba Ciarlini (DEM) - O Rio Grande do Norte empacou, andou de lado e está ficando para trás na corrida pelo desenvolvimento e na Segurança Pública não é diferente. A expectativa gerada nas urnas, oito anos antes, foi abortada por gestores que traíram a confiança da população e não souberam fazer o nosso estado acontecer. Na segurança pública vamos modernizar e assegurar o financiamento suficiente e permanente do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social que proporcione estrutura física, equipamentos, armamentos e veículos adequados à segurança e ao conforto dos cidadãos, dos serviços e dos operadores do sistema. Instituir programas permanentes que promovam o uso das novas tecnologias, a integração entre as polícias estaduais e os demais atores públicos e privados, a qualificação continuada dos recursos humanos, a transparência e o controle social. Entre outros programas vamos implantar o "Inquérito Policial Eletrônico", combater o desvio de função dos servidores e melhorar o índice de esclarecimento de crimes. Vou colocar em prática a filosofia do projeto "Ronda do Quarteirão" que no Ceará está dando excelentes resultados. Ampliar, interiorizar, equipar e especializar os serviços do ITEP, garantindo uma perícia eficiente e eficaz. Reestruturar, modernizar e ampliar os serviços do Corpo de Bombeiros e da PM. É preciso mais policiais, novos equipamentos e novos modelos de relacionamento com a sociedade. É preciso cuidar de nosso policial com assistência psiquiátrica, requalificação e treinamento constante. E com a Força da União vamos fazer o RN acontecer.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Entenda como as impugnações serão julgadas



Na última semana, a palavra impugnação tem aparecido com destaque no noticiário político brasileiro. Levantamento parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que foram apresentadas 2.776 ações contestando os registros de cerca de 20 mil candidatos que desejam concorrer às eleições este ano. As irregularidades encontradas até o momento são diversas. As mais banais ocorrem apenas pela falta de algum documento exigido, como a foto do candidato. Outras, as mais graves, contestam as candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa, por conta, por exemplo, de condenações criminais. Essas são as que mais provavelmente implicarão mesmo em inelebibilidade dos candidatos.

As impugnações com base no ficha limpa, até o final da tarde de ontem, somavam 403. Já foram divulgados os nomes de 397 políticos impugnados. Os outros seis, do Mato Grosso do Sul, ainda estão sob sigilo, porque o Ministério Público Eleitoral verifica se não são homônimos de outras pessoas.

Veja a lista de impugnações apresentadas pelo Ministério Público


Em primeiro lugar, é importante explicar que impugnações não significam já a decretação da cassação da candidatura. Impugnação é sinônimo de contestação. Ou seja, por entender que determinadas candidaturas estão irregulares, o Ministério Público Eleitoral, ou mesmo outros partidos e cidadãos entraram com ações de impugnação, questionaram as candidaturas. Feitas essas contestações, caberá à Justiça Eleitoral julgá-las e confirmar ou não que tais candidatos estão inelegíveis. Assim, a impugnação é apenas o início de um processo.


Para qualquer pessoa concorrer, é preciso respeitar uma série de requisitos previstos na legislação eleitoral. Os candidatos, entre outras coisas, devem comprovar que possuem idade mínima para o cargo, que se descompatibilizaram de função pública no tempo correto e possuem grau de escolaridade suficiente. Além disso, quem tiver problemas na Justiça, condenações por órgãos colegiados ou rejeição de contas pelos tribunais especializados também podem ficar de fora da eleição.

O primeiro passo para se candidatar é ser filiado a um partido político. Mas, para entrar na disputa, é preciso estar filiado na agremiação por pelo menos um ano antes da eleição. Depois, a legenda tem que aprovar os nomes em convenção, para depois entrar com o registro de todos os candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado e do Distrito Federal. Os nomes e as chapas são publicadas no Diário da Justiça.


Mesmo com a publicação, não significa que o candidato pode contar com a aprovação do registro. A partir da divulgação da lista, o Ministério Público, partidos políticos e coligações podem apresentar, no prazo de cinco dias, ações de impugnação de registro de candidato (AIRC). O objetivo do instrumento jurídico é impedir a homologação judicial da inscrição de um candidato no pleito eleitoral.


Os promotores eleitorais e os advogados dos partidos e coligações vão examinar toda a documentação apresentada pelos candidatos. Se alguém não preencher um requisito previsto na Lei Complementar 64/90 - que foi atualizada pela Lei do Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) - vai ter que se defender na Justiça. A impugnação é a contestação contra uma candidatura que tem problemas. Que pode ser a falta de um documento - do diploma escolar a uma certidão criminal - até uma condenação com sentença transitada em julgada.


Apresentadas as ações de impugnação, tanto os tribunais regionais quanto o TSE têm prazos estabelecidos para julgar todos os registros de candidatura. As cortes locais precisam analisar os casos até o dia 5 de agosto. Já para o TSE, a data final é 19/08, quando todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos deverão estar julgados, assim como as decisões publicadas. Na prática, porém, isso pode se estender além desse prazo. O próprio presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, já adiantou que é possível que algumas ações de impugnação só sejam julgadas depois das eleições. Isso já aconteceu em pleitos passados. Impugnado um candidato pelo TRE, ele pode recorrer ao TSE. Mas o Tribunal Superior Eleitoral é a instância final sobre esses casos. Não cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal.


Não havendo impugnações, os pedidos de registro de candidatura são encaminhados aos juízes relatores, que levarão os processos para análise do plenário de cada tribunal. Mesmo que não haja contestação, a inscrição pode ser negada pela corte eleitoral, já que o magistrado responsável pelo caso vai verificar se o candidato preenche as condições de elegibilidade. Entre elas, estão a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária, a idade mínima exigida para cada cargo, bem como a verificação dos antecedentes para fins de inelegibilidade.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Fichas sujas não devem atrasar resultados das eleições no RN



As eleições no Rio Grande do Norte não devem sofrer atraso por conta dos pedidos de impugnação dos candidatos ditos ficha suja. Amparados recursos e liminares, eles podem ter seus registros indeferidos apenas após as eleições, retardando a divulgação do resultado.


Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), desembargador Expedito Ferreira, o estado soma três ou quatro pedidos de impugnação, sendo que “os motivos são quitáveis, como falta de quitação eleitoral, multa, não-entrega de documentos”. A afirmação foi cedida ao jornalista Diógenes Dantas durante entrevista para o Jornal 96, da 96FM.


Além disso, Expedito Ferreira declara que o TRE vai intensificar a fiscalização da propaganda irregular. Uma das razões para tanto é o maior peso que a internet terá neste processo, o que representa uma novidade em termos de fiscalização. No momento atual da campanha é permitido o uso de alto falante, aparelhagem de som, realização de comícios e propaganda online.


“Vale lembrar que estão proibidos os ‘showmícios’, com distribuição de camisetas, adesivos ou qualquer outro tipo de material pago”, Expedito Ferreira alerta. Outra das novidades para as próximas eleições é a possibilidade de voto em trânsito. Com ele, os eleitores poderão escolher seu candidato para presidente estando em qualquer capital do país. O período para a solicitação tem início hoje (15) e segue até o dia 15 de agosto.


A partir das eleições de 2012, também será implantado em Natal o voto biométrico, sistema que permite a identificação do eleitor através da impressão digital. O recadastramento dos 517.856 eleitores da capital será realizado no próximo ano.


Nas eleições deste ano, 100 mil eleitores de 11 municípios – correspondente a 5% do eleitorado potiguar – já votarão através do sistema informatizado. Em 22 de agosto, inclusive, haverá uma simulação da eleição biométrica no município de Alexandria, interior do estado, para que a mídia e a população possam se informar melhor sobre o novo processo.


Voltando às eleições deste ano, Expedito Ferreira aproveitou para anunciar que serão quase 32 mil convocados para trabalhar durante o processo eleitoral. Deste total, os mesários somam 27 mil. O restante é composto pela equipe de apoio, informática, técnicos de urnas, motoristas e policiais militares. “Também vamos oferecer um vale alimentação no valor de R$ 20 a cada mesário no dia da votação”, acrescenta Ferreira. Ele espera eleições tranquilas em 2010.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

RIO GRANDE DO NORTE REDUZ POBREZA EM MAIS DE 40%

O Rio Grande do Norte é o Estado do Nordeste com menor índice de pobreza extrema e o segundo com menor número de pessoas em pobreza absoluta. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), apontando a redução de 41,5% da pobreza no RN nos últimos 14 anos.

Segundo o estudo, a queda nas taxas de pobreza extrema e absoluta foi mais intensa no período de 2003 a 2008, período do governo do Presidente Lula e do Governo do PSB no RN (Vilma e Iberê). Os especialistas do Ipea atribuem essa acelerada redução da miséria ao programa Bolsa Família, do Governo Federal, que atende hoje a 336.890 famílias no RN.

O estudo usou como parâmetro a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, e as Contas Nacionais e Regionais, do Tesouro Nacional. A pobreza absoluta se configura quando a renda média domiciliar per capita não ultrapassa meio salário mínimo. Já a pobreza extrema é quando essa mesma renda fica abaixo de um quarto do mínimo, que hoje representa R$ 127,50 mensais por pessoa.

Com base nesse levantamento, o Ipea acredita que, se essa política social tiver continuidade, em 2016 o país terá superado a miséria e reduzido a 4% a taxa nacional de pobreza absoluta.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Umarizal um Canteiro de Obras

O Prefeito Rogério Fonseca continua sua lutar incansável pelo desenvolvimento da nossa cidade, além das obras que estão em andamento como as pavimentações e uma quadra Poli esportiva no Bairro Caraíbas, brevemente estão sendo publicados os editais para construção de Uma Praça de no Largo Airton de Souza e pavimentação de ruas, continuando assim seu papel como gestor publico.
EXTRATO DO CONTRATO

CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Umarizal RN, situada na Avenida Gavião Nº 19 – Centro – Umarizal RN.

CONTRATADA: J. L. CONSTRUÇÃO LTDA CNPJ 03.661.040/0001-72, Situada na Rua Avelino Cunha nº 04, Bairro Planalto 13 de maio, Mossoró RN.

OBJETO: serviços de drenagem e pavimentação das Ruas Manoel Sebastião, Manoel Alves, Almino Afonso Pedro Amorim e Rua Almáquio Dias na Zona Urbana do município de Umarizal atendendo ao Convênio Nº 050/2009 – SIN, celebrado entre a Secretaria de Estado da Infra Estrutura e a Prefeitura Municipal de Umarizal RN. De acordo com especificações contidas no Plano de Trabalho; Tomada de Preços nº 018010001/2010 – TP/PMU.

VALOR DO CONTRATO: R$ 206.060,05 (duzentos e seis mil sessenta reais e cinco centavos),

VIGÊNCIA: 31 de dezembro de 2010.

DATA DA ASSINATURA: 05 de abril de 2010
RESPONSÁVEL: José Rogério de Souza Fonseca – Prefeito Municipal.

EXTRATO DO CONTRATO

CONTRATANTE: Prefeitura Municipal de Umarizal RN, situada na Avenida Gavião Nº 19 – Centro – Umarizal RN.

CONTRATADA: M.A. DE OLIVEIRA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS DE LIMPEZA LTDA, situada na Rua Olho D água do Borges, Nº 136, Centro – Umarizal/RN. – CNPJ/MF 10.575.989/0001-15.

OBJETO: serviços de construção de uma quadra poliesportiva atendendo a convenio celebrado com o Governo Federal através do Ministério do esporte/Caixa Econômica Federal (contrato de Repasse nº 0239914-98/2007) – conforme Tomada de Preço Nº 011/2009.

VALOR DO CONTRATO: R$ 117.741,53 (cento e dezessete mil setecentos e quarenta e um reais e cinqüenta e três centavos)
VIGÊNCIA: 30 de junho de 2010.

DATA DA ASSINATURA: 01 de dezembro de 2009
RESPONSÁVEL: José Rogério de Souza Fonseca – Prefeito Municipal.
Além de alguns convenios Federais empenhados que estão em fase de andamento como:
Pavimentaçao da Rua Cascimiro Xavier
Pavimentaçao da Av. 27 de Novembro

Foi um Sucesso o Avança Oeste

A Coligação "Vitória do Povo" (PSB, PT, PTB e PPS) começou pela região do Alto Oeste, em Pau dos Ferros, a campanha para a reeleição do governador Iberê Ferreira de Souza e dos candidatos ao senado Vilma de Faria e Hugo Manso. Já no primeiro evento de mobilização, marcado pelo lançamento do "Avança Oeste", prefeitos, vereadores, lideranças políticas e caravanas de 45 municípios do Alto e Médio Oeste lotaram o Clube Éden no sábado (10).


O Vereador Washington Sales, Armando Araújo, Prefeito Rogério Fonseca e demais lideranças, estiveram presentes ao Avança Oeste em Pau dos Ferros.

No evento de lançamento do programa em prol do desenvolvimento da região, estiveram presentes, além do governador Iberê Ferreira de Souza, do candidato a vice Vagner Araújo e dos candidatos ao senado Vilma de Faria e Hugo Manso, os deputados federais Henrique Alves, Fátima Bezerra e Sandra Rosado, os deputados estaduais Larissa Rosado, Salismar Correia e Poti Júnior.

Confiante, a candidata ao senado Vilma lembrou em seu discurso dos avanços já sentidos na região, desde quando ela era governadora, e que estão tendo continuidade com o governador Iberê. "Tivemos o IFRN e ampliação da UERN em Pau dos Ferros, recuperação e construção de novas rodovias (como a BR 226), melhorias na saúde, além da adutora do Alto Oeste, que está chegando com água da barragem de Santa Cruz do Apodi na maioria das cidades da região".

Iberê lembrou da sólida parceria com o Governo Lula. "Quem é de um lado tem que se manter do mesmo lado sempre; e não é em Brasília ter uma cara, interrompendo os projetos de Lula, e aqui ter outra. Defender uma posição lá e outra aqui. Está na hora de tirar a máscara. É preciso escolher o melhor, o mais competente, o que tem melhor proposta. Nós somos Lula lá e Lula aqui", disse conclamando a participação de todos nas eleições.

Os candidatos a deputado pela região, Adenúbio Melo, Antônio Júnior, George Soares, Gustavo Fernandes, Dr. Zé Júlio, Pelé e Pio X. Elias Fernandes e o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Nilton Figueiredo, também estiveram presentes no evento deste sábado (10).

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ibere faça lancamento da sua campanha no oeste, amanha em Pau dos Ferros


O Governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) com o vice Vagner Araújo (PSB) e a senadorável Wilma de Faria (PSB), fazem o lançamento oficial da campanha na Região Oeste na cidade de Pau dos Ferros, às 10 horas, no Clube Éden.


Começando assim sua campanha e mostrando seu potencial, estarão presentes prefeitos, vereadores e lideranças do oeste potiguar.


Volto com os detalhes de como foi o essa grande concentração





terça-feira, 6 de julho de 2010

Candidatos registram suas candidaturas e mostram previsão de gastos de campanha

Foram registradas sete candidaturas à disputa pelo do Rio Grande do Norte e juntos eles pretendem gastar no pleito de 2010 um valor máximo de R$ 21,08 milhões.

A previsão orçamentária da campanha foi apresentada ontem junto com a documentação do pedido de registro de candidatura.

Protocolaram a solicitação para disputar o Governo do Estado Carlos Eduardo (PDT), Rosalba Ciarlini (DEM), Iberê Ferreira (PSB), Sandro Pimentel (PSOL), Simonte Dutra (PSTU), Bartô Moreira (PRTB) e Roberto Ronconi (PTC).

O candidato com a previsão de gastos mais elevada é a senadora Rosalba Ciarlini. Ela pretende gastar na campanha até R$ 12 milhões. Já, o valor mais modesto está com a candidata do PSTU, Simone Dutra, que pretende gastar, no máximo, R$ 30 mil.

Os pedidos de candidatura foram entregues com o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP), além dos documentos pessoais dos próprios candidatos.

Até o próximo sábado, 10, o Tribunal publicará no Diário da Justiça a lista de todos os candidatos com pedido de registro. Caso algum pretendente ao pleito não tenha sido registrado pelos partidos poderá solicitar, individualmente, o pedido até 48 horas após a divulgação da lista.

O secretário judiciário da Corte, Alexandre Albuquerque, explicou que todos os pedidos de registro de candidatura, após o protocolo, seguem direto para a Presidência. A partir daí, é feita a autuação e designado o juiz relator para cada pedido de registro. Nessa fase, o membro do TRE analisa o processo e pode até solicitar diligências. Antes de ir ao julgamento do Pleno, o processo é enviado à Procuradoria Regional Eleitoral, que emite o parecer.

O Tribunal terá até o dia 5 de agosto para apreciar todos os pedidos de registro de candidatura.

Os partidos políticos deixaram mesmo para última hora a entrega dos pedidos de registros das candidaturas. Embora o TRE tenha feito plantão no sábado e domingo, apenas ontem à tarde chegaram os primeiros registros. Foi o PTC, legenda presidida por Miguel Mossoró, o primeiro a protocolar a solicitação. A legenda que estava sendo anunciada, semana passada, como integrante da coligação com o PHS, PSDC e PP resolve sair só e lançou Roberto Ronconi para o Governo. A legenda também colocou como candidato ao Senado Clóvis Ferreira, que terá como suplentes Marcelo de Góis e Ivan Epaminondas.

O PSOL lançou como candidato a governador Sandro Pimentel e ao Senado Valdemar Soares e Ronaldo Garcia. Tanto o PSOL quanto o PTC entram na campanha com chapas "puro sangue". No caso do PSOL, a legenda declarou R$ 50 mil como previsão do gasto de campanha.

Já os sete candidatos ao Senado previram gastos diferentes no que concerne ao valor apontado como teto máximo das respectivas campanhas. Juntos os que disputam as duas cadeiras do Senado Federal apresentaram uma previsão de R$ 21,6 milhões. Os candidatos com a maior expectativa de gasto são os senadores José Agripino Maia (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB). Cada um pretende gastar R$ 6 milhões.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) planeja aplicar na campanha R$ 3 milhões. O mesmo valor é a previsão de Hugo Manso (PT). Sávio Hackradt (PC do B) pretende gastar no pleito R$ 1 milhão. Joanilson de Rego (PSDC) pretende gastar R$ 1,5 milhão. Marqueteiro do candidato ao Governo Iberê Ferreira, o publicitário Alexandre Macedo avaliou que a previsão de o candidato gastar R$ 6 milhões é suficiente para cobrir o marketing e ainda uma "há uma sobra considerável" para cobrir outros custos. "Acho que cada um declarou o limite máximo do seu gasto.

No tocante a área de marketing (do governador Iberê Ferreira), os valores cobrem e há uma sobra considerável, relativo a outros custos, custo de área jurídica, mobilização", comentou o publicitário.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PARABENS MINHA QUERIDA SELEÇAO

Não podemos nós brasileiros sermos cruéis com nossos heróis que tanto nos deram gloria e alegria, pois perdemos a batalha não a guerra, porque o Brasil é penta e nem uma seleção ganhando a copa será penta.

Devemos sim agradecer pelo esforço e luta que todos tiveram na busca da vitória , ao professor dunga que lutou ate as ultimas conseqüências para ver nossa seleção campeão, ao jogadores que deram seu suor para lutar pelo Brasil.

VALEU BRASIL, VALEU SELEÇAO.


Vereador Washington Sales – Umarizal - RN

TSE SUSPENDE DECISÃO QUE CONTRARIAVA PRESIDENCIÁVEIS

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, resolveu nesta quinta-feira (1º) suspender a decisão que proibia o uso de imagem e voz dos presidenciáveis em programas eleitorais de partidos que tenham alianças diferentes nas disputas regionais. Na sessão da última terça-feira (29), os ministros decidiram, por maioria dos votos, responder negativamente à consulta feita pelo PPS, que questionava a possibilidade de os presidenciáveis aparecerem nas campanhas de outros partidos nos estados.

A decisão de Lewandowski ocorreu durante a sessão de hoje, a última antes do início do recesso legislativo. Os ministros começaram a analisar uma consulta feita pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO), que fez questionamentos similiares ao do PPS. Por conta da repercussão negativa da primeira decisão, que suscitou polêmica entre partidos da base aliada de Lula e da oposição, Lewandowski decidiu pedir vista antecipada da consulta. Além disso, determinou que a publicação do acórdão do julgamento de terça-feira seja suspensa.

Com a decisão anterior, os partidos ficariam proibidos de usar nos estados imagens ou depoimentos dos presidenciáveis caso estivessem coligados com siglas adversárias no plano nacional. No Rio de Janeiro, por exemplo, Fernando Gabeira (PV), por estar coligado com o PSDB, estaria proibido de ter, na sua campanha, tanto Marina Silva (PV) quanto José Serra (PSDB).

Em São Paulo, outro exemplo: Geraldo Alckmin (PSDB) não poderia mostrar imagens de Serra por estar coligado, regionalmente, com partido nanico que também lançou candidato à Presidência. O PHS, que está junto com os tucanos na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, tem Oscar Silva como seu nome ao Palácio do Planalto.

“Recentemente respondemos consultas de propaganda eleitoral, matéria controvertida que comporta uma série de perspectivas. Precisamos fazer uma segunda reflexão sobre essa matéria oportunamente no mês de agosto”, disse Lewandowski, de acordo com a Agência Brasil. O presidente do TSE afirmou que a matéria voltará a ser discutida na primeira sessão após o recesso forense, que termina em 2 de agosto. A propaganda no rádio e na televisão começa em 17 de agosto.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Lauro e Lavo reinvidicam ações para Umarizal


O advogado Lauro Maia, juntamente com o deputado Lavoisier, se encontraram no início desta semana com o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Leopoldo Rosado, ocasião em que solicitaram ações nos municípios de Umarizal, Caraúbas e Apodi.

O advogado e o deputado pediram a liberação de convênio para a realização de drenagem e pavimentação de vias públicas em Umarizal, além da aquisição de medicamentos para as unidades de saúde.

Para Caraúbas, Lauro Maia e "Lavô" solicitaram a aquisição de uma ambulância para o município, além da liberação de recursos para a conclusão das seguintes obras: restauração do prédio da prefeitura, construção do centro de multiuso e palco da praça de eventos.

Para o município de Apodi, a dupla solicitou junto ao Gabinete Civil do Estado, a compra de ambulâncias para o Hospital Regional do município.


SEGUNDO JÁCOME (twitter.com/segundojacome).

Câmara Municipal de Umarizal entra em recesso


A Câmara Municipal de Umarizal entrou em recesso parlamentar nesta terça-feira 29 de junho de 2010, onde foi realizada sua ultima sessão do 1º período legislativo, retornando seus trabalhos no dia 03 de agosto de 2010.

O Vereador Washington Sales, disse que nesse primeiro período a casa desenvolveu suas atividades com muita competência e dedicação, ali foram aprovados vários projetos e requerimentos, sempre na maioria das vezes por unanimidade, pois as discussões e diálogos são importantes para o bom andamento dos trabalhos, porque ali todos nós temos um compromisso com o povo independente das nossas posições políticas partidárias, quando algo é de interesse da sociedade fazemos uma corrente de união.